Como escolher um tecido biológico?

imagem de capa

Os tecidos biológicos vão muito para além do algodão orgânico. Se há alguns anos encontrar algum tecido eco responsável era difícil, hoje já temos muita escolha no mercado.

.

Vamos neste artigo conhecer alguns destes produtos:

.

Linho

A cultura de linho não necessita de irrigação: a planta do linho cresce naturalmente graças ao calor do sol e à água da chuva. Consumindo menos água, necessita apenas de um pouco de fertilizante e pesticida.

O linho é uma fibra vegetal integralmente biodegradável. Por conseguinte, os produtos fabricados a partir da planta do linho também são biodegradáveis.

A fibra de linho é a mais sólida das fibras naturais, pelo que permanece com um toque muito leve e extremamente suave. As fibras são muito robustas, em especial devido ao comprimento.

Assim, as peças de linho têm uma resistência e uma durabilidade muito elevadas.

.

Algodão Biológico

Os materiais, principalmente o algodão, presentes em muita da roupa que vendemos, resultam de uma produção biológica.

São ecologicamente cultivados de acordo com os referenciais GOTS e OCS.

Para não deteriorar os ecossistemas em redor dos campos de produção nem causar danos à biodiversidade de espécies animais, o algodão biológico é cultivado sem OGM.

Uma vez que a qualidade do algodão biológico é essencial, é importante que as marcas se aproximem das etiquetas mais rigorosas, que definem critérios ambientais de elevado nível ao longo de toda a cadeia de abastecimento de têxteis biológicos e também exigem o respeito de critérios sociais.

.

Tecido Modal

Esta fibra é obtida através da fiação de fibras de celulose de madeira, mais frequentemente madeira de faia. A celulose é uma substância orgânica que constitui as paredes celulares. A partir dessas fibras, o tecido modal é criado através da fiação.

Essas fibras não são sintéticas, mas fibras artificiais de origem vegetal. Através deste procedimento e desta composição, obtemos um material muito semelhante à viscose.

Mais liso, mais resistente e mais suave do que a viscose, o tecido modal é um material muito apreciado na produção de têxteis ecologicamente responsáveis. Graças ao reduzido impacto ambiental, é um dos materiais mais éticos e ecológicos.

O tecido modal possui muitas qualidades que o tornam um tecido muito suave e robusto, para permitir a concepção de peças confortáveis e resistentes.

As propriedades elásticas e estáveis do tecido modal permitem uma boa resistência ao calor.

.

Lyocell

O lyocell, também conhecido como a marca Tencel, é uma fibra vegetal ecológica criada a partir da polpa de madeira de eucalipto, bambu ou árvores de folha caduca, tornando-o uma fibra artificial ecológica com 100% celulose. O lyocell também constitui uma excelente alternativa à viscose, pois protege mais o ambiente.

Por conseguinte, o lyocell é um material ecológico produzido a partir da polpa de madeira e de um solvente não tóxico. Muito apreciado no sector têxtil pelas suas propriedades respiráveis e resistentes, o lyocell é comparável à seda e pode, por vezes, ser denominado seda vegetal.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos