Como gerir pré-encomendas

Recuperando um dos nossos tópicos favoritos, vamos falar um pouco sobre marcas de roupa e - especialmente - sobre uma recente tendência um pouco por todo o lado.

De acordo com a perda de capacidade financeira dos nossos clientes portugueses, notamos que cada vez apostam mais em preorders/pré-encomendas. Não será necessário explicar a ninguém o que são pré encomendas, mas apenas de forma muito simples, vamo-lo fazer e referir algumas vantagens e desvantagens.

As pré encomendas são uma clara forma de qualquer marca de roupa obter uma base de clientes com interesse em adquirir uma determinada peça. Isto assegura logo à partida uma base de vendas, significando que não há tanto risco no investimento feito. Ora, isto é bom, certo? Talvez...sobre certas condições........ somos cépticos!

Atenção, não estamos a dizer que é uma má táctica, bem pelo contrário, mas terá de ser utilizada apenas em determinadas condições e nunca - NUNCA - como uma norma.

QUANDO UTILIZAR PRE ENCOMENDAS!

O sistema de pré encomendas não pode ser utilizado a torto e a direito, por tudo e por nada. É de facto uma boa opção se for utilizado com regras, mas não deve nem pode ser abusado. Então quando é que devemos utilizar as pré vendas?

.

1. Para premiar os seus fãs

Se já tiver uma marca mais ou menos estabelecida e com um público algo fiel, criar uma pré venda de UM design específico. Pondere criar a pré venda apenas para os subscritores da sua newsletter ou os seguidores do facebook. Isto fará com que os seus fãs se sintam especiais e sintam que lhes dá valor e que têm algo quase exclusivo. Esta é uma táctica utilizada já há muitos anos muito músicos e bandas e sempre com resultados fantásticos.

Premeie estes fãs também com a entrega antecipada das t-shirts. Já que as reservaram primeiro, é sempre um bonito toque entregar a encomenda 1 ou 2 dias antes dos restantes.

.

2. Para aumentar a expectativa

Uma vez mais, se já tem uma base de fãs (ou não!), poderá pegar em um modelo da nova colecção a lançar e colocá-lo como pré venda. Desta forma saberá o que esperar a nível de procura para o resto do lançamento (se tiver uma colecção bem estruturada, esta deverá andar sempre à volta de um tema específico). Assim os seus clientes também lançam um burburinho e começam a opinar sobre o que poderá estar a chegar. Isto é bom, aproveite!

 .

 

QUANDO NAO UTILIZAR PRE ENCOMENDAS!

Estes são alguns dos erros mais comuns que as mais jovens marcas fazem. São atitudes compreensíveis, devidas à falta de experiência, à vontade de criar uma marca de roupa e à falta capital para investir inicialmente.

.

1. Lançar uma colecção inteira através de pré-encomendas

Este é um erro TÃO COMUM que até dói. As pré encomendas deverão servir para medir a aceitação de determinado design e para ir tendo desde o início uma pequena base de venda para recuperar o investimento da primeira compra. As pré-encomendas NUNCA deverão existir para comprar todas as peças da colecção (nem mesmo de um determinado design).

Este é um erro que tem um potencial de criar problemas tremendos ao ponto de a colecção nunca ver a luz do dia e de perder toda a base de fãs.

Ponto 1! Imagine que quer lançar 3 imagens mas não tem capital para investir. Tendo em conta que o nosso mínimo de produção para serigrafia são 20 unidades por imagem, estamos a falar inicialmente de 60 peças. Consegue pelo menos 30 ou 40 pré encomendas para cobrir os custos de produção?

Ponto 2! Indo pelas quantidades mais baixas (20 peças de mínimo), juntando etiquetas, sacos individuais e mais um ou outro extra, a sua margem de lucro será mínima, se é que não é nula. Não é exequível como negócio! E vai ter tanto trabalho, dores de cabeça, etc, para no fim apenas ter dinheiro para uma cerveja? Não deverá ser esse o seu modelo de negócio. 

Ponto 3! Quanto tempo tem de esperar até conseguir no mínimo 30 ou 40 pré encomendas? 1 semana? 1 mês? Lembre-se que a juntar ao prazo que dá aos seus clientes para as encomendas, ainda terá de juntar o prazo de produção e de expedição da mercadoria. Partindo do princípio que dá 2 semanas aos seus clientes para as encomendas, quando lhes entregar a mercadoria já terá passado quase 1 mês desde as primeiras reservas. Alguém falou em perder clientes? hello? Corre o sério risco de os seus clientes já nem sequer se lembrarem da encomenda feita ou simplesmente desistirem.

.

e finalmente...

Ponto 4! Tem portanto 3 imagens que acha fantásticas mas só consegue pedidos suficientes para produzir uma. O que acontece às restantes? Cancela os pedidos dos seus clientes? Balde de água fria!! Faz o trabalho com qualidade inferior (transfer digital)? POR FAVOR NÃO! Acaba por ter duas opções, nenhuma delas confortável. Ou cancela esses dois trabalhos e tem um problema gigante de PR para resolver ou então... ou então nem sei!

.

Como vê, apenas pelo ponto 3 e 4, encontramos aqui um enorme potencial para o desastre; verá a sua marca lançada pela lama ainda antes do lançamento.

Se há algo que não se faz (e este é o ponto MAIS IMPORTANTE de qualquer negócio) é desrespeitar e desiludir os seus clientes. Se tem quem esteja disposto a dar dinheiro por uma t-shirt sua, tem obrigatoriamente de a entregar - e de uma forma rápida. Nunca poderá nunca demorar 1 mês a entregar as pré encomendas; não poderá chegar ao final e dizer que afinal determinado modelo não será lançado.

.

.

Se quer o nosso conselho.. tenha calma! Planeie, junte capital para fazer tudo em condições. Não há pior que uma marca toda "mal amanhada". Se é para fazer algo, que o faça em condições.

Trabalhe nos melhores designs possíveis, faça estudos de mercado e junte dinheiro.. se não tem capital para lançar 3 modelos de inicio, coloque um em pré encomenda, veja a aceitação e vá encomendando também os outros com o dinheiro que já juntou. O mais importante é fazer as coisas com cabeça.

Como pôde ler (e hoje foi um texto grande!), um sistema de pré encomendas é um pau de dois bicos. Se for feito em condições pode ser uma boa arma para aumentar o interesse na sua marca; se for feito em cima do joelho pode acabar por lhe causar problemas bastante sérios.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos