Uma das questões que mais frequentemente nos é colocada é se podemos fazer amostras para que o cliente veja se gosta do resultado final e posteriormente decidir se faz o trabalho ou não.
Na teoria parece bastante simples; o cliente envia a imagem, nós fazemos uma peça e o destinatário logo decide o que fazer... infelizmente tecnicamente as coisas não são tão simples e passamos a explicar porquê.
Para que perceba o porquê de não conseguirmos fazer amostras é necessário primeiro perceber como funciona a serigrafia. Garanto-lhe que se perder 5 minutos a ler este texto irá compreender as nossas razões.
.
- Preparação inicial da imagem - 2 horas
Não se trata simplesmente de pegar na imagem e colocar na t-shirt por artes mágicas; é preciso fazer a vectorização da imagem (algo que pode significar horas de trabalho para que fique tudo exactamente como pretende). Temos de pegar na imagem e analisar todos os detalhes; juntar ponto a ponto, cor a cor. É um trabalho moroso e muito complicado.
.
- Fotolitos - 30 minutos
Cada cor necessita de um fotolito diferente; um fotolito é essencialmente uma folha de acetato com uma camada de tinta que perfaz uma imagem. Para uma imagem a 5 cores temos de preparar 5 imagens diferentes e imprimir 5 fotolitos de forma independente (um diferente para cada cor).
.
- Quadros - 3 horas
Os quadros são provavelmente a parte mais complicada de efectuar; pense numa moldura com uma rede (muito fininha) no centro. Tal como para os fotolitos, também precisamos de 1 quadro por cada cor. É nestes quadros que colocamos a tinta e é através deles que estampamos as suas peças.
.
Até termos um único quadro pronto precisamos de:
- Emulsionar (colocar uma emulsão onde a imagem vai agarrar)
- Secar (têm de secar uma média de 30 minutos)
- Colocar a imagem (através dos fotolitos e de uma luz forte, colocamos a imagem nos quadros / um quadro por cor)
- Lavar o quadro (é necessário retirar a emulsão que se encontra em excesso para revelar a imagem)
- Secar (uma vez mais, uma média de 30 minutos)
.
Estes passos são, sem dúvida os que mais exigem, quer a nível técnico, de tempo e até financeiro. Saltar algum destes passos é impossível em serigrafia. Só no conjunto destes passos estamos a falar por vezes em um dia de trabalho (é tudo feito manualmente).
.
- Misturar cores - 1 hora
Nós utilizamos as tabelas pantone para encontrar a sua cor. Não existe apenas 1 ou 2 vermelhos ou 1 ou 2 verdes; existem milhares de cores disponíveis em vários tons diferentes e é necessário efectuar misturas para cada cor desejada. Para isso temos de procurar a cor ideal, encontrar a fórmula num software específico e posteriormente misturar de forma manual para obter a sua cor
.
- Montagem de máquinas, impressão e desmontagem de máquinas - 2 horas
Lembre-se que não estamos a falar de impressoras que fazem o trabalho todo; estamos a falar de máquinas com até 10 braços diferentes e em que é necessário montar um quadro por cada braço. É trabalho manual e é tudo menos fácil. É necessário ajustar o quadro para que imprima no local exacto que nos pediu e efectuar várias amostras de localização para que tenhamos a certeza que ficou tudo perfeito. Depois procedemos à impressão das suas peças e temos de voltar a desmontar tudo. Estaremos a falar de vários minutos (muitos por vezes) até sair tudo perfeito para imprimir 1 unidade e posteriormente desmontar.
.
- Secagem e embalamento - 30 minutos
Após a impressão de todas as cores e todas as camadas, temos de pegar nas peças e colocá-las em uma outra máquina de secagem a altas temperaturas (a chamada estufa). É aqui que as cores vão “curar” e que a sua peça sai como pretende.
.
Depois disto apenas necessitamos de embalar as suas peças e estão prontas a ser expedidas.
.
Como poderá ver, fazer uma amostra requer um pouco mais que “5 minutos” e não é por malandrice ou por maldade que não as fazemos. É, de facto, um sistema muito complicado, que demora o seu tempo e que, por ser manual, prevê custos muito elevados a nível de mão de obra e de materiais.
.
Agora vamos partilhar consigo um pequeno segredo.
Sabe qual é a diferença entre estampar 1 t-shirt ou 100 t-shirts? Cerca de 20 minutos!
90% do trabalho e dos custos prendem-se com os primeiros 4 pontos da lista que aqui apresentámos. Depois de a máquina estar montada, fazer 1 peça, 100 peças ou até 1000 peças é praticamente indiferente pois grande parte do esforço já foi efectuado anteriormente. É uma das grandes razões porque existem mínimos de produção e diferenças de valores tão grandes nas pequenas quantidades da serigrafia. Grande parte dos custos centra-se na preparação dos ficheiros, na abertura dos quadros, dos fotolitos, na montagem e na desmontagem das máquinas; quanto mais peças adquirir, mais estes custos se vão “diluindo” e baixando no custo total dos trabalhos.
.
Apesar de todas estas dificuldades e, desde que todas as partes estejam dispostas a ceder um pouco, podemos sempre chegar a um acordo para que o cliente possa ficar o mais satisfeito possível.
Podemos não conseguir fazer a amostra fisica que tanto pretende mas, como serviço gratuito para todos os trabalhos e encomendas que recebemos, temos todo o prazer em fazer-lhe uma maqueta à escala de como o seu trabalho irá ficar (amostra digital).
Fazemos um esforço para que todas as maquetas sejam o mais realistas possível para que possa sempre ter uma ideia muito concreta do resultado final.
.
Se tem dúvidas sobre o seu trabalho, contacte-nos, peça-nos uma maqueta, verá que não se arrependerá!
.
Uma resposta