Impressão Direta vs Flex - Quais as diferenças?

Por vezes recebemos comentários e questões dos nossos clientes sobre as diferenças entre métodos de impressão. Dois que levantam maiores dúvidas são a impressão direta e o vinil têxtil (flex).

.

O nosso objetivo é neste artigo retirar todas as dúvidas que possa ter sobre estes dois métodos, especialmente no que concerne às diferenças entre cada um deles.

.

IMPRESSÃO DIRETA

A impressão direta é uma impressão digital. Como qualquer impressão digital, não tem limite de cores (tem uma gama de milhões de cores possíveis).

As restantes impressões digitais no mercado (vinil flex e sublimação) necessitam de utilizar alguma forma de papel para transferir a imagem para a t-shirt. A impressão direta é, como o nome diz, direta. Ou seja, imprimimos com tinta diretamente na t-shirt (ou pólo, camisola, etc). Não podia ser mais simples, como pode ver no vídeo abaixo.

Impressão Direta
  • Carregamos a t-shirt na máquina;
  • A máquina imprime diretamente com tinta na t-shirt;
  • Curamos (secamos) a tinta numa estufa.

.

Assim evitamos a utilização de qualquer tipo de papel ou película. Há zero plásticos nesta impressão, sendo que o resultado final (toque) será relativamente suave (na verdade mais áspero em t-shirts, mais suave em camisolas).

Camisola Juvori com Impressão Direta
Camisola com Impressão Direta

.

Dentro da impressão direta conseguimos fazer uma distinção entre fundos claros e fundos escuros.

.

Fundos Claros

Chamamos fundos claros a qualquer impressão em t-shirt branca ou em situações que a impressão não necessita de levar qualquer tipo de branco. Nestes trabalhos não irá sentir qualquer tipo de impressão. É como se a personalização fizesse parte da peça de roupa. O toque é absolutamente incrível!

.

Fundos Escuros

Nos fundos escuros (t-shirts de qualquer cor que não branca ou que precise de levar uma camada de branco) a peça de roupa já terá toque.

Porquê? Porque antes da camada de cor, precisamos sempre dar uma camada de branco. A tinta branca é - por natureza - uma tinta mais espessa. Nesse caso já irá sentir a impressão, embora não fique demasiado grosso. O resultado final neste caso será muito próximo à serigrafia.

.

.

FLEX (VINIL TÊXTIL)

O vinil - ou flex - é também uma impressão digital, no entanto existe uma série de diferenças entre este método e a impressão digital têxtil.

O flex é feito num processo de duas fases. Primeiro imprimimos a imagem numa película branca, fazemos o corte e, posteriormente aplicamos a imagem na peça de roupa.

.

Este processo difere da impressão direta por:

  • Não aplicar tinta diretamente na peça mas numa película que depois é aplicada no artigo;
  • Ter sempre toque, seja em peças claras ou escuras;
  • Utilizar plásticos na aplicação.

.

Não podemos - no entanto - confundir o vinil com os transferes que se compram nos quiosques ou lojas de impressão. Este método é feito numa plotter de impressão e corte, o que significa que a imagem é sempre cortada (o mais próximo possível), não ficando um rectângulo na t-shirt.

Também podemos assegurar que as películas que utilizamos são extremamente finas, pelo que não irá ficar com um toque muito grande.

Aplicação de Flex de Impressão

.

.

Qual o melhor método para si?

Esta é uma decisão que podemos ajudar a tomar. Não há uma resposta única para todos os trabalhos e se por vezes aconselhamos a impressão direta, outras vezes aconselhamos imprimir utilizando o flex.

.

Tem dúvidas e não sabe qual método escolher? Contacte-nos, teremos muito prazer em ajudar.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos