Deus existe e chama-se Johnny Cupcakes

O titulo deste artigo pode parecer estranho mas encontrámos o DEUS das T-Shirts. Chama-se Johnny Cupcakes e começou a vender t-shirts literalmente a partir da mala do carro. Aproximadamente 10 anos depois é multimilionário! Neste artigo vamos explicar-lhe como ele atingiu o sucesso e como você também o pode fazer!

Tenho de confessar que até há muito pouco tempo nunca tinha ouvido falar do Johnny Cupcakes. Para dizer a verdade, fazemos aqui tanta pesquisa de mercado que é raro olharmos duas vezes para qualquer marca de roupa, quanto mais estar com atenção à biografia e a quão grande a marca é ou deixa de ser.

Embora - tanto quanto sabemos - o blog da Maudlin Merchandise seja o único em Portugal a falar quase diariamente sobre t-shirts e a dar dicas valiosas a marcas de roupa (e não cobramos nada por isso!), nos Estados Unidos há dezenas/centenas de blogs actualizados muito frequentemente com reviews a novas colecções de marcas e a todo o tipo de notícias interessantes do mundo têxtil. A primeira dica para a grandeza do Johnny Cupcakes veio com a leitura de alguns desses blogs; artigo sim artigo não fala-se do Johnny. Ele (sim, porque o Johnny é Deus mas é de carne e osso!) é motivo de comparação para tudo. Por isso mesmo dei por mim a tentar saber mais sobre ele e a marca dele e só posso dizer que fiquei fascinado!

.

Mas afinal quem é o Johnny Cupcakes e porque é que ele é Deus?!

O Johnny é o SONHO! Ele é o modelo que todas as marcas de roupa deveriam seguir para chegar ao estrelato. Qualquer pessoa que lança uma marca de roupa quer ser o Johnny, sem dúvida alguma (se não quiser, tem um problema sério). Ele é o cidadão comum que quase sem investimento e com um grande sonho conseguiu lançar uma marca de roupa que teve (e tem) um grande sucesso.

.

A história do Johnny Cupcakes começou quando ele era um adolescente e quis ganhar uns trocos extra. Como qualquer grande empreendedor que se preze, comprou doces em grandes quantidades e começou a vender na escola que frequentava; houve uma altura em que já vendia tanto que quase levou o bar da escola à falência. Ia sendo expulso também por outros negócios que fazia paralelamente (não, não era de droga). Logo aqui nota-se uma propensão para o negócio e já se adivinhava algo grande para este rapazito com aspecto geek; esta situação manteve-se durante alguns anos e embora tenha entrado para a faculdade acabou por desistir para abraçar outros projectos. Começou por trabalhar a fazer pins e a estampar t-shirts numa empresa (isto lembra-me alguém...hmmm!!). Como tem um nome que dá para brincar parece que começaram a chamar-lhe Johnny Cupcakes (por alguma razão parva ... enfim). Também só porque sim e porque já trabalhava numa empresa que fazia t-shirts personalizadas, acabou por fazer a estampagem de algumas t-shirts para ele com um design muito simples. Como é sempre preciso uma grande estrelinha para estas coisas, teve a sorte de as pessoas amarem as t-shirts e as poucas dezenas de t-shirts que fez acabaram por ser vendidas no mesmo dia em que as colocou à venda. Isto deu-lhe de imediato dezenas de ideias (e algum capital instantâneo), empreendedor como é...

Colocando em fast forward porque não é preciso contar a história da vida inteira do rapaz, vamos até à parte que interessa. Como ele promoveu a Johnny Cupcakes sem publicidade e investimento!

.

Todos sabemos que não há melhor publicidade que a publicidade de boca-a-boca. A Maudlin Merchandise esteve 3 anos sem fazer publicidade e a confiar exclusivamente no boca-a-boca e podemos dizer que resulta! Ainda hoje 50% dos nossos trabalhos são ou de clientes que vieram por parte de outros com quem já trabalhámos anteriormente ou clientes com que já trabalhamos desde o inicio da empresa e pouca ou nenhuma publicidade fazemos (temos um orçamento de 50€/mês para publicidade, o que é 1% em relação a alguma da nossa concorrência directa.

O Johnny é viciado em qualidade. Desde a estampagem até às t-shirts, passando pela embalagem (já falámos sobre a importância da embalagem), ele acredita que a diferença está nos detalhes. Nós não poderíamos concordar mais. Algo que ele faz e que aumenta a expectativa dos clientes é colocar sempre um presente nos envios. Desde cromos coleccionáveis (alguns relativamente valiosos) até pastilhas elásticas e.... sim, dinheiro!! Não passa pela cabeça de ninguém, mas as pessoas realmente ficam em êxtase para receber as t-shirts encomendadas quando sabem que vão receber mais qualquer coisa extra/grátis e que vai ser fantástico.

O Johnny teve a sorte de fazer parte de uma banda e de esta "explodir" na altura em que começou a marca de roupa. Isto fez com que passasse muito tempo em viagem e que tivesse hipótese de vender as t-shirts em concertos por onde quer que passasse (estranhamente, a Maudlin também começou um pouco assim ...). Como é preciso um pouco de sorte e MUITO trabalho, ele pouco dormia durante as tours porque além de ter de fazer o som durante a tarde e tocar à noite (para não falar do tempo em viagem durante a manhã e a tarde) ele ia sempre que possível a lojas por todo o país para ver se alguém lhe queria vender as t-shirts. Levou muitas negas (como nós sabemos que acontece sempre), mas também teve a sorte de algumas lojas aceitarem vender as t-shirts. Com as peças um pouco por todos os Estados, a coisa começou a crescer.

Foi nessa altura que também criou e lançou o website da empresa (penso que foi um erro tê-lo lançado tão tarde ... na nossa lista de coisas a fazer, lançar um site está no topo!). Foi sem dúvida uma altura de profissionalização da empresa porque foi nessa altura que ele foi "forçado" a abandonar a banda e os projectos paralelos para se dedicar 100% à Johnny Cupcakes.

Com o Johnny é tudo sobre a experiência! Por isso mesmo ele abriu várias lojas nos USA que parecem pastelarias. O nome da empresa também ajuda à mística que se criou em torno da marca! E a "fanbase" dele cresceu tanto que até pessoas da Austrália vão de propósito aos USA para lhe comprar as t-shirts exclusivas que ele vende na loja! Não é para qualquer um, de facto.

Algo por que o Johnny prima é pela comunicação. Ele é capaz de passar horas a fio a falar com todos os clientes que passam pelas lojas e dá sempre o toque pessoal a tudo o que faz.

Outra coisa que ele faz fantasticamente bem é marketing. Actualmente ele aluga um cinema uma vez por mês para passar filmes dos anos 80; à volta de tudo isso ele cria também uma experiência fantástica. Os bilhetes são baratos, tem t-shirts exclusivas à venda e oferece pipocas, cupcakes (claro) e há imensos jogos para se ganhar prémios. Quem poderá resistir a algo assim?

Resta dizer que ele já recusou ofertas megalómanas pela marca de roupa por parte dos grandes tubarões da industria têxtil.

Hoje ele emprega a mãe, o pai, a irmã e os amigos mais próximos. Quem de nós não gostaria de poder fazer o mesmo? Está nos planos da Maudlin tornar a empresa um pouco mais familiar, empregando no futuro alguns dos nossos grandes amigos e que nos apoiaram desde o inicio sem pedir nada em troca (mas como somos simpáticos sempre lhes pagámos a pão e água)!

Johnny Cupcakes

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos