A dificuldade da logística nos têxteis promocionais

Os últimos anos têm sido de grandes mudanças em todas as áreas. O sector dos têxteis promocionais não é excepção.

Algo que toda a gente já percebeu é na necessidade dos clientes em obter os seus artigos o mais rapidamente possível. Estamos na fase do "just in time", ou das entregas urgentes. Toda a gente deixa as compras para o último dia e de repente deixa de haver margem de manobra. A logística é um pesadelo.

.

Curiosamente, vemos os clientes a seguir numa direção e as marcas a seguir para outra. Nós, no meio, ficamos com muito poucas opções.

.

Não percebes do que estou a falar? Eu explico:

  • Nos últimos 2 anos a Sol's deixou de ter armazém em Portugal para começar a enviar de Espanha a maioria dos seus produtos;
  • A Kariban - uma das marcas que mais vendemos - deixou de ter também stock em Portugal para enviar de França todos os seus produtos;
  • A B&C deixou de ter tanto stock nos distribuidores portugueses e houve alguns até que deixaram de ter todas as referências;
  • Em 2020 a Mukua (marca portuguesa) foi vendida a uma empresa Espanhola e mantém em Portugal apenas uma pequena fração dos seus produtos.

.

Em mais de 20 marcas que representamos, em 2020 só 4 têm armazém ou distribuidores com stock em Portugal. Quando há 3 anos tínhamos mais de 70% dos nossos artigos disponíveis em 24 horas, hoje esta percentagem reduziu para menos de 20% (e disponibilizamos muito mais artigos destes fornecedores).

Mukua e Velilla juntos numa feira

.

Ou seja, vemos os clientes a pedir entregas urgentes ao mesmo tempo que vemos as marcas a demorar mais tempo a fazer entregas.

.

Juntemos isso à crescente dificuldade com os transportes. Nos últimos anos vimos empresas como a MRW, GLS, Envialia, Urbanos e SEUR desaparecerem ou serem absorvidas e a logística torna-se praticamente impossível.

logística

Hoje temos no mercado menos players nos transportes, todos eles sobrecarregados (porque há cada vez mais encomendas na rua) e com cada vez mais incidências nos envios. Basta uma pesquisa no Google para constatar esta realidade

.

É uma mistura explosiva! Tudo demora mais tempo a chegar ao seu destino quando a necessidade por entregas rápidas aumenta.

.

Qual a solução para este problema? Não sabemos.

Procuramos aconselhar os nossos clientes a utilizar marcas como a TH Clothes por ser a única marca portuguesa a ter armazém em Portugal ou a Kariban que, apesar da distância geográfica, conseguem efetuar entregas com rapidez.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos