What is sublimation and how does it work? (Video)

TRANSCRIÇÃO

Olá amigos.

Quem tem acompanhado os nossos vídeos viu certamente um vídeo que eu fiz sobre estas t-shirts, são t-shirts de sublimação, são t-shirts 100% poliéster e eu referi que isto poderá vir a  ser o futuro do têxtil promocional, com muito desgosto meu, mas nada disto é certo, são conjunturas, simplesmente eu estou a falar daquilo que eu tenho visto, este ano 2017 eu diria que triplicámos, quadruplicamos a nossa oferta de têxtil sublimáveis porque realmente as marcas estão a colocar nos catálogos áreas específicas para a sublimação, que é uma coisa que nos últimos 10 anos, 11 anos de Maudlin Merchandise, e já lá vão quase 11 anos, ainda não se tinha visto e de repente todas as marcas, e quando eu digo todas falo da TH Clothes, falo da B&C que são estas, falo da Roly e da JHK, da Kariban penso que já tem algumas coisas de sublimação, falo da Nath que esta marca é praticamente tudo poliéster para sublimação, a marca inteira e vão ver mais informações sobre a marca aqui ou aqui, depois vê-se. E já perdi o meu raciocínio, mas o que eu quero falar é mesmo sobre a sublimação.

 

Ora, a sublimação é uma coisa interessante, é interessante, tem problemas, tem vantagens, tem um pouco de tudo como todos os outros processos de personalização. Desvantagem nº1: só se pode fazer sublimação em peças brancas, ou seja, vamos estar a pegar um bocadinho na impressão directa em fundos claros e vamos passar isso para sublimação, vamos a passar em vez de usar peças algodão vamos usar peças poliéster, de resto poucas diferenças há.

 

Ora, financeiramente em termos de qualidade, em termos do que é agradável de vestir, a impressão directa e o algodão estão aqui um passo gigante acima da sublimação, ao dia de hoje, não sabemos como é o dia de amanhã.

 

Por enquanto, diferenças entre impressão directa e sublimação há uma grande, muito muito grande, a sublimação, aliás duas, a sublimação permite impressões com mais vibracidade de cores, cores muito mais vivas do que a impressão directa; a segunda a partir do momento que uma imagem entra dentro desta t-shirt ela nunca mais sai, podemos lava-la 50.000 vezes e a imagem vai ficar aqui, não vai perder qualidade, porquê? porque estas t-shirts têm problemas, vamos dizer que é um problema que foi tornado numa vantagem, ela não aguenta temperaturas altas, ao não aguentar temperaturas altas o que aqui vier estampado vai colar, vai ficar, ou seja, há um processo químico gigantesco e super complicado que acontece com a temperatura, em que o papel da sublimação transfere completamente para a t-shirt e fica mesmo gravado na fibra, ou seja, vai ficar aqui para o resto da vida, isso é uma vantagem enorme em relação à impressão directa, a outra é realmente as cores ficam mais vivas.

 

Eu falei ainda agora em papel, o papel depois sai, ou seja, não fica aqui com toque nenhum, não se sente a impressão, exactamente como na impressão directa e não se sente a impressão. Desvantagem, isto tem de ser feito numa t-shirt branca, se for numa t-shirt verde, amarela, preta, ou o que for não funciona, vai ser um bocadinho como a impressão directa, em que a impressão, a imagem vai-se misturar ali na cor da peça e no fim as cores morrem, se for em peças pretas então simplesmente não aparece nada, nem vale a pena. Ou seja, sublimação sempre, única e exclusivamente, peças brancas, nada mais e é por isso que vamos aqui muita coisa branco, depois tem outro problema, isto é transparente, eu praticamente consigo ver a câmara e vocês praticamente, ou com outro tipo de luz podem ver a minha cara aqui entre, aliás aqui vê-se, as peças são muito finas, parasse poder  fazer sublimação as peças têm de ser finas. Eu pessoalmente não gosto muito disto, acredito que muitas meninas, principalmente, também não vão gostar mas a partir do momento em que se coloca a imagem, pronto, a transparência desaparece, no entanto, desaparece só no sitio onde a impressão é feita.

 

E pronto, sobre a sublimação é tudo. Vão acompanhando os nossos vídeos, vamos actualizando isto, ok?

Obrigado, até à próxima.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Garment Decoration

We are available to help you create your clothing brand or personalized merchandise with your own logos.

We work for companies and private individuals with no production minimums.

Recent Posts
Follow us