Fizemos o merchandise para os Da Weasel (sem saber...)

imagem de capa

Os Da Weasel anunciaram a 13.07.2019 que se iriam reunir num concerto especial na edição seguinte do NOS Alive (2020). Isso desencadeou um processo mediático como há muito não se via em Portugal e a Maudlin Merchandise apanhou-se bem no epicentro desta fantástica aventura.

Por esta altura já sabíamos há cerca de um mês que iríamos produzir o merchandise para um artista. Não sabíamos quem, não conhecíamos imagens nem quantidades. Sabíamos apenas que uma agência nos tinha reservado uma semana de produção em serigrafia para um projeto secreto e que não poderíamos saber nada até ao dia 13 à noite. Estávamos entusiasmados com a oportunidade, embora também houvesse bastante preocupação por sabermos que seria um projecto que estaria sob pré venda durante apenas 72h (13.07 a 16.07) antes de a encomenda ser efectivada e as quantidades pedidas serem consideráveis para o (pouco) tempo da venda do merchandise.

T-Shirts Da Weasel

Numa situação desta envergadura há uma carga logística muito grande que precisa ser considerada. Os clientes queriam uma t-shirt e um boné muito específicos, o que significava que teríamos de importar os artigos a imprimir em serigrafia e a bordar. Tendo em conta a quantidade de artigos pedidos, tínhamos ainda mais um factor a considerar; não estava tudo disponível num único fornecedor, tendo nós sido forçados a fazer duas compras com entrega imediata de dois países e a aguardar (rezar) para que os restantes artigos que vinham dos USA chegassem a tempo da produção.

Com uma pré venda deste calibre e nestas condições nunca sabemos o que irá acontecer. Há demasiados factores externos que não conseguimos controlar e a única coisa que sabíamos é que tínhamos (literalmente) paletes de roupa no armazém e não sabíamos o que fazer com elas até as encomendas finais entrarem.

Eis tudo o que não sabíamos:

  • Vai haver uma segunda encomenda? Ou uma terceira? Não nos foi indicado se depois das pré vendas a loja online será encerrada
  • Ao haver essas encomendas, serão com que frequência e em quanto tempo teremos de as entregar?
  • Se a pré venda não correr bem, reservámos uma semana de produção para algo que possivelmente fazemos em dois ou três dias, que fazemos no resto do tempo?
  • Ou se correr bem demais, onde encontramos tempo para encomendar e produzir o resto dos artigos, no pico do verão?

Simplesmente demasiadas questões. Mas nada que uma empresa ágil como a nossa não consiga dar resposta.

Recebemos os números finais no dia 16.07 logo pela manhã. Foi o baptismo de fogo para uma nova colaboradora que entrou neste mesmo dia na empresa e cuja função era precisamente fazer separação de roupa. Que melhor tarefa para começar do que separar as encomendas dos Da Weasel? Sortuda!

Por esta altura já tínhamos recebido os ficheiros do cliente, os fotolitos estavam tirados e os quadros abertos para colocar os trabalhos em máquina. Notas de encomenda feitas, t-shirts separadas, máquinas montadas e meia empresa "reservada" para trabalhar em exclusivo para os Da Weasel, uma das minhas bandas da adolescência. A banda sonora?

Dois trabalhos de milhares de t-shirts cada e mais um de centenas de sacos de pano para fazer num curtíssimo espaço de tempo levou-nos a precisar gerir a produção com pinças, a fazer uma ponte perfeita entre o departamento de serigrafia e o departamento dos acabamentos para a aplicação de milhares de etiquetas personalizadas, mas com o esforço e a dedicação da melhor equipa na indústria, terminámos com sucesso e com uma qualidade incrível um trabalho extremamente complicado de produzir. Temos a certeza que os Da Weasel e que a agência que nos contrataram ficaram extremamente satisfeitos com o resultado final, entregue dentro do prazo e com a qualidade que nos caracteriza.

De realçar que algumas centenas de peças nos chegaram apenas durante a fase de produção activa e que tiveram de ser encaixadas à última da hora, apesar de terem sido encomendadas com semanas de antecedência. A demonstração que mesmo quando tudo é planeado com antecedência, a logística nos pode fugir do controlo.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos