À procura de durabilidade e qualidade em estampagens? Serigrafia é a resposta!

O Marketing é importante para a tua marca de roupa

Vamos serigrafar?

À procura de durabilidade e qualidade em estampagens? Serigrafia é a resposta!

Na Maudlin Merchandise adoramos “serigrafar”, que é como quem diz, estampagem através de técnicas serigráficas. E serigrafamos muito bem!

Quer seja através de serigrafia com cores diretas ou de transfere serigráfico, temos capacidade para produzir excelente trabalhos, e em grandes quantidades. 

Para lhe explicar em traços largos o que é a serigrafia e porque gostamos tanto de “serigrafar”, vamos explicar um pouco do que fazemos, como fazemos e da história da serigrafia (um bocadinho só para perceber o contexto).

A serigrafia é a forma de impressão têxtil mais utilizada e apreciada no mercado devido à sua qualidade e a sua durabilidade. Na Maudlin Merchandise aconselhamos sempre a a serigrafia para clientes que procuram fazer uma quantidade significativa de peças com cores sólidas e que apreciam, acima de tudo, a qualidade.

Imprimimos qualidade a todos os nossos trabalhos, mas este é sem dúvida o mais durável, em virtude do seu processo, mas nada como ver para ter a certeza do que estamos a falar, certo?

.

.

A serigrafar com qualidade desde 2006!

A impressão em serigrafia é um processo de impressão muito usado em estampagem, que consiste fundamentalmente na transferência de tinta através de uma malha esticada num quadro, em que é passada tinta para a estampa, para as áreas que não têm imagem.

Esta técnica é uma das técnicas mais antigas que existem, está muito documentada e muito fundamentada. Como é adorada pelos nossos clientes, já criámos um culto grande e profissionalizámos os nossos serviços a este nível.

.

A palavra serigrafia vem do latim “sericum” (seda) e da palavra grega “graphé” (ação de desenhar ou escrever). O objetivo da serigrafia consiste na transferência de uma imagem para um determinado objeto através de uma malha, designada como tela.

É possível “serigrafar” em vários tipos de materiais (por exemplo: em papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.). É possível “serigrafar” em superfícies também (sejam elas cilíndricas, irregulares, claras, escuras, opacas, brilhantes, etc.). É possível serigrafar de muitas formas e feitios. E como gostamos de imprimir variedade e possibilidades aos nossos trabalhos, adoramos este método.

Serigrafar bem é de facto uma arte em si mesmo. E se somos bons nessa arte.

.

Como serigrafamos com qualidade?

A serigrafia é um tipo de impressão que não é complexo e tem muito bons resultados se for bem feita. Não se usa muito material para uma serigrafia.

.

O que usamos nas nossas serigrafias:

  1. Uma malha ou uma tela com a imagem reproduzida;
  1. Uma moldura para esticar a malha;
  1. Uma espátula para espalhar a tinta;
  1. A tinta para serigrafia;
  1. O suporte de impressão;
  1. O sistema de secagem.

.

Há vários tipos de serigrafia. Quer saber quais?

Vamos começar pela serigrafia manual:

Este tipo de serigrafia é o mais comum e também mais utilizado. É feito por uma pessoa (sim, só uma), e funciona da seguinte forma:

  1. Colocamos a peça a estampar numa base especial;
  1. Limpamos a mala ou tela que vai estar em contacto com o produto, para evitar rugas;
  1. Aplicamos e espalhamos a tinta na malha com a ajuda de uma espátula;
  1. Fazemos pressão para garantir que a tinta atravessa totalmente a malha;
  1. Passamos a espátula novamente para remover o excesso de tinta;
  1. A estampagem fica então pronta - deixamos secar ou usamos uma máquina de secagem especial.

.

Passamos agora à serigrafia automática:

Esta técnica precisa de um técnico ou operador e uma máquina para poder realizar processo. 

Passamos agora ao processo:

  1. A peça a estampar é colocada na base da máquina;
  1. A máquina baixa automaticamente a tela e realiza a estampagem;
  1. O produto é deixado para secar e rapidamente tem o seu produto terminado.

.

O que dizemos na Maudlin Merchandise sobre serigrafia e porque gostamos tanto do nosso trabalho?

Por cá gostamos da simplicidade e da beleza da serigrafia. A serigrafia é de facto o método de estampagem que maior qualidade e durabilidade apresenta. No mercado não vai encontrar nenhum outro método que consiga bater este método de impressão quer em definição de imagem como em durabilidade de lavagens.

No entanto não podemos dizer que queremos todos os trabalhos em serigrafia. Ponto assente, a serigrafia não serve para todos os trabalhos de estampagem têxtil. É um método de produção com elevada complexidade e caro, com várias condicionantes importantes.

Se é designer, deve ter em consideração alguns fatores: apesar da grande qualidade da impressão (tanto visualmente como ao toque) e da impressionante durabilidade das peças (estamos a falar de vários anos de utilização regular desde que com os cuidados naturais na lavagem), a preparação dos ficheiros para imprimir é também provavelmente a mais complexa e rigorosa e com mais regras | limitações do que as opções normais de impressão.

.

Porque gostamos mesmo de serigrafar, somos seus conselheiros!

Se quiser fazer um bom trabalho de serigrafia, nós trabalhamos bem em equipa e por isso trataremos de o/a orientar para ter um resultado final que nos orgulhe e de que se orgulhe também.

Venha fazer equipa connosco nos seus trabalhos especiais.

.

Deixamos então as perguntas e questões frequentes para o final.

Perguntam-nos muito qual é o mínimo de produção para trabalhos de serigrafia?

Excecionalmente, a serigrafia tem mínimos de produção de 24 peças por imagem. Isto acontece porque grande parte do trabalho deste método de personalização acontece ANTES de qualquer peça de roupa ser produzida. Imprimir é quase uma formalidade, na preparação é que está o trabalho. Preparar e imprimir ficheiros, preparar quadros, alinhar a máquina, misturar tintas, fazer testes, etc. tudo isso demora por vezes horas. 

Caso procure, por exemplo, trabalhos com quantidades mais baixas, aconselhamos a impressão direta que tem um acabamento quase igual.

Os custos da serigrafia baixam consideravelmente com o número de peças que comprar e ficam particularmente apelativos a partir das 50 peças (embora já consigamos preços muito competitivos em quantidades abaixo).

.

Também nos perguntam muitas vezes, quando é que devem utilizar a serigrafia?

Há muitos mitos relacionados com esta questão. Geralmente as pessoas pensam "se quero uma t-shirt com qualidade, tem de ser em serigrafia". Não! É um excelente método claro, mas há outros bons também! A serigrafia tem muita qualidade, mas não é o único método com qualidade. Nem tudo pode ser feito em serigrafia.

Na verdade, a serigrafia tem muitas especificidades. Por exemplo: as cores das impressões têm de ser sólidas (sem sombras, não podem ser fotografias); tem de ter no máximo 6 cores e mesmo aí já é "esticar a corda" em termos de valores (a serigrafia é taxada por cor) e as quantidades médias e altas de impressão (não pode ser feita para aquela t-shirt de teste).

.

Uma das perguntas mais frequentes é quais os custos de trabalhar em serigrafia?

Esta questão tem influência em vários fatores: para podermos orçamentar com rigor e devidamente, precisamos saber a quantidade das peças e a cor também; precisamos de saber também o número de impressões e número de cores das mesmas. Só assim podemos fazer um orçamento enquadrado.

Ficou devidamente esclarecido/a sobre como podemos serigrafar bem para si e o quão entendidos somos na matéria? Ótimo!

.

O próximo passo é solicitar o seu orçamento! Vamos trabalhar em conjunto?

.

.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos