Antes de mais, o transfer serigráfico e a serigrafia são processos muito parecidos.
Apesar da dificuldade do tópico, vou tentar demonstrá-lo da forma mais simples que o conhecimento me permite.
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Vamos por pontos.
- Impressão de fotolitos - É igual para a serigrafia e o transfer serigráfico
- Abertura de quadros - É igual para a serigrafia e o transfer serigráfico
- Tintas utilizadas - É igual para a serigrafia e o transfer serigráfico
- Máquina de Aplicação - É igual para a serigrafia e o transfer serigráfico
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Como pode ver, o processo é essencialmente igual, nada muda na preparação do ficheiro, na forma como é impresso, na qualidade das tintas, etc.
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Então qual a diferença?
Enquanto que na serigrafia normal fazemos a impressão directamente no artigo (a tinta passa directamente para a t-shirt ou sweatshirt), no transfer serigráfico há um passo intermédio.
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No transfer a tinta passa primeiro para uma folha de papel que leva cola em pó por cima para que posteriormente possamos aplicar essa mesma impressão na roupa.
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Mas isso não dá ainda mais trabalho, perguntas tu?
Bom, sim e não.
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Sim, dá mais trabalho porque há mais passos e mais material gasto. Vamos estar a imprimir para papel (muito específico, não é um papel qualquer) e a aplicar cola, quando podíamos imprimir diretamente na roupa.
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Não, não dá mais trabalho porque temos uma poupança de tempo gigantesca na aplicação da peça, o que nos permite cobrar-te - até - 0,20€ por etiqueta em vez de 3€ ou 4€. Tenho a certeza que gostas muito desta diferença de preços 🙂
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Isto acontece porque num quadro de 30x40cm podemos fazer um “plano” de impressão. Ou seja, enquanto que se fizéssemos a impressão de forma direta, teríamos de abrir um quadro para cada tamanho de roupa (S,M,L,XL,XXL) e composição (100% algodão, algodão e poliéster), em transfer serigráfico podemos preencher estes 30x40cm com o máximo de versões possível da mesma etiqueta.
Se para preparar um quadro precisamos de ~20 minutos, imagina a diferença de tempo que nos faz fazer o trabalho desta forma (5 tamanhos de roupa x 2 composições de roupa = 10 quadros). Seriam no limite 200 minutos, mais de 3 horas só para preparação que conseguimos reduzir para 20 rápidos minutos.
A qualidade é essencialmente a mesma como referi acima e permite-nos poupar imenso tempo e recursos, o que te permite a ti poupar dinheiro. A única diferença será mesmo no toque, que é ligeiramente mais suave, o que é óptimo em camisolas, polares ou qualquer artigo que seja cardado por dentro e que não aceita serigrafia.
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Embora não sejamos detentores desta ideia nem tenhamos sido nós a inventá-la, a verdade é que já a utilizamos há quase 10 anos e só agora as grandes marcas começaram a aplicá-la. Podemos - orgulhosamente - dizer que estivemos à frente.