A Importância das Fotografias Profissionais

imagem de capa

Chegou o momento por que tanto esperou; quer tenha sido por ter feito publicidade na Internet ou porque alguém falou a outra pessoa na sua marca, tem um cliente no seu site a visualizar as suas peças. Um possível comprador portanto. Essa pessoa até tem dinheiro para lhe comprar t-shirts mas abandona o seu site sem efectuar uma compra. Porquê? Os seus designs são atractivos, o site tem uma apresentação profissional e investiu muitas horas a trabalhar nele. Tem bons preços e até oferece os portes de envio mas por alguma razão não está a atrair clientes.

.

Já se sentou por 5 minutos e tentou perceber o desafio que é comprar/vender algo online? Numa sociedade tão consumista e em que alguém consegue passar um dia inteiro num shopping a comprar roupa, porque é que está com dificuldades a vender as suas peças? A resposta é simples; as pessoas gostam e têm prazer ao estimular os 5 sentidos. Os clientes gostam de tocar nas peças, sentir a malha e mexer na estampagem para garantir a sua qualidade. Quando se compra algo num centro comercial ou numa qualquer loja de rua temos tudo isso. Temos ainda os cheiros da roupa, a forma como está exposta e todo um mundo de experiências que são difíceis ou impossíveis de simular quando se compra online. Por isso mesmo achamos que é importante levar a experiência do consumidor a níveis pouco vistos através de um site muito apelativo, com bastante cor, com todas as informações necessárias e, sim, fotografias profissionais.

.

Pessoalmente, compro muitas t-shirts online. Não sou grande adepto de ir a uma loja como a Zara, Pull & Bear ou Springfield e pagar 15€ por uma t-shirt que sei que mais 100.000 pessoas por todo o mundo também têm. Chamem-me o que quiserem mas gosto de roupa um pouco mais exclusiva. É por isso mesmo que peço a alguns dos clientes da Maudlin Merchandise autorização para estampar mais uma t-shirt para uso pessoal ou compro peças a marcas de roupa independentes. Sei a qualidade das peças, com que marcas foram feitas, sei como me vão ficar e sei que estou a ajudar alguém que muitas vezes depende da venda das suas t-shirts para pagar as contas. Por outro lado estou a dar um pequeno golpe nas sweatshops que existem por este mundo fora.

.

Voltando ao tópico do artigo de hoje, é impossível simular a experiência que um cliente viveria numa loja física, mas através de fotografias de alta qualidade estamos sempre um passo mais perto.

Bem sabemos que já afundou todos os seus cêntimos nos designs, a fazer as suas t-shirts personalizadas, no próprio site e na promoção às suas t-shirts, mas respire fundo! e tenha calma; com as câmaras fotográficas existentes hoje em dia, já não é preciso ter uma máquina SLR (profissional) para tirar boas fotografias. Com a criatividade certa, uma máquina fotográfica normal (digital) é mais do que suficiente.

Apenas necessita de alguns ingredientes para que as suas fotos tenham sucesso:

.

1. Seja Criativo

Não há nada de errado em tirar uma simples foto em frente a uma parede ou com um fundo. Absolutamente nada! Mas não acha que consegue fazer um pouco melhor do que isso? Tire fotos em movimento! Tire fotos em ambientes urbanos; é importante que os seus clientes sintam algo pela sua t-shirt, que sintam que a podem utilizar em diversas situações; se precisar de motivação e de ideias vá ao site de alguma marca de roupa com que se identifique e veja que tipo de fotos eles têm. Não estamos a dizer para copiar, mas retire um pouco de inspiração. E lembre-se, o foco principal das fotografias estão nas t-shirts, não no modelo.

.

2. Mostre Esforço!

Tudo bem que não tem o dinheiro nem o equipamento para fazer fotografia profissional, mas não custa nada esforçar-se um pouco, não lhe parece? Se vai fotografar em espaços fechados pegue em candeeiros e lâmpadas; brinque com a iluminação até se sentir confiante com o que conseguiu.

.

3. Tenha Entusiasmo

Lembra-se da sua reacção quando as suas t-shirts novinhas finalmente lhe chegaram a casa? Tente passar essa sensação aos seus clientes através das suas fotos. Tire fotografias alegres e com movimento, com pessoas a sorrir. Lembre-se que quer que as pessoas se sintam entusiasmadas quando lhe compram algo e não o ficarão se tiver um modelo com cara de cansado. Crie uma experiência através das suas t-shirts!

.

4. Largue as maquetes

Pessoalmente, não compraria nada num site em que a única coisa que me apresentam são maquetes em jpeg. Quem é que me garante que a marca de roupa realmente tem as peças que diz ter? Quem é que me garante que realmente estas serão iguais à maquete? Nós trabalhamos com estampagem de t-shirts todos os dias e sabemos perfeitamente a diferença que há entre as maquetes que as marcas apresentam e a versão final da estampagem. Utilize fotografias depois de estampar as peças, verá que vende muito mais.

.

5. Tire fotos com qualidade

Este até pode ser um ponto básico, mas ficaria surpreendido com as vezes que se encontram fotografias desfocadas ou com pouca qualidade de t-shirts personalizadas. Vender uma t-shirt é relativamente simples; já criar uma experiência aos seus clientes é algo muito mais difícil e é a partir daí que eles se tornam fieis. Faça os possíveis para tirar as melhores fotos que conseguir; utilize vários ângulos, com e sem zoom. Mostre o detalhe das estampagens também.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

2 respostas

  1. Da mesma maneira que qualquer pessoa possa fotografar de forma "profissional" com uma qualquer SLR, acredito que qualquer pessoa possa de igual forma conseguir boas estampagens sem recorrer aos vossos serviços. Terei entendido correctamente a mensagem deste post?

  2. A mensagem não era propriamente essa; no geral, a mensagem era para terem cuidado com as fotografias que colocam online porque são elas que vão vender a t-shirt; tal como a estampagem, se a foto não for boa, a roupa não se vende. É a atenção ao detalhe que é importante!
    É óbvio que consegue encontrar boas estampagens sem recorrer aos nossos serviços. nunca foi dito que a Maudlin é a melhor estamparia do mundo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos