Marcas de Roupa, Perguntas Frequentes, Vídeos

Têxteis Promocionais ou Confecção? Qual o melhor para a minha marca?


.

TRANSCRIÇÃO

.

Olá pessoal. Daqui é Jorge Vieira com mais um vídeo para a Maudlin Merchandise.

A Maudlin é uma estamparia têxtil, nós fazemos t-shirts, pólos, sweats, um pouco de tudo desde que seja têxtil com bordado ou estampagem. Fazemos serigrafia, impressão direta, flex, uma série de coisas.

.

E eu hoje queria-vos falar sobre confecções e porquê nós devemos utilizar marcas de têxteis promocionais e não ir às confecções de roupa.

.

Razão número 1.

Quantidades mínimas. Quando vamos a uma confecção, nós vamos fazer centenas ou milhares de peças. Há todo ali um trabalho gigante que demora tempo, custa muito dinheiro que é fazer uma t-shirt de raiz. Nós não chegamos a uma confecção e dizemos “olhe, quero 50 t-shirts” e está feito. Não. Temos de lá ir, temos de fazer desenhos, temos de fazer a peça, testar, ver se queremos um bocadinho mais apertado, um bocadinho mais largo, com a manga mais comprida ou mais curta.

.

É assim, dá para fazer muitas coisas diferentes e quando tens uma ideia na tua cabeça e sabes exactamente aquilo que queres, sem dúvida vai a uma confecção. Prepara-te é para ficares assustado ou assustada com os valores que te vão apresentar. Porque não é só estalar os dedos e já tens uma t-shirt feita. Como estava a dizer, tens imensos ajustes. Queres ajustar ao teu corpo, depois queres ver se ao teu amigo, se ao teu vizinho fica bem, tudo isto necessita de várias iterações, várias variações da mesma t-shirt e isso demora muito tempo e custa muito dinheiro.

Por isso temos as marcas promocionais que, por si só, já estão preparadas para isso. Esse trabalho já foi todo feito. Não foi com o teu corpo ou o do teu amigo em mente mas, por exemplo na Mukua e na TH Clothes já foi com o corpo tipo, típico dos portugueses em mente. Ou seja, são peças de roupa que logo à partida nos vão cair bem.

.

Isto é o um S. Eu sou um bocadinho mais pequeno, deveria estar a usar até um XS mas é algo que fica mais ou menos bem. Não é um saco de batatas e tem qualidade.

Este é um dos pontos que muitas vezes se diz “ah, é promocional, é barato”. Não é bem assim. Isso era talvez há 15 anos, há 20 anos, que era uma t-shirt rectangular, saco batata e estava feito.

Hoje já não é bem assim. As marcas já apostam em qualidade e daqui a bocadinho já vos vou mostrar porque é que eu digo isto, porque realmente é algo que já não é só para o mercado promocional. Já há muitas marcas de roupa a utilizar estas t-shirts, mesmo aquelas marcas internacionais, grandes, que nós nunca diríamos, algumas delas usam t-shirts promocionais.

.

Bom, por isso, já falámos aqui das quantidades mínimas. 1 unidade ou centenas ou milhares, sendo que esta uma unidade fica-te mais barata do que se fizeres centenas numa confecção, ou seja, há esta questão do preço também. As promocionais são mais baratas porque são feitas com dezenas ou centenas de milhares de uma só vez. Há ali a economia de escala a funcionar. Se fores tu, como pessoa independente, como marca independente, não tens essa vantagem por isso vai sempre sair muito mais caro.

.

O tempo despendido já foi falado também então, são meses ao longo de todo o processo. É para o corte, para testes, depois vais querer ver como funciona com as lavagens vais querer ver cores, tamanhos e cada tamanho é um modelo diferente porque cada tamanho tem de ser ajustado às tuas especificações, é um bocadinho complicado. E no final disto tudo ainda vais ter de fazer o controlo de qualidade de todo o material. Ou seja, vais ter aqui situações em que vais ter de ver peça a peça os primeiros lotes e ver se está bom, se não está, falar com o fornecedor, voltar a devolver e tudo isto vai demorar tempo, vai ser dores de cabeça e, a menos que tu planeies fazer disto a tua vida, a tua profissão a tempo inteiro, não vais ter tempo de fazer isto tudo.

Por isso, com uma marca promocional já vais conseguir fazê-lo e de uma forma muito fácil que é só chegar o material, alguém já o confirmou por ti, já viu aquilo tudo, se está tudo direitinho. E isto é muito importante.

.

Lá está, é um all in one, é um pacote completo. Todo o trabalho de preparar a peça, o trabalho de design, o trabalho de produção, de controlo de qualidade já está feito. E isso poupa-te tempo, poupa-te dinheiro, consegues chegar ao mercado em duas semanas em vez de dois meses, dá-te mais tempo para te preparares para fazeres outras coisas para o marketing, para promoveres a marca, há aqui uma série de coisas que ficas a ganhar realmente se usares marcas promocionais.

Bom, e agora eu tenho aqui uma segunda câmara em que vos vou mostrar o porquê que marcas promocionais são uma boa opção.

.

Hoje em dia - como eu estava a dizer, já não temos aquele saco de batata, nós já temos aqui alguns modelos com cortes diferentes, com pormenores muito específicos.

Esta t-shirt é triblend. É algo que está na moda e que está a entrar e irá entrar muito nos próximos anos, tudo isto com um corte e acabamentos específicos e muito bons. Com costuras muito bem feitas e, já preparado para levar a tua marca. Ou seja, esta t-shirt já tem aqui o tamanho e podes estampar aqui o teu logótipo, sendo que também tens aqui por dentro a segunda etiqueta com todas as informações que precisas de colocar de forma legal.

.

Este é só um exemplo, uma t-shirt Dynamic da Mukua. Temos aqui um outro, da JHK, também - podemos ver aqui - tem um corte completamente diferente. Fazeres isto em confecção é uma coisa muito difícil, vai demorar muito tempo e a verdade é que com estas marcas consegues atingir os teus resultados muito mais facilmente e muito mais rapidamente.

.

.

Bom, se tu discordas de mim, diz-me alguma coisa, comenta abaixo, tenho todo o prazer em discutir contigo e quem sabe se não mudo de ideias.

E por agora é tudo, muito obrigado e até ao próximo vídeo.

Artigos Relacionados

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.