Como tornar uma empresa mais ecológica?

imagem de capa

Ainda existe muito a ideia que dar passos no caminho para a ecologia e a sustentabilidade ambiental traz custos muito elevados às empresas. Embora por vezes existam custos iniciais altos, a médio e longo prazo os valores despendidos são benéficos e compensam o investimento. Ainda assim, existem custos que simplesmente não existem ou desaparecem, tornando a sua encomenda mais competitiva e com custos de gestão mais baixos.

.

Comecemos, então:


Reciclagem

Existem muitas formas de reciclar. Pode investir - como nós fizemos - em contentores, ou pode simplesmente colocar sacos / caixas em cada secção de trabalho onde os seus colaboradores podem separar o lixo.

Na Maudlin Merchandise separamos o plástico e o cartão e conseguimos reduzir o nosso lixo em perto de 80%. Como somos uma indústria, geramos muito lixo, pelo que uma percentagem tão elevada de redução significa também uma poupança muito grande em custos de recolha pela cidade. Em relação à reciclagem, há diversas empresas que a recolhem de graça e outras que até pagam ao peso.

.

.

Banir as garrafas de água

Este foi um passo que tomámos em 2019. Até lá, gastávamos centenas de euros em garrafas de água para a empresa, custo que estava a crescer todos os anos com a entrada de mais colaboradores. Essas garrafas geravam também lixo (embora fossem recicladas, não eram plástico considerado normal) e, por vezes, nem se bebia a garrafa completa, desperdiçando água e recursos.

Foi decidido pela empresa deixar de comprar garrafas de uso único e aderir a garrafas reutilizáveis e a um jarro filtrante de água. Este foi um dos nossos melhores passos em direção à ecologia e um que pouco impacto financeiro teve para a empresa.

https://www.instagram.com/p/ByIJhYrhh0l/

.

.

Reduzir o consumo de água

A água irá ser um dos bens mais preciosos nas próximas décadas e quando pensamos em ecologia temos também de pensar em poupança de água. Apesar de termos começado a utilizar água da torneira filtrada para os consumos de água da empresa, conseguimos ainda assim reduzir os consumos de água para valores próximos aos de 2015. Como? Através de 3 medidas.

  • sistemas de descarga dupla nos sanitários (permite reduzir consideravelmente a água por descarga)
  • Colocação de garrafas de 1,5L dentro do reservatório dos sanitários
  • redução do caudal de água nos lavatórios (não precisamos ter um jato de água gigante para lavar as mãos) através de redutores de caudal e até ao cortar ligeiramente a força da água que chega ao lavatório

.

.

Instalar painéis fotovoltaicos

A instalação de painéis fotovoltaicos é o maior investimento que encontrará aqui, mas também é o melhor investimento que qualquer empresa ou armazém poderá fazer, não só a nível financeiro como em ecologia. Tem um custo inicial relativamente elevado (que continua a baixar consideravelmente todos os anos) mas durante as próximas décadas terá custos com a eletricidade cada vez mais baixos. A nossa instalação tinha um payback ou ROI previsto de 6 anos. Como consumimos a totalidade da energia que produzimos, contamos recuperar o investimento em pouco mais de 4 anos, tendo a partir dessa altura poupanças de centenas de euros em eletricidade, todos os meses.

.

.

Produzir roupa de trabalho ecológica

Muitas empresas têm necessidade de fardas de trabalho. Hoje já existem alternativas ecológicas para as suas fardas. Quer pretenda farda para restaurante ou farda para indústria, a roupa ecológica da B&C ou da Kariban certamente conseguirá dar resposta às suas necessidades.

A B&C lançou recentemente a linha mais ecológica que conhecemos na indústria, com camisolas 80% algodão orgânico e 20% poliéster reciclado. O preço? Fantástico! Também as novas t-shirts em algodão 100% orgânico são muito atrativas e com um preço inacreditável.

ecologia

.

Existem muito mais passos que podemos dar para reduzir a nossa pegada, ao mesmo tempo que nos tornamos mais sustentáveis e ecológicos. Fizemos em tempos um artigo para o blog Poupa e Ganha em que falamos sobre mais alguns desses passos.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos