Aproxime-se dos seus clientes

Este artigo continua a fazer parte de uma série de artigos criados exclusivamente a pensar em quem está a iniciar uma marca de roupa. Nesta série de artigos falamos sobre os mais variados temas relacionados com marcas de roupa; como se aproximar dos seus clientes (neste artigo), a que preço vender as suas peças, a melhor plataforma para vender t-shirts online, como se destacar pela diferença, entre muitos outros tópicos de valor inestimável para o seu negócio.Com a Web 2.0 e o surgimento como cogumelos de redes sociais (e vários milhões de pessoas a utilizá-las em Portugal), surgem também oportunidades únicas para se aproximar dos seus clientes.

Ainda somos do tempo em que a Internet não existia em muitos lares e escritórios ou existia apenas por modem analógico de 56k e muito pouca gente tinha acesso a ela. Na altura o contacto com o cliente era exclusivamente feito por telefone ou por carta, sendo necessário gastar imenso dinheiro em seguimento de clientes e mais ainda em captação de novos. Muitos negócios que hoje consideramos como normais não eram minimamente concretizáveis (como o nosso, que é assente essencialmente na Internet); as marcas de roupa de hoje são um excelente exemplo disso mesmo. Sem a Internet apenas pessoas com grandes recursos conseguiam vender as peças em lojas ou então faziam-se baixas quantidades para vender a amigos e familiares, o que não era de todo ideal nem dava a motivação necessária para que uma pessoa pudesse desenvolver a sua marca de roupa. Os programas de edição de imagem também eram extremamente arcaicos, muitos ao nível do Microsoft Paint e as estampagens das t-shirts eram de qualidade algo inferior.

No século XXI as coisas estão muito mudadas e existe agora uma oportunidade única para se aproximar dos seus clientes e estar em contacto directo, 24 horas por dia com pouco ou nenhum esforço. Isto cria oportunidades de negócio quase sem limites!

Já aqui falámos da importância das redes sociais num negócio e que não podemos depositar nelas confiança cega nem o futuro do nosso negócio. Realçamos no entanto que é extremamente importante estar presente nas redes sociais como forma de manter contacto com os seus clientes (aconselhamos essencialmente o Facebook e o Twitter, pois são as redes sociais com maior número de assinantes, onde estes passam mais tempo e aos quais dão mais atenção), mas dificilmente irá ter possibilidade de gerar novo negócio a partir destas plataformas, a não ser que se encontre num nicho muito específico e consiga tratar estes sites por "tu", que é como quem diz, necessita de ter capacidades muito acima da média e imenso tempo livre para trabalhar bem estas plataformas.

.

» Recomendamos acima de tudo que crie o seu próprio site. Poderá configurá-lo de forma a que incorpore uma caixa para o facebook e outra para o Twitter, tal como nós temos no nosso blog. É uma forma não invasiva de conseguir seguidores e tem a certeza que são pessoas que se interessam pelo seu negócio e que poderão vir a ser clientes no futuro se já não o forem actualmente.

.

» Ainda com o seu próprio site, há várias formas de se aproximar dos seus clientes, ainda que indirectamente. Uma boa opção será colocar uma secção de notícias na página principal onde casualmente poderá falar um pouco sobre os projectos da sua marca de roupa, o que está a ser feito e os seus planos planos para o futuro. Isto dará uma sensação de afinidade ao seu cliente e uma vontade maior de comprar as suas peças no futuro. Se a estrutura do seu site não se adequa com uma página dedicada a notícias, faça como nós e crie um blog. O wordpress é free source e vem pré-instalado em grande parte dos servidores de nível profissional.

.

» Aproveite as redes sociais para enviar promoções exclusivas aos seus seguidores. Será uma forma de captar novos utilizadores e de ter uma maior aproximação com eles. Também poderá aproveitar esta plataforma para enviar fotos parciais de desenhos que farão parte da sua futura colecção de forma a aguçar o "apetite" dos seus clientes. Eles poderão também opinar nas suas criações de forma a melhorá-las até à versão final.

.

» Escolha uma tribo, um público alvo específico onde pensa que a sua marca se enquadra melhor e cole-se a ela. A Maudlin começou como marca de roupa mas entretanto tranformou-se numa empresa de estampagem têxtil dedicada exclusivamente a fazer merchandising de bandas. Colámo-nos a este nicho durante 2 anos e conseguimos criar uma base de seguidores muito fieis, tendo a certa altura praticamente o monopólio do merchandise de bandas. Faça o mesmo; escolha um nicho e explore-o ao máximo. Ainda há imensos com enorme potencial de rentabilização.

.

» Siga o exemplo do Johnny Cupcakes, uma das marcas de roupa indie mais famosas dos Estados Unidos e crie vídeos, tire fotos e documente a evolução da sua marca. É importante que as pessoas vejam que se preocupa com a imagem que passa para o exterior e decerto receberá comentários muito interessantes com os seus vídeos. Um bom truque é incluir imagens com outras pessoas que vai conhecendo e que de alguma forma o ajudam no seu trabalho. Estas pessoas ficarão agradecidas e poderão recomendá-lo a amigos, divulgar os seus vídeos, etc... é boa publicidade!

.

.

O que acha do que lhe falámos hoje? Concorda que a aproximação aos clientes é importante ou acha que não é algo imprescindível para ter sucesso?

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Uma resposta

  1. Realmente,
    Ter uma boa relação com o cliente é essencial para o seu negocio.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos