Ao fazer estampagem de t-shirts através da técnica serigráfica, normalmente as estamparias utilizam as tintas plastisol - tintas plásticas - por terem boa qualidade e serem mais económicas em relação às tintas à base de água, mas serão estas as mais indicadas para todo o tipo de trabalhos? Hoje vamos ficar a saber neste prós e contras que escrevemos para si.
São poucos os locais em Portugal em que se fazem estampagens com tintas à base de água. Além de serem diferentes das tintas plastisol, são muito mais difíceis de trabalhar (especialmente em sobreposição de cores) e são também mais caras. Num mercado tão concorrencial como o mercado têxtil, regra geral quem tiver os preços mais baixos fica com o negócio, não sendo muitas vezes a qualidade final dos produtos determinante para os clientes.
Tal como o negócio está sempre em evolução, felizmente esta mentalidade tem também vindo a mudar e os clientes procuram cada vez mais um produto de qualidade - mesmo que para isso tenham de pagar um pouco mais. É por isso que lançámos recentemente a serigrafia premium, com tintas à base de água.
.
Neste guia vamos comparar a serigrafia "normal" à serigrafia com tintas à base de água. Vamos demonstrar que só por ser diferente ou mais cara, a serigrafia à base de água não é necessariamente melhor e é preciso ter alguma atenção para não esbanjar dinheiro num produto que em nada irá beneficiar o resultado final.
..
TINTAS PLASTISOL
Vantagens: Maiores garantias que a cor de impressão fica exactamente como tinha sido pedida (são utilizados os guias pantone), mais resistente e durável, existe a capacidade de sobrepor cores sem perda de qualidade, mais barato;
.
Desvantagens: Deixa uma pequena saliência na zona da estampagem, tornando-se em alguns casos um pouco desconfortável, pode partir com o tempo, não é aconselhável estampar sobre as costuras pois cria um "coágulo" de tinta, não é ecologicamente aconselhado.
.
.
TINTAS À BASE DE ÁGUA (Serigrafia Premium)
Vantagens: Não deixa qualquer marca de tinta na t-shirt, ficando a estampagem praticamente como se já viesse de origem na t-shirt e muito confortável. O impacto ambiental é pouco ou nenhum e poderá ser utilizada por cima de costuras já que é uma tinta leve e é "bebida" pelo algodão, entrando dentro da fibra do algodão em vez de ficar assente em cima do mesmo. Óptima para criar imagens antigas ou desgastadas.
.
Desvantagens: Mais cara que a tinta plastisol, mais difícil de trabalhar em fundos escuros e fazer camadas de cores pode ser um problema porque é uma tinta translúcida, não sendo aconselhado para todos os trabalhos. É impossível garantir a fiabilidade da cor final uma vez que não é possível utilizar as cores pantone.
Na verdade não é possível dizer que a tinta plastisol é melhor que a tinta à base de água ou o contrário; a opinião variará de pessoa para pessoa, dependendo de como se olhar para a questão e principalmente de trabalho para trabalho. Aqui pela Maudlin Merchandise utilizamos tintas plastisol por serem fiáveis, fáceis e rápidas de trabalhar. Quando se estampam milhares de t-shirts por dia é muito importante que nos sintamos confiantes no material com que trabalhamos. Utilizamos desde 2013 também as tintas à base de água através do nosso programa de serigrafia premium para aqueles clientes que procuram algo diferente e com um toque imperceptível.
.
.
12 respostas
Good day!This was a really superb topic!
I come from itlay, I was fortunate to come cross your website in baidu
Also I learn much in your topic really thank your very much i will come every day
Em relação as tintas plastisol, se se utilizar cor de tinta branca em cor de textil escuro, irá levar mais que uma camada de tinta e facilmente vai partir .. Quanto mais camadas pior, nas tintas a base de água, poderá perder a cor opaca, no entanto é mais durável.
O transfer serigráfico também facilmente parte, dependendo das situações até o vinil flex pode ser uma boa opção.
Eu trabalho com tinta a base de agua e tenho miuto problema com entupimento de tela. o que faço?
Uso apenas tintas à base de água, por uma questão de consciência ambiental... Precisamente por ter usado Plastisol no início e ter noção de como estas tintas são agressivas para o meio ambiente. As dificuldades ultrapassam-se bem com a experiência e mesmo em termos de conforto as tintas à base de água são bastante melhores, não tenho tido queixas 🙂
sim, uma das evoluções que temos sentido nos clientes e nos seus pedidos é que as t-shirts tenham menos depósito para se tornarem mais confortáveis (principalmente porque temos a serigrafia JUMBO. nesse sentido não há melhor que as tintas à base de água. Claro que trabalhando com estas tintas numa base diária se torna mais fácil de dominar todos os aspectos mas não há como negar que é mais complicado atingir determinados tons ou igualar em alguns pormenores as plastisol.
Joise tenha sempre um borrifado ao seu lado a pois usa a tela,borrife ate a tinta amolece um pouco,depois disso se pode demora um tempo para lava a tela
USA 5 POR CENTO DE GLICERINA QUE JA E
Procure por retardado gel, em casas de produtos serigraficos
Alguem poderia me indicar uma empresa que faz estamparia com tinta a base de agua .
muito orbigada
Pinto tecido a metro no Brasil e estou indo a Portugal para fazer um trabalho , gostaria de uma indicaçao de tinta a base de agua e pigmento.
essa tinta seria uma base transparente e ao colocar pigmentos cria- a a cor desejada ?
Olá, em Portugal qual é a tinta a base de água mais usada, e onde encontra la?