Os bordados são um método de personalização de roupa relativamente poluente.
Apesar de não terem muitos componentes e não haver um desperdício muito grande, o desperdício que há - entretela - não é reciclável.
A linha com que fazemos os bordados é feita de poliéster e é reciclável, mas tem um desperdício muito pequeno, se algum. Onde não é ecológico é na própria criação da linha já que as linhas são criadas através de poliéster.
Mas o maior problema encontra-se na entretela. Sendo feito de uma mistura de tecidos, não foi encontrado até ao dia de hoje nem uma solução ecológica nem uma solução de reciclagem. Os excessos são considerados lixo comum.
.
Embora não consigamos fazer nada em relação à entretela (e acredite que já tentámos muitas vezes), conseguimos minimizar a poluição criada na nossa atividade através das linhas de bordar. Através dos nossos parceiros, temos agora a cesso a linhas de bordar recicladas.
.
As linhas Polyneon Green são fabricadas com garrafas recicladas (PET). O processo de reciclagem dá aos resíduos pós consumo uma segunda vida em cores brilhantes. Ao reutilizar materiais existentes, não são criados novos resíduos e são poupados recursos não renováveis.
.
Qual o processo?
- Pegamos em garrafas de Plástico recicladas
- É feita a transformação desse poliéster em flocos
- A partir dos flocos, é de novo efetuada a transformação em fichas (pellets)
- Finalmente, as fichas são aquecidas e transformadas em fio
.
Tendo o fio pronto, temos nova linha de bordar reciclada.
.
Sabia que demora até 450 anos para que uma garrafa de plástico se desintegre, mas nunca desaparece verdadeiramente?
A reciclagem e reutilização têm-se tornado vitais. Todos podem desempenhar o seu papel na solução e aqui, na Maudlin Merchandise, temos feito o caminho para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis, sendo este mais um pequeno passo nesta longa jornada.
.
Esta linha encontra-se, de momento, em fase de testes, não sendo ainda utilizada de forma padrão em todas as encomendas.
Se pretender ter o seu trabalho produzido com linhas ecológicas, não deixe de falar com o seu comercial.