Uma coisa fantastica chamada halftones

Halftones ou meios tons é um termo ainda relativamente desconhecido para muitos, incluindo designers. Em impressão de t-shirts é algo simplesmente maravilhoso e que pode fazer baixar o preço de uma estampagem consideravelmente se esta for feita em serigrafia.

Como já explicámos anteriormente neste post, em estampagem de t-shirts por serigrafia não pode haver qualquer tipo de sombra ou mudança de tom na imagem; as cores da imagem têm de ser 100% sólidas (que é como quem diz, não podem ter variações de tom) e qualquer alteração, por mais pequena que seja, é taxada como uma nova cor, o que faz subir consideravelmente o custo das estampagens. Por isso mesmo, imagens desenhadas à mão ou em escalas de cinza são sempre um desafio muito grande.

Na Maudlin temos uma forma muito simples de resolver esta questão; halftones.

.

O que são halftones?

De forma muito simples, halftone ou meio-tom consiste em criar milhares de pontinhos pretos de tamanhos diferentes que, a uma certa distância, ganham a forma de uma imagem com várias tonalidades.

Poderá ver um exemplo perfeito do que são halftones na imagem que lhe apresentamos abaixo.

.

.

À esquerda tem a imagem já convertida para halftones em que a vemos a uma certa distância. Parece uma imagem perfeitamente normal, correcto? Preto nas letras e vários tons de cinza nas asas. Se visualizar a imagem com maior detalhe (à direita), verá que se trata apenas de milhares de pontos pretos com tamanhos diferentes e dispersos de forma diferente.

Através deste sistema temos condições de fazer qualquer imagem com vários tons - que à primeira vista pareceria cara de se estampar - apenas a uma cor, a preços baixos.

.

Há coisas fantásticas, não há?

.

AMOSTRAS

.

Caro cliente, verifique alguns trabalhos que temos feito utilizando esta técnica.

.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

4 respostas

  1. Olá! Gostaria de saber como é que se reproduz halftones com este tipo de qualidade. É possível preparar isso em vector? A ilustração sobre Fernando Pessoa foi reproduzida com quantas cores?

  2. Olá Raquel, é muito difícil (embora possível) preparar halftones em vectores; são tantos (e tantos!) pontos que se torna uma tarefa herculeana. Depois é preciso mais do que converter em halftones, é preciso conhecer a espessura do quadro onde a impressão vai ser feita. Nós aconselhamos sempre aos nossos clientes que preparem a imagem o máximo possível mas que deixem os halftones para nós, nós ajustamos o necessário para que fique com a melhor qualidade na hora de estampar.
    A ilustração de Fernando Pessoa tem 2 cores (castanho e salmão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos