A serigrafia e a impressão direta são os dois métodos de impressão mais procurados no mercado, mas continua a haver muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de imprimir t-shirts.
O objetivo deste artigo é esclarecer - de uma vez por todas - qual a melhor opção de personalização de roupa.
.
Sem mais demoras, vamos estudar os aspetos um por um.
.
CORES VIBRANTES
Imprimir em serigrafia não é muito diferente de pintar uma parede. É preciso misturar cores e atingir os pigmentos que precisamos. É também uma tinta opaca e relativamente grossa. Com estas características conseguimos atingir todos os tons de cor que os clientes possam desejar, incluindo cores fluorescentes.
.
Embora as impressoras de impressão direta possam dar uma base branca para a impressão ter tons mais vivos, a impressão digital não consegue ainda atingir determinados tons. Apesar de uma grande evolução nos últimos anos, os tons vibrantes são os mais difíceis de atingir.
VENCEDOR: SERIGRAFIA
.
.
MUDANÇAS DE TONS / SOMBRAS
Voltando à analogia utilizada no último ponto, tal como ao pintar uma parede com um rolo, não é fácil imprimir sombras ou fazer mudanças de tom de impressão ao longo de um desenho utilizando a serigrafia. Existem técnicas que permitem "enganar" os olhos, mas com um olhar mais atento consegue perceber que se tratam apenas de simulações.
.
A impressão direta brilha neste ponto. Como qualquer impressão digital, as sombras e mudanças de tons são fáceis para este método. Reproduções fotográficas ou ilustrações com centenas de tons não são difíceis para DTG (direct to garment).
VENCEDOR: IMPRESSÃO DIRETA

.
.
CORES FIEIS À REALIDADE
A serigrafia tem uma característica que mais nenhum método de produção tem. Permite misturar pigmentos para atingir um determinado tom muito específico. Como utilizamos tabelas pantone, conseguimos igualmente atingir qualquer tom que o nosso cliente pretenda.
.
A impressão direta - e qualquer impressão digital - consegue-se aproximar a um tom, nunca igualá-lo a 100%. Existe uma relação entre o computador, o RIP e a máquina que pode desvirtuar determinados tons, não conseguindo nós garantir cores exatas.
VENCEDOR: SERIGRAFIA
.
.
PORMENORES
Há trabalhos e trabalhos. Algumas produções são de cor única, com um texto escrito em times new roman e outras são cheias de pormenores, meios tons e artimanhas.
A serigrafia consegue atingir 99% destes pormenores, especialmente devido a toda a tecnologia que utilizamos para desenvolver as produções. No entanto há sempre pormenores muito pequenos que podem escapar, especialmente ao imprimir camisolas ou artigos mais grossos.
.
A impressão direta permite-nos atingir pequenos pormenores como textos com milimetros com uma qualidade incrível. Como utiliza tintas ecológicas à base de água, estas são também muito finas. Assim, conseguimos ir até ao mais infimo pormenor sem grandes dificuldades.
VENCEDOR: IMPRESSÃO DIRETA
.
.
DURABILIDADE
Este é o grande ponto em que os nossos clientes mais pegam. Com excepção dos bordados, nada no mercado tem tanta durabilidade como a serigrafia. Isto é um facto. É muito comum vermos roupa personalizada com anos e até décadas, com uma impressão em (quase) perfeitas condições. Como a serigrafia utiliza tintas à base de plásticos, ela agarra-se à roupa com unhas e dentes.
.
A impressão direta está a evoluir muito. Se há alguns anos falávamos em 25/50 lavagens, hoje já podemos - com confiança - falar em até 100 lavagens com perdas reduzidas da vibracidade da cor. No entanto a serigrafia continua a apresentar uma melhor durabilidade.
VENCEDOR: SERIGRAFIA
.
.
A meio do nosso teste, a serigrafia está a ganhar de forma muito ligeira.
.
.
CONFORTO E TOQUE
Esta categoria é baseada na minha opinião pessoal. Como conforto, entendo algo que tenha pouco toque e onde me consiga mexer sem dificuldades. Por toque, entendo algo que tem um toque suave.
As tintas plastisol, utilizadas na serigrafia, acabam por ficar com uma camada relativamente grande por cima da roupa. Ao utilizar impressão por camadas, esta situação piora um pouco, pelo que, ao utilizar uma impressão muito grande, sentimos um pouco de desconforto.
.
A impressão direta, pelo contrário, utiliza tintas à base de água, muito mais suaves. Em t-shirts brancas nem conseguimos sentir a impressão e em peças de cor, embora já tenha toque, continua a ser menor que na serigrafia.
VENCEDOR: IMPRESSÃO DIRETA
.
.
VERSATILIDADE
O que entendemos por versatilidade? Trata-se de poder colocar a mesma impressão numa grande variedade de produtos. T-Shirts, camisolas, camisas, pólos, casacos, etc., são artigos com que trabalhamos todos os dias.
A serigrafia é quase rei na versatilidade. Embora haja alguns artigos em que não consigamos imprimir (o maior exemplo serão os polares), mudando o tipo de tinta ou modificando um pouco a técnica, conseguimos imprimir em praticamente todo o tipo de produto.
.
A impressão direta sente dificuldades muito grandes quando não imprimimos em produtos 100% algodão. Na verdade, a percentagem mínima de algodão que um trabalho de impressão direta pode ter é 80%. Abaixo disso a qualidade final de impressão irá sempre reduzir consideravelmente.
VENCEDOR: SERIGRAFIA

.
.
CONSISTÊNCIA
Consistência é essencialmente conseguir garantir que todas as peças fiquem impressas da mesma forma, independentemente do tipo de artigo em que imprimimos.
A serigrafia não distingue.
- Seja uma t-shirt ou um casaco, em teoria a impressão irá ficar sempre muito próxima em todos os artigos.
- Seja a primeira ou a última peça, o trabalho deverá ficar sempre igual
.
A impressão direta também não é esquisita mas a partir do momento em que tentamos imprimir uma t-shirt e uma sweatshirt, acabamos com resultados ligeiramente diferentes. Se estivermos a imprimir em fundos claros (sem utilizar uma base branca por baixo da imagem), também obteremos resultados diferentes entre cores de t-shirts.
VENCEDOR: SERIGRAFIA
.
.
EFEITOS ESPECIAIS
A serigrafia permite fazer uma série de efeitos especiais na impressão. Quer pretenda impressão 3D, com cores fluorescentes ou que brilhem à noite (luminescentes), conseguirá atingir os seus objetivos.
.
A impressão direta é extremamente limitada neste campo. Esta impressão faz uma coisa e fá-la bem. Imprimir! Efeitos especiais são para outras opções de personalização como a serigrafia ou o flex de impressão.
VENCEDOR: SERIGRAFIA
.
.
POPULARIDADE
A serigrafia já existe há centenas de anos. Ao longo desse tempo foi-se tornando conhecida como a melhor opção de estampagem de roupa. Para muita gente existe a serigrafia e depois existem "outros". É extremamente popular!
.
A impressão direta é uma tecnologia muito recente. Na Maudlin Merchandise, fomos dos pioneiros na introdução da tecnologia em Portugal, quando ainda ninguém a conhecia. Ao longo dos últimos 7 anos tem tido uma evolução notável e já muitos clientes nos pedem especificamente impressão em impressão direta.
VENDEDOR: EMPATE
.
.
Com um total de 6 vitórias contra 3 (e 1 empate) a serigrafia é a natural vencedora deste desafio. Embora todos estes pontos sejam subjetivos, consideramos que a serigrafia é o melhor método de impressão atualmente no mercado, embora não seja o método ideal para todos os trabalhos de estampagem de t-shirts.
.
O que achou dos pontos que levantámos? Concorda? Tem alguma opinião que queira partilhar connosco?
Gostaria de fazer trabalho com vocês.
desejo saber qual é a melhor T-SHIRT de qualidade para começar a produzir na minha marca ( Loja online).
Se puder entrar em contato comigo eu agradeço.
Gostaria de fazer as minhas produções com vocês em breve!