O que são vectores?

imagem de capa

Mais frequentemente que não, as imagens que recebemos dos nossos clientes para impressão de t-shirts não vêm vectorizadas, o que em alguns dos casos é um problema extremamente sério pois a imagem irá perder detalhes na conversão, o que - em casos extremamente raros - poderá estragar completamente a estampagem de t-shirts. O que fazemos nestes casos é simples.

- Primeiramente utilizamos um programa de conversão para vectores automático (o que seria de nós sem esta dádiva! - falaremos neste programa num outro artigo nos próximos meses). Se conseguirmos vectorizar a imagem com sucesso (o que acontece em 95% dos casos), não cobramos qualquer taxa ao cliente pelo serviço;

- Infelizmente em 5% dos casos as imagens vêm em tão mau estado que não há programa que nos salve e somos obrigados a entregar as imagens aos nossos designers para uma vectorização manual. Neste caso somos forçados a cobrar uma pequena taxa de 15€ aos nossos clientes pela vectorização (este valor poderá subir, dependendo do grau de dificuldade da imagem).

Mas chegámos finalmente ao motivo que nos levou a criar este post; explicar o que são vectores e qual a diferença entre uma imagem normal em jpeg e uma imagem com este nome estranho.

Para isso vamos pedir um pouco de ajuda ao Blog Vectorizar, que nos diz o seguinte:

_________________________________________________________________________________________________________________________

Vetorizar é o trabalho de transformar uma imagem em bitmap p/ vetor.
Para ser mais claro, vou colocar uma imagem em JPG como exemplo.

Esse exemplo foi enviado pelo Charlles Araujo. Um profissional em desenhos gráficos que deu essa contribuição.

Um amigo do Charlles, amante do motocross, estava precisando confeccionar umas t-shirts personalizadas com o nome da firma. Enviou o arquivo acima pedindo que fizesse algumas modificações e acrescentasse o nome da empresa.

O desenho está em bitmaps, pontos individuais de resolução, que aparecem em pixels quando mandamos ampliar. Um desenho em bitmap é muito complicado para editar.

Abaixo, vemos a ampliação do capacete.

vector file

A cada ampliação que fazemos dá para ver melhor os pixels. Cada pixel equivale a 1 (um) desses quadradinhos com a sua cor definida. Se baixar essa figura e visualizar no Adobe Photoshop ou programas similares. Vai ver que a imagem tem 279 pixels na largura por 241pixels na altura. Quer dizer que, o desenho tem 279 quadradinhos na largura multiplicados pelos 241 quadradinhos da altura que dá um total de 67.239 quadradinhos, cada um c/ sua cor.

Isso dificulta o trabalho de quem precisa fazer uma impressão ampliada do desenho. Tal como poderá ver com qualquer visualizador do Windows ou Mac, se aumentar o tamanho da imagem, ela vai ficar com a sua resolução comprometida e vai ficar extremamente mal no material têxtil escolhido.

Por outro lado, os gráficos vetoriais, podem ser ampliados e editados à vontade que sua resolução vai ser sempre a mesma e vai poder utilizar a imagem quer seja num autocolante ou num cartaz de grandes dimensões. Sem qualquer perda de qualidade do ficheiro.
Com o uso do CorelDraw ou programas similares, podemos fazer as alterações que quisemos. É um trabalho que exige um pouco de tempo e paciência, pois o desenho tem de ser desenvolvido ponto a ponto, traço a traço, curva a curva. A ferramenta ideal para fazer o serviço é a FERRAMENTE BÉZIER do CorelDraw, que cria as retas ponto a ponto, seguido da ferramenta FORMA, onde definimos as curvas. O Adobe Illustrator também já traz uma ferramenta chamada "live trace" que faz vectorizações automáticas. É perfeito para pequenos trabalhos que não precisam de muito detalhe.

Na figura abaixo podemos ver cada traço e curva feito ponto a ponto.

vector file

Vejam o resultado da vetorização do Charlles.

vector file

Já estamos a escrever um artigo sobre como vectorizar passo-a-passo com várias imagens que decerto lhe será muito útil e informativo.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos