Hoje em dia é extremamente fácil e barato mandar fazer t-shirts personalizadas. Mas fazer t-shirts é só uma pequeníssima parte do trabalho. O real trabalho começa quando as queremos vender.
Não será segredo para ninguém que há imensa concorrência no mercado nacional - e internacional. Fazer uma t-shirt só porque sim pode ser interessante e permitir vender algumas dezenas de unidades, mas se quisermos mesmo fazer disso um negócio, é essencial ter alguns cuidados.
.
Eis algumas informações básicas sobre os cuidados a ter:
.
.
Qualidade
Este ponto não é segredo nenhum para ninguém. Não é válido apenas para t-shirts mas para tudo na vida. A qualidade não é barata e quem disser o contrário, bem, só pode estar enganado.
Pode ser tentador poupar alguns cêntimos em cada t-shirt, mas ao mesmo tempo pode estragar a sua marca. Ninguém gosta de uma t-shirt que à primeira lavagem vai alargar ou desfazer-se. Por vezes é essa a diferença entre uma t-shirt promocional e uma boa t-shirt. Financeiramente gastar mais 10 ou 20 cêntimos pode valer uma marca.
.
Designs originais e de qualidade
Este é um ponto essencial e é provavelmente o que mais é desvalorizado pelos clientes. Um bom design é caro, é um facto, mas faz toda a diferença na altura de vender as t-shirts.
Se não tem jeito para o design, faça um favor a si mesmo e não vá buscar imagens à internet. Além de terem direitos de autor, não são originais e, em muitos casos, apenas estragará a identidade da sua marca.
Invista na marca, valerá a pena.
.
Detalhe
Muitas vezes a diferença entre um amador e um profissional é a atenção ao detalhe. Estude todos os detalhes do negócio. Aprenda todos os pormenores e todos os passos que terá de dar quando lançar a sua marca de roupa.
Nada é pior do que ter um excelente design numa t-shirt barata. Ou o contrário, porque não?
.
Considera o teu público alvo
Não tente ser aquilo que não é. Não tente vender o que gosta a um público alvo com quem não se identifique. Esta parte é muito simples. Pense no que gosta, pense no seu grupo de amigos e se gostam do mesmo. Gosta de rock? Crie merchandise virado para um público que goste do mesmo. Não tente vender a amantes de fado, não é a sua praia.
Esta informação é válida para tudo, desde o corte da t-shirt (fãs de punk gostam de t-shirts justas, fãs de hip hop apreciam t-shirts extremamente largas), até à imagem e tipo de impressão.
.
Serviços Extra
Já lá vai o tempo em que bastava fazer uma t-shirt e ela vendia-se sozinha. Já lá vão precisamente... 20 anos. Hoje é muito mais fácil e barato criar algo de raiz. Não nos podemos esquecer que a concorrência hoje é enorme. Com a facilidade de acesso a estes serviços, qualquer pessoa pode fazer 25 t-shirts e concorrer consigo.
.
Um passo essencial será distinguir-se da concorrência. Complete as suas t-shirts com etiquetas personalizadas, não se esqueça do embalamento. Porque não utilizar tinta dourada?
Todo e qualquer toque extra será importante para o diferenciar de todos os outros.
.
.