Como funcionam as certificações OCS e GOTS?

As emissões anuais da indústria têxtil ascendem a 1,2 mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa.

Matérias-primas, solos, água: uma gestão incorrecta dos recursos tem repercussões alarmantes para o ambiente. Para não falar do facto de que, neste sector, os direitos fundamentais dos trabalhadores nem sempre são respeitados.

Esta situação faz com que cada vez mais intervenientes tomem consciência da situação. Os produtores, as marcas e os distribuidores estão cada vez mais conscientes do nosso papel na vontade comum de reduzir o nosso impacto ambiental.

Entretanto, os padrões de consumo e as expectativas dos consumidores estão a mudar: os clientes procuram produtos mais sustentáveis e, sobretudo, mais transparência por parte de todos os intervenientes na indústria têxtil.

Este facto levou à certificação OCS (Organic Content Standards) e GOTS (Global Organic Textile Standards) para garantir que foram implementados processos de produção, concepção e distribuição mais responsáveis. Por último, estas certificações (ou rótulos) são a prova de um verdadeiro e autêntico compromisso ambiental e social.

Os rótulos GOTS e OCS são emitidos por organismos de certificação e, mais importante: de forma independente e imparcial!

Qual é o objetivo da Certificação OCS?

Para quem e para quê?

A certificação OCS aplica-se a todos os produtos não alimentares que contenham pelo menos 5% de materiais orgânicos. Esta certificação foi desenvolvida e é regularmente atualizada pela organização Textile Exchange, que detém a norma.

Qual o objetivo principal?

Permitir o rastreio transparente, independente e completa das matérias-primas orgânicas de um produto.

Como?

Através do controlo da origem das matérias-primas até ao produto acabado, auditado e certificado por uma terceira parte, como a Ecocert, em cada etapa do processo.

É importante mencionar que o OCS não certifica a matéria-prima em si: ela deve ser verificada de forma independente para ser reconhecida como orgânica.

O que é que a certificação OCS garante?

- A presença e a quantidade de fibras orgânicas na composição de um produto;

- Uma certificação imparcial e credível para cada etapa da cadeia;

- O rastreio dos produtos, desde a exploração agrícola até ao produto acabado;

-O compromisso das partes interessadas (produtores, fornecedores, distribuidores, etc.).

Uma vez certificados, os artigos em questão podem ostentar o logótipo OCS que comprova a sua conformidade com os requisitos deste rótulo. E, consoante a proporção de matéria orgânica na composição final do produto (para os têxteis, falamos de "fibras orgânicas"), existem dois níveis de certificação OCS:

Nível 1: OCS 100

O produto contém mais de 95% de fibras orgânicas certificadas e menos de 5% de fibras adicionais.

Nível 2: Mistura OCS

O produto contém entre 5 e 95% de fibras orgânicas certificadas.

Qual é o objetivo da certificação GOTS?

Para quem e para quê?

A certificação GOTS é atualmente a certificação mais completa para um artigo têxtil. As suas especificações incluem dimensões ambientais, químicas e sociais, bem como um requisito de qualidade. Abrange toda a cadeia, desde a colheita das matérias-primas até à etiquetagem do produto acabado. Os produtos têxteis fabricados a partir de, pelo menos, 70% de fibras naturais orgânicas certificadas são elegíveis para a certificação GOTS.

Qual o objetivo principal?

Garantir a qualificação "biológica" das fibras utilizadas em todas as fases (colheita, fabrico, embalagem, etiquetagem, venda) e certificar a existência de "processos de produção socialmente responsáveis e respeitadores do ambiente".

Como?

Todas as fases são auditadas e controladas e devem respeitar princípios rigorosos: cultivo das fibras, direitos dos trabalhadores, gestão das águas residuais, tipo de rotulagem, etc. Mesmo as fases como a tecelagem, a fiação e a tinturaria são controladas por um organismo terceiro independente, como a Ecocert.

O que é que a certificação GOTS garante?

- Pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas;

- Condições de trabalho e direitos sociais de acordo com as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT);

- Certificação imparcial e credível para cada participante da cadeia;

- A ausência de fatores de produção prejudiciais à saúde dos trabalhadores e dos consumidores.

Os produtos certificados podem então exibir o rótulo GOTS, que também tem dois níveis:

Nível 1: têxteis orgânicos com 95 a 100% de fibras orgânicas certificadas

O produto contém mais de 95% de fibras orgânicas certificadas e menos de 5% de fibras artificiais ou sintéticas

Nível 2: têxteis com 70% a 94% de fibras orgânicas certificadas

O produto contém mais de 70% de fibras orgânicas certificadas e menos de 30% de fibras não orgânicas

Destas fibras não orgânicas, não pode haver mais de 10% de fibras sintéticas se as matérias-primas utilizadas não forem orgânicas certificadas, provenientes de um programa de gestão florestal sustentável ou recicladas.

Rótulos OCS e GOTS e algodão em conversão

Já publicámos um artigo sobre o algodão em conversão que pode consultar se o tema lhe interessar, mas é importante que o discutamos aqui.

Os rótulos OCS e GOTS encorajam, reconhecem e consideram as fibras naturais no processo de conversão orgânica. Esta é uma boa notícia, pois sabemos que apoiar as explorações agrícolas em transição para a agricultura biológica é uma forma de ajudar na implementação de práticas agrícolas razoáveis e sustentáveis.

A diferença em relação ao algodão orgânico certificado é que, enquanto as fibras não forem certificadas como orgânicas, o conceito de "conversão" deve ser especificado nos rótulos.

A nossa iniciativa na Maudlin Merchandise

No âmbito de uma estratégia de compromisso global, na Maudlin, queremos alargar as iniciativas sustentáveis, desde a produção até ao tipo de produtos para venda. Uma oportunidade para promover as nossas abordagens, oferecendo transparência aos clientes e consumidores finais.

Assim, além de nos tornarmos mais responsáveis na personalização de roupa, também procuramos trabalhar com marcas que nos possam oferecer produtos com certificações como a OCS e a GOTS, como é o caso da Kariban ou da Native Spirit, para que sejamos um caminho para o crescimento desta luta pela sustentabilidade do Planeta Terra.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos