A sublimação é um método de personalização de roupa bastante interessante.
.
Se queres estampar camisolas sem qualquer toque, a sublimação é a tua melhor amiga.
Se queres personalizar camisolas com impressão de corpo inteiro, a sublimação é para ti.
.
Então porque é que estou a desaconselhar este método de personalizar roupa?
.
Bom, na verdade a sublimação não é o que parece.
Primeiro, é um método de fazer t-shirts extremamente limitado. Repara, só consegues trabalhar com sublimação através de roupa branca. Ponto! Não consegues sublimar uma t-shirt preta, por exemplo, é impossível.
.
A sublimação funciona com uma reação química entre o poliéster e a tinta (a temperaturas altíssimas). Ora, essa reação só se dá com poliéster branco. A partir do momento em que utilizamos poliéster de cor, a tinta vai desvanecer e quanto mais escura a t-shirt ou camisola, menos irás ver a impressão.
.
Segundo, a roupa de sublimação é sempre extremamente fina. Quando fazemos estampagem de roupa aconselhamos sempre um mínimo de 150 gramas. Pois na sublimação, maior parte das t-shirts têm entre 120 e 130 gramas. São muito finas porque as marcas assumem que vais fazer personalização de corpo inteiro e que com a tinta acabas por "esconder" a transparência.
.
Terceiro, estamos a falar de poliéster. Ora, o poliéster é tão desconfortável! Vestir uma t-shirt 100% poliéster é das coisas mais desconfortáveis que eu já fiz. Parece que vesti um saco de plástico, é tudo menos natural. O nosso corpo pede fibras naturais e nós estamos a vestir plástico.
.
Por ser uma fibra plástica, aquece em demasia. Ninguém diria, ao ser algo tão fino, mas a verdade é que com o calor estas t-shirts tornam-se ainda mais desconfortáveis do que já normalmente são. Colam facilmente ao corpo com a transpiração e são uma desgraça de vestir.
.
.
Em que casos é que aconselho a sublimação?
Simples, quando não há outra opção disponível. Ou seja, quando queres fazer t-shirts em baixas quantidades com impressões de corpo inteiro. E mesmo assim garanto que se houvesse outra alternativa, eu aproveitaria.