Quanto deve cobrar pelas suas T-Shirts?

Hoje falamos um pouco sobre o preço a que deve colocar à venda as suas t-shirts.

Todos sabemos que criar uma marca de roupa engloba custos iniciais e recorrentes bastantes elevados. É preciso investir em designs (caso não tenha o conhecimento necessário para os fazer), estampagem de t-shirts e outro material têxtil, promoção e publicidade, website, etc etc, o que no fim, contas feitas, dificilmente ficará por menos de 1000€ no primeiro ano.

Por isso mesmo, existe a tentação de colocar as suas peças à venda por um valor algo elevado para que possa recuperar o investimento o mais rapidamente possível.

Mas qual é o preço a que deve colocar as suas t-shirts à venda?

Infelizmente não há um valor certo. Claro que há limites mas dependerá muito do que quiser fazer da sua marca, dos seus recursos e a quem as peças são dirigidas.

Na Maudlin Merchandise aconselhamos um exercício muito simples. Pergunte. Pergunte a amigos e familiares quanto é que estariam dispostos a pagar pelas suas peças.

Também pode pesquisar a concorrência (decerto pesquisou a sua concorrência quando decidiu montar a sua empresa, correcto?) e ver quanto é que eles cobram pelas t-shirts deles. Quando falamos em concorrência não falamos nas marcas que já estão implantadas no mercado e com anos de experiência e quota de mercado. Falamos sim nas chamadas startups, pequenas marcas de roupa que também estão a iniciar actividade e que provavelmente serão a sua concorrência directa enquanto não tiver clientes fidelizados e a sua empresa não cresça.

preço

Também terá de fazer muito bem as suas contas (mas esta parte nem é preciso dizer, de certeza que já o fez!) para ter uma ideia concreta de quanto lhe custou fazer cada peça que tem para venda. E quando falamos em custos, não falamos apenas nas t-shirts personalizadas. Falamos sim de todos os custos que já teve até ao momento, incluindo legalização e registo da marca (sim, é importante registar a marca!).

Uma ideia interessante seria possivelmente somar tudo e dividir pelo número de t-shirts que fez. Isto dar-lhe-á um valor aproximado do custo por unidade, embora não se deva reger exclusivamente por este valor, já que alguns valores investidos serão abatidos a longo prazo.

Por um lado temos os custos de design e produção das t-shirts, a mensalidade do servidor (para alojar o seu website). Estes são os custos que deverão ser considerados a 100% para o custo da produção que tem actualmente para vender.

Por outro lado temos os custos da legalização da empresa, publicidade, domínio do seu site, que são custos que poderão ser abatidos a longo prazo. Estes custos poderão ser considerados por um valor a rondar os 20/25% para a actual colecção, já que poderão ser abatidos também com colecções posteriores.

.

Para dizer a verdade não há nenhuma fórmula mágica para saber que preço dar à sua colecção. O valor deverá depender muito de quem é o seu público alvo e de quão rápido quererá recuperar o investimento.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos