Este artigo vem no seguimento de um e-mail que recebi há algumas semanas; resumidamente, o e-mail falava sobre um senhor que tinha muito jeito para fazer hambúrgueres; toda a família e amigos gostavam dos cozinhados dele e por isso decidiu abrir uma roulotte de fazer hambúrgueres.
No início estava lento mas foi ganhando clientela e em alguns meses já estava a gerar lucro; tudo corria bem até o filho - licenciado em gestão - ir a casa e ver as contas do negócio; disse ao pai para cortar na mistura dos hambúrgueres e para os fazer um pouco mais pequenos porque assim ia ganhar mais dinheiro; como o filho era diplomado na área, o pai fez o que lhe foi aconselhado. Em pouco tempo começou a perder clientela, teve de despedir alguns empregados e acabou por fechar o negócio com bastantes dívidas.
Este artigo porquê? Não é segredo para ninguém que Portugal está num dos piores momentos da História; praticamente na bancarrota, com IVA ao valor mais alto de que me lembro. As razões são várias e não vamos tornar este num artigo político porque decerto haverá muito quem tenha maior competência para isso do que nós aqui.
O essencial é que muita gente neste momento tem medo de arriscar, especialmente pequenos empreendedores com pouco capital, e os poucos que ainda arriscam, muitas vezes tendem a cortar na qualidade das peças para obter maiores lucros ou para não ter de investir tanto capital. Este é o pior passo que poderão tomar e será a forma mais rápida de entrar na bancarrota.
Pense seriamente no que os seus clientes querem; no que você quer! Compraria uma peça de qualidade inferior a algum competidor? Porque é que as pessoas hão-de comprar a si? Possivelmente ainda conseguirá algumas vendas iniciais mas assim que as pessoas virem que a sua marca não oferece nada de novo, o mais certo é mudarem para a concorrência.
.
Lembre-se: Fica MUITO mais barato manter um cliente do que angariar um novo!
Uma resposta
Boa tarde
Queria só agradecer pelo contributo indirecto que este blog deu para a execução de um plano de negócios para uma unidade curricular. Foi de facto muito util e espero que volte a postar porque de facto tenho este blog como uma verdadeira mina.
Cumps