[Tutorial] Como Vectorizar uma Imagem – Pt2

Agora vamos ao 2º tutorial de vectorização. Neste tutorial farei a vectorização de um desenho mais complexo que o primeiro. É iniciante e ainda não leu o primeiro tutorial sobre como vectorizar uma imagem? Não tente acompanhar este sem ter noção de como funcionam algumas ferramentas que só mostramos no primeiro.
As ferramentas utilizadas nessa vectorização foram:
- Ferramenta Seleção (Esta é básica)
- Ferramenta Zoom (Outra ferramenta básica)
- Ferramenta Bézier (A melhor para marcar os pontos)
- Ferramenta Elipse (utilizada para fazer objectos em circulo)
- Ferramenta Forma (Muito importante para definirmos as curvas)
- Converter linha em curva (Deixa as linhas rectas com opções para curvá-las, quando preciso)
- Combinar (Muito útil em vários exemplos)
- Soldar (Junta todas as partes selecionadas transformando em um único objeto)
- Ferramenta Intersecção (Também muito útil em alguns exemplos)
- Ferramenta aparar.

.
Vamos ao Tutorial. O desenho escolhido foi um anime. Copie a figura abaixo e faça a vetorização enquanto lê este tutorial.

01) Abra o CorelDraw e importe a figura acima. Está em GIF. Após inserir a figura, salve e dê um nome ao arquivo.
02) Como expliquei no 1º tutorial, é preciso vectorizar todo o contorno do desenho. Após traçar e fazer as curvas vamos vetorizar cada parte restante.
Nota: Esta figura tem mais de uma cor nos cabelos, corpo e roupa. Só nos cabelos podemos ver que tem a cor azul, azul escuro e uma parte em branco. Mas é preciso fazer a vectorização dos cabelos como um todo. Só depois vamos dividir as cores com a utilização de algumas ferramentas. Vai ser o macete dessa vetorização.

03) Como podem ver, fiz a vectorização do contorno geral, depois passei a vectorizar o chapéu, os cabelos e o corpo. Vejam na figura abaixo, numa simulação, como ficaram as partes que foram vectorizadas até agora.

Exemplo: Seleccione todas as partes que correspondem aos cabelos e clique na ferramenta  soldar. Todas as partes ficarão juntas como um único objecto.
04) Agora vamos vectorizar a roupa. Vectorizei os 2 pedaços menores (ver seta) e deixo as peças ultrapassarem o contorno maior. Faço o mesmo em todos os pedaços restantes.


Nota: Ao terminar, muitas das partes que formam a roupa ultrapassaram o contorno geral. Veja a figura acima.

05) O próximo passo é soldar todas as partes. Todos elas vão se tornar um objecto só. Após essa acção vem o macete. Seleccione a roupa e segurando a tecla SHIFT, seleccione o contorno maior. Tendo os 2 objectos seleccionados, clique na ferramenta  (Intersecção). Depois é só seleccionar e apagar o objecto que utrapassa o contorno maior. Vai ver que fica uma cópia do objeto com a base rente ao contorno maior.

Nota: Esta acção é muito importante para que as partes formem uma base recta, de ponta a ponta.

06) Agora, vectorize as parte menores como os botões da roupa e os olhos.

No caso dos botões, vectorize primeiro a parte que corresponde a cor preto (veja a figura abaixo). Seleccione essa parte e com a tecla SHIFT seleccione o contorno da roupa e clique na ferramenta  combinar. Depois faça o circulo que corresponde ao botão da roupa.

07) Partindo para os olhos podemos notar que existem 4 cores a serem vectorizadas. O preto, o branco, o castanho e o castanho mais escuro. Vejam na figura abaixo.

08) Vamos começar pelo olho maior. Existem 2 objectos na cor branco. Vectorize as 2 partes e a parte que está rente ao objecto que corresponde ao corpo deve ultrapassar o contorno. Veja na figura abaixo.

09) Agora o macete. É preciso APARAR a parte que sobra (ver seta da figura acima) para que o objecto fique rente ao contorno. Primeiro seleccione o objexto que corresponde ao rosto do desenho e com a tecla SHIFT seleccione o objecto que sobra. Agora clique na ferramenta  aparar. O objecto maior (rosto) vai aparar o objeto menor deixando-o rente ao mesmo. Veja na figura abaixo.

10) Vamos para as partes arredondadas do olho. Faça um círculo com a ferramenta  elipse. Comece com o círculo maior e estique um pouco verticalmente para que fique um pouco oval. Seleccione esse circulo e segure a aresta superior direita (veja figura abaixo). Puxe para dentro e clicando no botão direito do mouse tire uma cópia. Faça o mesmo com o círculo menor que acabou de criar até completar 4 círculos. Veja na sequencia abaixo.



11) O próximo passo é seleccionar os 4 círculos e combinar. Seleccione clicando na tecla SHIFT e clique na ferramenta  combinar. Todos os círculos vão-se tornar num objeto só. Agora repita todo o processo no outro olho.

12) Seleccione a parte em branco de cada olho e corte com os círculos com a ferramenta  aparar. Na figura abaixo pintei as parte em vermelho só para ver como ficou. Faça o mesmo com o cabelo que está em cima do olho maior.

13) Vou pintar todo o desenho com as cores básicas só pom ver como ficou.

Nota: É extremamente importante soldar todas as partes iguais com cores iguais. Isso facilita muito a troca de cores, se achar necessário.

14) Agora é a hora do macete. Vamos abusar da ferramenta  Interseção. Começamos pelo chapéu da enfermeira.

Com a ferramenta  Bézier trace a cruz que está no chapéu deixando a parte de baixo a ultrapassar a borda (Veja na figura abaixo). Transforme a cruz em  curva e faça as pequenas curvas na mesma. Depois seleccione a cruz e o chapéu e clique na ferramenta  Interseção. Agora apague a cruz que ultrapassa a borda. Vai ficar a cruz em seu formato ideal, dentro do chapéu. Veja na sequencia.

15) Falta definir as outras cores do chapéu. São 3 cores: rosa, rosa mais claro e branco. Como o rosa (no coreldraw usei o Violeta-claro da paleta de cores CMYK) já foi definido. Vamos traçar o branco e o rosa mais claro.

Começamos pelo branco. Veja só como fiz os traços. Agora é só utilizar a  Interseção. Na sequencia temos o resultado.

16) Com o rosa mais claro vamos utilizar 2 ferramentas. Preste bem atenção à sequencia abaixo. Na primeira figura traçamos a forma que vai ser recortada. Veja na seta que a única preocupação é com o traço de baixo. Os traços restantes ultrapassam as bordas. Seleccione o chapéu e a figura que acabou de traçar e clique na ferramenta  Interseção. Depois delete.

Após apagar o objecto, vai sobrar uma cópia do mesmo como mostra a figura nº2. Agora seleccione o objecto que corresponde à cor branco e com a tecla SHIFT, depois seleccione o objecto do rosa claro e use a ferramenta  aparar. Veja na figura abaixo como ficou.

17) É só repetir este procedimento no cabelo e na roupa. Abuse das ferramentas  Interseção e  aparar para facilitar.

18) Agora vamos fazer o mais divertido que é pintar. Selecione os vectores e deixe ao lado da figura original e coloque cores iguais ou parecidas com as cores do desenho.

Aqui termina o tutorial, espero que goste. Se você não conseguiu entender direito essa vectorização, pode baixar o arquivo em CDR mostrando um passo a passo na Prática. CLIQUE AQUI.


estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos