Algodão vs Poliéster - Que tipo de t-shirts escolher?

Se segue o nosso trabalho e conhece as peças com que trabalhamos, reparará que, provavelmente 95% de todo o material que vendemos é 100% algodão e quando temos algum pedido de material que não tenha essa composição, tentamos a todo o custo que o cliente altere a referência. Este pedido da nossa parte é recebido muitas vezes com a pergunta "porquê". É isso mesmo que agora vimos responder.

.

Não há só uma resposta correcta, na verdade existem várias razões para que tal aconteça e vamos aqui expor algumas.

Antes de mais, é necessário perceber que tipo de peça utiliza mais frequentemente o poliéster. Estaremos grande parte das vezes a falar de sweatshirts e peças técnicas, respiráveis.

.

O poliéster encolhe

Este é o grande problema a que assistimos com as t-shirts técnicas. Compreendendo o básico de serigrafia, saberá que quando uma impressão tem 2 ou mais cores de impressão, a peça tem de ir a um secador flash, uma espécie de aquecedor a altas temperaturas que vai secar ligeiramente a tinta para que não suje os outros quadros e não cause problemas no trabalho final. O problema é que, sendo o poliéster uma fibra sintética e não preparada para temperaturas altas, indo ao secador, a peça encolhe muito (MUITO) ligeiramente, mas já o suficiente que para a cor que for depositada a seguir já não fique no local certo (até uma fracção de milimetro faz diferença no resultado final).

Podemos utilizar outras técnicas de impressão? Sim, podemos, mas quando escolhemos uma peça técnica damos valor às suas propriedades que permitem ao corpo respirar e assim sendo não faz sentido colocarmos um plástico em cima (flex) a cobrir parte do corpo. Por outro lado a impressão directa é uma opção mais lógica e ecológica mas as tintas não estão preparadas para este tecido e não só a tinta expande (a imagem desfoca) como não resiste muito bem às lavagens).

.

É preciso bloqueador de sublimação

Há um artigo muito específico com que trabalhamos muito e com o qual não temos como fugir ao poliéster. Este artigo são as sweatshirts! Não há (para nosso conhecimento) nenhuma marca que actualmente forneça sweatshirts 100% algodão; aliás, a tendência é exactamente o contrário, havendo até peças com 65% poliéster e 35% algodão! Para nós isto é um crime porque se o cliente ganha em preço (poliéster é mais económico), perde claramente em qualidade. O standard é neste momento 50/50 mas tentamos evitar e optamos por sweatshirts mais próximas dos 80/20 (80% algodão, 20% poliéster). Ainda assim temos de utilizar um bloqueador de sublimação, principalmente em tintas brancas, o que, infelizmente significa um custo extra para o cliente.

O que é a sublimação, pergunta agora o cliente? A sublimação é uma reacção química que existe entre o tinto (cor) da camisola e a cor da impressão. Dito de forma muito básica e pouco científica, a cor da camisola "come" a impressão e visualmente a tinta torna-se transparente e muito pouco consistente ao longo da impressão. É um problema extremamente complicado de resolver e é necessário ter o máximo de atenção. Quanto maior a percentagem de poliéster, pior. Já tivemos casos com peças completamente inutilizáveis porque até com bloqueador de sublimação as peças acabaram por sublimar.

.

A roupa tende a ser mais fina

Este último ponto não é importante quando temos t-shirts técnicas porque o objectivo é exactamente ser uma peça mais fina e mais leve, mas quando falamos em sweatshirts a conversa é outra. Comparando (por exemplo) uma camisola B&C (280gramas, 80/20) e uma THC (280gramas, 50/50) a diferença é enorme. Repare que têm ambas a mesma gramagem e, em teoria, serão ambas igualmente grossas. O que acontece na prática é que a peça 50/50 é notoriamente mais leve e mais fresca. Pessoalmente, compro sweatshirts para me sentir quente e aconchegado, não há pior do que comprar uma camisola e ela ser fina e até um pouco desconfortável.

Há também pessoas que têm alergia ao poliéster, o que não é nada agradável. Por fim, na nossa opinião o poliéster não lava tão bem. Como é algo sintético, tem maior propensão a alargar e a deformar com o uso e as lavagens.

.

.

Esperamos que tenha ficado esclarecida a razão para utilizarmos maioritariamente peças em algodão. Sempre o fizemos e sempre o faremos porque, para nós, a satisfação do cliente e a qualidade do material vendido não são negociáveis.

.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos