Dia do Pai e Dia da Mãe - Como aumentar as vendas? Pt.1

imagem de capa

Estamos a meio de Março e acabou agora mesmo a correria para estampar e entregar as encomendas de roupa personalizada para o dia do pai.

Enquanto estamparia têxtil temos muitos clientes que trabalham muito nesta fase do ano como a tatabitata ou a Moment of Dreams. Ambos são clientes regulares de camisolas personalizadas e ambos vêem um crescimento grande de vendas em alturas específicas do ano como o dia do pai ou o dia da mãe.

 

Voltando à premissa inicial e à correria que foi com o dia do pai, lembrei-me de algumas experiências que tenho feito com anúncios do Facebook. Lembrei-me igualmente de alguns ensinamentos que recolhi num curso sobre marketing digital há alguns meses e de uma ferramenta extremamente interessante que os anúncios do Facebook proporcionam para segmentar quase à perfeição este tipo de mercado.

 

Neste artigo vou-te dar DE GRAÇA e de mão beijada aquilo que muitos perderiam horas a descobrir ou centenas de euros em cursos para aprender.

 

Eu sei que muito pouca gente investe em anúncios ou publicidade paga, mas se há alguma fase do ano para o fazer, é em datas especiais.

 

Eis as alturas em que eu faria publicidade paga no Facebook:

  • Dia do Pai
  • Dia da Mãe
  • Dia da Criança
  • Dia dos Namorados
  • Natal

 

Poderá haver mais algumas datas específicas em que as pessoas procuram t-shirts ou outra roupa personalizada, mas estas datas são de uma garantia enorme em termos de procura e venda.

 

Como investir de forma certa o teu dinheiro?

A partir daqui vamos a uma mescla de print screens e texto para que percebas passo a passo que optimizações utilizar para conseguires um melhor resultado e atingir o público alvo que procuras.

 

 

  1. Escolher o tipo de anúncio que queres apresentar

Aqui será uma escolha pessoal. Há quem venda por catálogo, há quem direcione para um site específico e há quem venda por mensagem privada. Qualquer uma destas opções pode ser escolhida na altura de criar publicações pagas no Facebook.

 

Para efeitos de simplificação, vamos assumir que recebes os teus pedidos por mensagem privada. Escolhe portanto a opção "mensagens".

 

2. Criar audiência (as pessoas a quem queres mostrar a tua publicação)

Vamos pegar no exemplo do dia do pai e andar umas semanas para trás. Vamos pensar um pouco em quem vai comprar a roupa do dia do pai. É o próprio pai? É o/a filho/a? É a mãe? Poderei estar enganado, mas vou assumir que normalmente é a mãe quem trata dessas coisas. Vou também assumir que quem gosta de comprar t-shirts personalizadas (e vejo muitos trabalhos em que é feita a t-shirt do pai e o filho) é jovem e tem até 35 anos.

 

Já aqui temos algumas segmentações que podemos fazer:

  • Mulheres
  • Até 35 anos
  • Com filhos pequenos (até 12 anos - baseado em experiência)

 

Sabendo que os anúncios do Facebook para Portugal começam com cerca de 6.3 milhões de potenciais compradores, vamos agora segmentá-los (limitá-los) utilizando esta informação.

 

Ao escolher "mulheres" entre os "20 e 35 anos" em "Portugal" e que falem "Português de Portugal", limitamos de imediato para pouco mais de 1 milhão de potenciais compradores. Ainda assim, este é um número enorme e que é impossível de atingir sem um orçamento megalómano.

 

Vamos segmentar um pouco mais.

  • Procuramos mulheres com filhos até aos 12 anos

 

De mais de um milhão de pessoas, atingimos agora apenas 28.000 pessoas. Não esquecer que neste momento já falamos de mulheres entre os 20 e os 35 anos, com filhos entre os 0 meses e os 12 anos.

 

Se 28.000 pessoas já te parece pouco, podes abranger um pouco mais o teu alvo. Neste caso escolhi também pessoas com interesse em parentalidade, já que normalmente são pessoas com filhos.

Desta forma já atinges pouco mais de meio milhão de portuguesas com filhos até aos 12 anos.

 

Ainda podemos voltar a limitar, tendo em conta o estado civil (solteira, casada, em união de facto, etc). Apenas utilizo esta segmentação para eliminar pessoas que são "separadas", "divorciadas" ou "viúvas". Estou a assumir que são 3 grupos de pessoas que não têm interesse em comprar roupa do dia do pai.

 

Chegamos então ao final da nossa segmentação. Só para recapitular, temos então:

  • Mulheres
  • Até 35 anos
  • Com filhos pequenos
  • Interessadas em maternidade
  • Numa relação, casadas, em união de facto, noivas

 

Num total de 300.000 pessoas. Parece-me um número muito interessante para começarmos! Poderíamos aumentar a idade mínima para 24 anos (unicamente devido a um eventual aumento do poder de compra a partir desta idade), limitando a 250.000 pessoas. Aconselho-te a pesquisares um pouco mais nos comportamentos e demografia já que ninguém melhor que tu conhece os teus próprios clientes.

Podes inclusivamente de forma ativa excluir determinados tipos de pessoas a quem não queiras vender. Deixo à tua consideração esta parte.

 

Por agora, ficamos por aqui, que o artigo vai longo e convém ter material para uma segunda parte onde vamos falar sobre o orçamento, duração da publicação paga e o tipo de imagem e texto a usar. Todos estes pontos serão igualmente importantes na altura de fazeres a tua campanha patrocinada.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos