Entrámos na loucura do ChatGPT e quisemos saber como conseguimos ter uma estamparia têxtil que seja mais sustentável. Abaixo estão as respostas e os nossos apontamentos.
A estamparia têxtil sustentável é uma abordagem que busca minimizar os impactos negativos da indústria têxtil no meio ambiente. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a estamparia têxtil pode ser mais sustentável:
- Escolha de matérias-primas sustentáveis: As matérias-primas utilizadas na produção de tecidos e tintas devem ser sustentáveis. Isso pode incluir o uso de algodão orgânico ou outras fibras naturais cultivadas de maneira sustentável, tintas à base de água, ou outros produtos químicos mais seguros para o meio ambiente.
Na Maudlin Merchandise já utilizamos artigos produzidos em algodão orgânico, poliéster reciclado e agora também algodão reciclado. Desde cedo nos tornámos uma referência nesta área em Portugal.
.
- Uso eficiente de recursos: A estamparia têxtil sustentável busca maximizar o uso de recursos, como água e energia, e minimizar o desperdício. O uso de tecnologias mais eficientes, como impressão digital ou sistemas de recirculação de água, pode ajudar a reduzir o uso de recursos.
Trabalhamos de forma muito afincada para utilizar os recursos de forma mais eficiente possível. Todas as nossas máquinas são desligadas em períodos longos de inatividade, reduzimos a energia de standby ao mínimo, utilizando também iluminação LED de elevada eficiência.
.
- Redução de resíduos: A estamparia têxtil sustentável busca minimizar a geração de resíduos. Isso pode incluir o uso de técnicas de produção mais limpas e o reaproveitamento de resíduos.
Sabemos que marcamos o standard na redução de recursos, reutilização de materiais e reciclagem de resíduos.
Trabalhámos junto dos nossos parceiros - como a TH Clothes - para reduzir consideravelmente a quantidade de plástico utilizado na cadeia de produção.
Recentemente adquirimos uma máquina que nos ajudará a cortar a água utilizada em produção em até 70% através da reutilização e filtragem da água.
.
- Escolha de técnicas de estamparia mais sustentáveis: As técnicas de estamparia têxtil, como a serigrafia ou a impressão digital, podem ter diferentes impactos ambientais. A escolha da técnica mais adequada deve considerar a eficiência, a qualidade da impressão e a pegada ambiental.
Introduzimos a impressão direta em Portugal, obtendo um trabalho de elevada qualidade, praticamente sem resíduos. Temos trabalhado muito nos restantes métodos para eliminar passos que aumentavam os resíduos criados.
.
- Descarte correto de produtos químicos: Os produtos químicos usados na estamparia têxtil podem ter impactos negativos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores. O descarte correto de produtos químicos é essencial para minimizar esses impactos.
Há vários anos que trabalhamos no sentido de reduzir a quantidade de químicos utilizados e temos procurado em todo o mundo por químicos não abrasivos e que não sejam negativos para o meio ambiente. Estamos satisfeitos com os produtos utilizados, sendo que nenhum deles é prejudicial ao ambiente ou à saúde dos nossos colaboradores.
.
Sabemos que há um longo caminho para percorrer, mas trabalhamos todos os dias para encurtar distâncias até sermos uma empresa com uma pegada neutra.