Estampagem em Embossing e Alternativas

Nos últimos anos a impressão de alto relevo por embossing tornou-se altamente atrativa e interessante para muitas marcas de roupa conseguirem oferecer algo diferente.

.

Encontramos a mesma lógica de sempre no mercado. Uma grande marca de roupa apresenta roupa personalizada com embossing e as pequenas marcas querem fazer igual.

.

Nada de errado nisto, bem pelo contrário. Hoje em dia é difícil ser-se inovador em personalização de roupa, sabemo-lo bem.

.

Mas o que é o embossing?

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é embossing.jpg
T-Shirt Personalizada com Embossing

.

O embossing não é estampagem de roupa; é sim uma aplicação que é muito usada no ramo automóvel e que há alguns anos foi "transferida" para o setor da estamparia.

O embossing é uma elevação de uma área específica da t-shirt ou peça de roupa através de um molde e de aplicação de calor.

A elevada pressão aliada a uma temperatura elevada vai moldar o algodão de forma semi permanente para permitir o efeito apresentado na foto acima.

.

Fantástico, não? Qual o problema, então?

O problema tem a ver com escala, o que na verdade é sempre o grande problema de personalização têxtil. Uma grande marca de roupa consegue atingir determinado resultado porque tem escala, vende muito. Com isso consegue pegar num investimento inicial de largas centenas ou milhares de euros e diluí-lo em dezenas ou centenas de milhares de peças de roupa, tornando-o insignificante.

.

Uma pequena marca de roupa já não tem essa opção. E na verdade é disto que falamos. O embossing - impressão por alto relevo - tem um investimento inicial extremamente elevado.

.

A produção do molde é extremamente caro. Falamos de quilos de metal, de trabalho de horas em máquina CNC e de diversos testes. Isto custa facilmente largas centenas de euros, por vezes milhares.

Logo à partida, sem uma única peça personalizada, já investimos 1000€ (ou mais) euros. Depois disso há toda uma logística e outros custos na personalização e na maquinaria necessária para aplicar o molde. É fácil perceber que se quisermos estampar t-shirts, possivelmente teremos de optar por outras alternativas.

.

Que alternativas existem?

Felizmente há opções muito mais económicas no mercado, tanto em serigrafia como em flex / vinil.

.

Podemos facilmente utilizar tintas de relevo em serigrafia com custos extremamente reduzidos (apenas um acréscimo de 10% às nossas tabelas de serigrafia) e com mínimo de 24 peças. Estas tintas reagem com o calor, expandindo à medida que passam na estufa.

Alta densidade em serigrafia

O resultado é igual? Não. Mas é mais permanente e custa uma pequeníssima fração do embossing.

.

Também em flex de corte temos esta opção, caso pretenda quantidades ainda mais reduzidas.

Alto Relevo em flex de impressão e corte

.

Neste caso iniciamos logo com uma película com alguns milimetros que posteriormente é cortada e é aplicada em t-shirts ou outra roupa personalizada.

.

Em ambos os casos precisamos realmente fazer aplicações na roupa, não ficando com o efeito exato do embossing, mas os seus custos passam dos milhares para dezenas ou centenas de euros. Poderá justificar 🙂

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos