Quando entrei no mercado, em 2006, tínhamos uma opção. Algodão.
As t-shirts eram de algodão, os pólos também. Havia uma excepção, as camisolas (sweatshirts) que eram 80% algodão e 20% poliéster.
Entrando em 2019, nada mais é o que era. Temos t-shirts de poliéster, pólos de poliéster (ou mistura de algodão e poliéster), sweatshirts com cada vez menos algodão (já vemos no mercado camisolas com 35% algodão). Começa a ser um pouco caótico..
2021 a chegar e começamos a folhear os catálogos. Novas mudanças. Cada vez mais vemos opções em algodão orgânico, algodão reciclado e poliéster reciclado. A sustentabilidade e a ecologia são cada vez mais importantes no mercado e os têxteis promocionais não são excepção.
.
A Maudlin Merchandise tem uma ampla gama de roupa ecológica, incluindo artigos em poliéster reciclado. Estes artigos são extremamente interessantes já que a sua produção recorre - maioritariamente - a um número considerável de garrafas de plástico reciclado. Cada garrafa utilizada e reciclada, é menos uma garrafa que acaba num aterro. Atendendo que há artigos com até 9 garrafas recicladas, é uma óptima notícia.
.
Marcas como a B&C têm novas linhas de roupa totalmente ecológicas como as camisolas com 80% algodão orgânico e 20% poliéster reciclado.
.
Também a Sol's optou por lançar este ano APENAS artigos ecológicos, com o compromisso de substituir os não ecológicos que já estavam em catálogo nos próximos anos. Novas marcas como a Native Spirit - novidade no mercado nacional - vêm agora revolucionar o mercado com linhas inteiramente ecológicas e cortes muito modernos.
.
A nível produtivo, em 2021 optámos por acrescentar mais potência fotovoltaica às nossas instalações para aumentar o consumo de energia gerada localmente. Trocámos o nosso contrato de eletricidade para que seja utilizada apenas energia 100% verde. Um pequeno passo para uma maior sustentabilidade da produção têxtil.