Quando utilizar a serigrafia - Um guia pratico

FAZEMOS TRABALHO DE IMPRESSÃO EM SERIGRAFIA. CONSULTE AQUI

 

A serigrafia é o tipo de impressão têxtil existente no mercado que maior qualidade e durabilidade apresenta e é a nossa forma de impressão favorita.

Se deseja estampar t-shirts ou outros têxteis com uma qualidade superior, a questão de que método utilizar nem se coloca porque nove vezes em cada dez a serigrafia é a escolha acertada. No entanto nem tudo é simples porque também é uma forma de estampagem têxtil com bastantes limites e regras que por vezes acabam por impedir ou limitar o seu uso.

.

Se é designer, há alguns factores a ter em conta; apesar da elevada qualidade da impressão (tanto visualmente como ao toque) e da impressionante durabilidade das peças (estaremos a falar de vários anos com utilização regular desde que com cuidados na lavagem), a preparação dos ficheiros para imprimir é também provavelmente a mais complicada e com mais regras/limitações de todas as opções de impressão.

.

Eis algumas das especificações necessárias para os ficheiros a estampar:
- cores solidas > todas as cores da imagem terão de ser solidas; isto significa que cada tom conta como uma cor (e é taxado exactamente como tal).

Imaginemos um desenho a preto e branco feito à mão (com recurso a lápis); apesar de lhe chamarmos preto e branco, a verdade é que temos centenas, senão milhares de tons diferentes de cinzas, dependendo da força com que pressionarmos o lápis; para que o possamos utilizar em serigrafia (a uma cor) temos varias hipóteses. Podemos editar a imagem de forma a que todos estes tons desapareçam e fique só um bloco preto, uma única cor (o que por vezes pode desvirtuar totalmente uma imagem) ou então utilizamos uma técnica que aqui gostamos muito chamada "halftones" (veja este link para saber mais).

.

- Vectores > é sempre necessário converter as imagens em vectores (há quem lhe chame converter em linhas); isto é um processo complicado, que por vezes demora consideráveis quantidades de tempo e utiliza bastantes recursos. De qualquer forma, regra geral nós oferecemos este serviço em grande parte das encomendas (dependendo da dificuldade da vectorização);

.

.

GUIA PRÁTICO

Temos duas imagens, uma que pode ser utilizada numa produção de serigrafia e outra que não pode. Depois do que leu até aqui, sabe dizer-nos qual não se encontra optimizada para estampar em t-shirts? Tem razão, a da esquerda não pode ser estampada! Porquê? As cores não são sólidas (existem variações de tom no desenho).

Um outro problema da serigrafia centra-se na dificuldade de aplicar a técnica, na utilização de recursos e no tempo que demora uma produção.
Na verdade, o que demora menos tempo é a produção em si, ao contrário da pre-produção, que é bastante demorada. A diferença entre estampar 20 ou 2000 t-shirts é de apenas algumas horas, o trabalho que demora mais tempo é todo feito anteriormente. A estampagem das suas peças é apenas mais um passo no meio de muitos que têm de ser dados numa produção.

.

 

O QUE ESPERAR DAS SUAS T-SHIRTS

Ao fazer produções serigráficas deverá esperar receber t-shirts de qualidade fenomenal; desde que os seus ficheiros nos cheguem convertidos em vectores e com qualidade, certamente irá ficar satisfeito com o resultado final.

A impressão deverá ser relativamente suave, apesar de se sentir claramente a tinta na t-shirt (caso pretenda um toque ainda mais suave temos sempre a serigrafia premium com tintas à base de água).

.

As suas t-shirts seguirão dobradas e divididas por tamanho dentro de uma das nossas caixas; em situações extremamente raras, o tampo da máquina serigráfica pode deixar uma pequena marca rectangular nas t-shirts (sairá por completo após a primeira lavagem ou passagem a ferro)

.

.

CUIDADOS A TER

Na verdade não precisa de ter grandes cuidados com as suas t-shirts; basta seguir as normas habituais com que lava qualquer outra peça de roupa. Para mais informações verifique as informações que constam das etiquetas da t-shirt.

.

.

BÓNUS

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

5 respostas

  1. Olá, quando falas em vectorização de imagens, falas no tipo de ficheiro em que é gravada a imagem? Se assim é, preferes que se utilize um programa alternativo ao photoshop ou pode ser feito em photoshop e depois vocês convertem?

  2. Eu não percebo a parte do vector.....
    .....sei que há trabalhos criados em Photoshop que são impressos em serigrafia, tendo sido anteriormente à impressão realizada a selecção de cores.. separando essa selecção em layers e colocando cada uma delas a preto para a realização dos fotolitos.

    Estranho vocês dizerem que é preciso estar em vector :/

  3. Para garantirmos um melhor trabalho, é importante. Muitos clientes querem uma impressão grande (digamos A3) e depois enviam imagens em tamanho A5 ou A6. Quando isto acontece de forma repetida, começamos a standardizar o processo e pedir todas as imagens em vectores. É unicamente para nos facilitar o trabalho e poder garantir a qualidade do resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos