O que é a serigrafia e como funciona?

Hoje temos uma nova experiência para todos os que seguem o nosso blog. Apresentamos o primeiro de uma série de vídeos sobre os nossos métodos de personalização, nomeadamente a serigrafia.

Hoje respondemos a algumas das perguntas mais frequentes sobre a serigrafia e o seu funcionamento.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Olá amigos, o meu nome é Jorge Vieira e estou aqui hoje para vos falar sobre a impressão têxtil.

Vamos falar um pouco sobre a serigrafia, como funciona, se é durável, em que situações é que a devemos usar.

Vamos falar aqui um pouco por tópicos, por pontos.

Qu tipo de imagem podemos usar para serigrafia? Podemos usar todas as imagens?

A resposta não é simples mas vamos tentar esclarecer um pouco. A serigrafia é um tipo de impressão fantástica e é um dos que mais gostamos de trabalhar mas não é muito versátil.

A serigrafia nasceu séculos antes de eu nascer ou qualquer um de vocês ter nascido. É muito anterior aos computadores o que significa que é algo extremamente analógico. Para mim, uma excelente comparação da serigrafia será como pintar uma parede. Ao pintar uma parede temos um rolo em que metemos tinta e passamos. A serigrafia é essencialmente a mesma coisa no sentido em que temos quadros em que colocamos tinta e passa um rodo por cima, passando a tinta para baixo, assentando na t-shirt.

Isto significa que a serigrafia só permite fazer imagens sólidas a 1, 2, 3, 4, 5 cores ou as que quisermos, dependendo do tamanho da máquina.

No século XXI já muita gente quer fazer sombras, degrades e ilustrações com muitas cores, o que não é indicado para a serigrafia. Nós temos muitos clientes a dizer-nos que quero uma reprodução fotográfica mas em serigrafia. E porquê? "Porque é o que tem mais qualidade". Nada contra, é um facto, mas nem sempre é possível.

Tenho aqui alguns exemplos de serigrafia.

Temos aqui uma serigrafia a 2 cores. É um trabalho simples.

E o que podemos retirar daqui? O que é branco é branco, o que é preto é preto. Cada cor é uma cor, cada tom é um tom. Se a imagem tem uma cor ou um tom diferente, é considerado uma cor diferente.

Tal como numa parede não conseguem fazer tons de cinza e passar um preto para cinzento e branco ou um amarelo para laranja, aqui é a mesma coisa. Simples.

E quando queremos mais de uma cor? Neste caso temos um trabalho com 3 cores. Branco, rosa e rosa escuro. Este é o limite da serigrafia, em que brincamos com alguns tons e podemos simular alguns tons, mas a serigrafia é exactamente isto, é uma simulação.

E em termos de qualidade de impressão? A serigrafia bate qualquer outro método de impressão aos pontos. A serigrafia tem uma durabilidade gigantesca. Quando vão a uma loja comprar roupa, maior parte das vezes são em serigrafia. Isto porque podem lavar a peça dezenas de vezes, sempre sem perder qualidade.

Nós dizemos em tom de brincadeira que em serigrafia mais depressa desaparece a t-shirt do que a impressão. Em alguns casos é mesmo um facto, dependendo da t-shirt. Quando querem preço, mesmo barato e se vai para t-shirts promocionais, ela dura menos que a impressão.

Em termos de toque e aspecto a serigrafia é bastante interessante. Nós podemos dividir o toque em duas situações; fundos claros e fundos escuros.

Em fundos claros mal se sente. Isto porque só damos uma camada de tinta. Se temos uma t-shirt branca só imprimimos o amarelo ou o preto ou qual for a tinta. A tinta vem directamente para a t-shirt.

Já quando falamos em fundos escuros, o que acontece? Para dar um determinado tom, por baixo leva branco. Por baixo de qualquer cor de impressão, vamos ter sempre branco para conseguirmos garantir o tom, caso contrário a tinta ficaria translúcida e não conseguiríamos atingir o tom que queremos. Isto é transversal a toda a indústria, é mesmo uma necessidade.

Primeiro imprimimos toda a imagem a branco e só depois leva a cama com a cor final. Ora, quando nós temos duas camadas de tinta, é natural que o toque seja diferente. Temos uma camada espessa que é o branco e depois temos uma mais fina, que é a cor final. Isto faz com que a t-shirt ganhe algum toque.

.

.

.

Esperamos que gostem desta nova técnica de comunicação que hoje apresentamos. Se tiverem alguma pergunta, não hesitem, teremos todo o gosto em responder nos próximos videoblogs.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos