Marcas de Roupa, Perguntas Frequentes

Requisitos legais para montar uma marca de roupa


A Maudlin gosta de dar a devida atenção aos seus clientes e leitores do seu blog, por isso vamos aqui esclarecer algumas dúvidas que nos chegaram através de um comentário num dos nossos posts. O que fazer para montar uma marca de roupa é uma dúvida que muitos dos nossos leitores têm, por isso vamos ajudar da melhor forma possível aqueles que querem ser nossos parceiros neste fantástico mercado.

Ao contrário do que possam pensar, não são apenas as grandes e famosas marcas a conseguir sobressair no meio do mercado mundial, existindo muitas marcas de baixa dimensão que estão a crescer e a conseguir marcar pela diferença, levando muitos seguidores a comprar as suas peças, fazendo assim com que a linha de roupa tenha sucesso financeiro e em relação aos seus clientes e ainda consiga alcançar os objectivos do seu criador.

.

Antes de iniciar a criação da marca de roupa

Antes de avançar para a criação da marca propriamente dita é importante ter em consideração alguns pontos fulcrais para garantir que os objectivos são cumpridos e o sucesso é alcançado.

Em primeiro lugar é importante definir metas e objectivos, seja a curto, médio e longo prazo, pois são estes objectivos concretos que vão fazer com que lute para os alcançar e assim conseguir sempre chegar ao nível que tanto anseia. Apesar de ser importante definir objectivos, é importante também saber quais são os caminhos que deseja percorrer inicialmente, definindo o seu público-alvo, as motivações que levaram a criar a marca de roupa, a utilização dos seus designs, os próprios designs, etc.

Uma marca deve ser sempre acompanhada de uma imagem forte, por isso se pensa criar e lançar uma marca de roupa é importante que o faça com toda a força possível, marcando posição com uma imagem forte e exclusiva. Mesmo que tenha que adquirir os serviços de um designer profissional para a criação de toda a imagem da marca, dos designs da roupa a comercializar, das peças de marketing, etc., é importante que o faça com a segurança suficiente de que está a criar algo único, de qualidade e bastante original.

.

Criação da marca de roupa

Assim que tem os seus objectivos bem definidos, as ideias alinhavadas, começam as dúvidas da criação de marca. Um dos grandes problemas é a elaboração de um nome para a própria marca, no entanto existem várias opções que devem ponderar.

Se é o próprio designer da roupa, então poderá facilmente comercializar as suas peças criando uma marca de roupa com o seu próprio nome, assim estará a assinar todas as suas peças com o seu nome. No caso de não ser o criador das peças, poderá igualmente usar o seu nome, porém é mais comum encontrar um nome apelativo, original e moderno para a criação da sua marca de roupa. Geralmente as pessoas criam nomes estrangeiros para as suas marcas, mas nem sempre é necessário recorrer a estrangeirismos para ser original, basta para isso que encontre um nome original, pronunciável, memorizável e que seja relativamente curto.

Depois de ter o nome escolhido, a criação da identidade da marca é essencial para conseguir avançar para o passo do registo da mesma. Ao criar uma identidade irá associar uma imagem gráfica ao nome escolhido para a marca, sendo que uma imagem é muito mais forte que um nome, é importante registar a identidade em conjunto com o nome para garantir a legalidade de todo o processo.

.

No que diz respeito ao registo da marca, junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), existem alguns passos que devem ser feitos com a devida calma e sempre pelo titular da marca.

Inicialmente é feito um pedido de registo, através de um formulário especial que incorpora os seguintes elementos: nome e denominação social do requerente; profissão, nacionalidade e morada do requerente; produtos ou serviços da marca em questão e duas representações gráficas da marca em questão.

Depois de apresentado o pedido, é necessário aguardar cerca de 2 meses para a aprovação ou reclamação do registo da marca. No caso das reclamações é necessário serem feitas através do boletim correcto e no prazo máximo de 2 meses após a recepção do resultado.

Posteriormente, depois de apresentadas as reclamações se for necessário, o INPI vai fazer o exame à marca e ao grafismo apresentado, comparando com outras marcas registadas para o mesmo produto ou serviço e vai averiguar a validade do mesmo, sendo que só no final dessa avaliação é dado o resultado definitivo para o uso intenso da marca e do grafismo apresentado.

.

Promoção da marca de roupa

A promoção da sua marca de roupa é igualmente importante para conseguir atingir o nível de sucesso que tanto anseia. Nenhum cliente vai cair do céu e para conseguir chegar ao seu público-alvo é importante fazer promoção das peças junto do mesmo.

Se por um lado é importante manter a sua marca online, principalmente nos dias de hoje com tanta adesão nas redes sociais e nos websites, é igualmente necessária a divulgação e promoção da marca e das peças junto do público da região, criando promoções com flyers de divulgação e sempre junto dos residentes.

Lembre-se que para conseguir gerar um bom lucro é importante investir, investir em promoção e divulgação das suas peças, por isso, se ao início do negócio o lucro não for muito não se preocupe, é sinal que está a semear para mais tarde vir a colher os frutos do seu trabalho.

Artigos Relacionados

  • Como registei uma marca no INPIComo registei uma marca no INPI Nos meses finais de 2017 decidi lançar um novo projecto e considerei que o primeiro passo a tomar seria registar a marca. O nome já tinha história e tinha sido utilizado anteriormente, […]
  • Porquê utilizar etiquetas personalizadasPorquê utilizar etiquetas personalizadas Todos sabemos que as peças exclusivas e feitas por encomenda têm um valor muito mais elevado que as que simplesmente são compradas nas lojas onde centenas de pessoas vão e podem adquirir a […]
  • Imagens com Direitos de AutorImagens com Direitos de Autor Apesar das t-shirts exclusivas estarem cada vez mais na moda, é importante ter bastante cuidado com a utilização de imagens existentes na Internet, principalmente porque a grande parte […]

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba acesso a artigos e vídeos exclusivos para si
Endereço de Email
Nome

2 Comments

  • Reply rui jesus 02/09/2016 at 21:39

    bons conselhos para quem quer criar a sua marca ,

  • Reply Mussagi Saide 27/08/2017 at 10:08

    Bom dia, eu tenho uma marca que qurro lançar, mas ja dei uma cimulaçao com 10 t-sherts e 10 bones e tudo sai em dois dias.
    Agorra eu querro t-shertes, bones etc, de boa qualidade

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Receba Novidades via Email

    Inscreva-se na nossa newsletter e receba regularmente novos artigos e vídeos privados com informações exclusivas sobre como criar uma marca de roupa
    Endereço de Email
    Nome