Marcas de Roupa, Marketing

Como promover uma marca no Instagram


Depois do sucesso que foi a nossa publicação sobre como promover a tua marca no Facebook, este artigo é o próximo passo lógico a dar.

Acima de tudo, este artigo é um de aprendizagem. Vamos falar de Instagram e como podes e deves promover a tua marca nesta rede social.

 

Vou ser honesto, não sou o maior Instagramer que por aí anda. É uma rede social que aqui na Maudlin Merchandise gostamos bastante mas com a qual não temos muita experiência a trabalhar (apesar de publicarmos diariamente). Tenho muito que aprender e, por isso mesmo, não achei correto estar a fazer um artigo sobre algo que não domino.

 

No espírito deste blog - ser uma fonte de informação para marcas de roupa - perguntei a quem de facto utiliza o Instagram como fonte de vendas para me ajudar com dicas para quem pretende promover uma marca neste canal.

 

Aqui na Maudlin somos uns privilegiados. Todos os dias fazemos algo de novo e de diferente que podemos mostrar aos nossos potenciais clientes. Por termos trabalhos novos de forma diária, utilizamos o Instagram para demonstrar o que está a acontecer na empresa naquele dia.

Utilizando uma forma de comunicação divertida e "jovem", conseguimos atingir o nosso público alvo e conseguir novos seguidores de forma diária. Não massacramos todos os dias com o mesmo tipo de publicação e não andamos de forma activa à procura de vendas. É raro encontrarem alguma foto em que utilizamos a palavra "compra". O nosso principal foco no Instagram é o de usar como portfolio dos trabalhos que fazemos para nos posicionarmos no mercado que queremos focar e trabalhar.

Utilizamos também o Instagram para demonstrar a evolução da empresa. Como exemplo, colocamos fotos e vídeos das obras que fazemos ao armazém, das novas máquinas que nos chegam. Tentamos fazer com que quem está do outro lado sinta que está a acompanhar o crescimento da empresa e que faz (ou pode fazer) parte disso.

 

Consideramos que as hashtags são importantes mas tentamos não abusar delas (não colocamos em todas as nossas fotos a hashtag #serigrafia, por exemplo).

 

Uma das tácticas que tentamos utilizar com frequência é a de identificar os nossos clientes. Ao identificá-los, por vezes conseguimos partilhas da publicação e atingimos potencialmente muitos dos fãs desse mesmo cliente.

Um bom exemplo foi uma publicação que fizemos sobre os bonés snapback dos HMB que atingiu pelo menos 2000 fãs no Instagram da banda.

Adivinhem o que está a caminho... #maishmb #merchandise

Uma publicação compartilhada por HMB (@hmbsoulmusic) em

 

 

Nos tempos de hoje, o Instagram é sem dúvida uma das melhores ferramentas de divulgação.

No meu caso (Warrior Clothing) tem sido bastante útil para a divulgação da marca. É a rede social ideal para mostrar o ADN da marca, através de fotos e videos. Sendo uma rede social com 400 milhões de utilizadores, a hipótese de crescimento é brutal.

 

Eu no meu caso uso hastags, ajuda a divulgar a marca, a mostrar a sua personalidade, e também a interagir com o teu público alvo. Ex : #nevergiveup

A minha estratégia de crescimento para este ano passa por os media influencer, pessoas com muitos seguidores que "influenciam" outras. Ando a identificar alguns que eu acho que tenham a ver com a marca, para enviar algumas roupas, para através deles divulgar a marca e chegar a mais pessoas.Indo para além do limite dos meus seguidores.

Temos exemplos de marcas portuguesas que fazem isso na perfeição, como a PROZIS. Dêem uma vista de olhos.

Queria também partilhar com vocês a importância de outras redes socias como o Twitter, Pinterest e YouTube. Não podemos estar "presos" a uma rede social, porque vimos o que aconteceu com o HI5, era a maior rede social e de um momento para o outro, caiu. Por isso tou a tentar crescer nessas redes também.

 

 

NR: Como curiosidade, no passado já entrevistámos o Nuno aqui

 

Olá nos somos Insonia Collection.

Insonia Collection foi uma marca criada a pensar no pessoal amante de boas tatuagens e bom musica.

 

Temos varias estratégias para desenvolver a nossa marca e atingir o publico alvo. Uma delas sem duvida, uma das ferramentas mais importantes, o Instagram. Usamos hashtags diferentes, para as diferentes fotos que postamos.

 

Ex:

#insoniacapcollection, quando postamos os nossos fantásticos Caps :p

#insoniainkcollection, quando postamos fotos de trabalhos de tatuadores..

#insoniabeaniecollection, quando postamos os nossos gorros..

...e por ai em diante..

Com isso envolver, e obter mais seguidores amantes de tatuagens, caps, etc.

 

O Instagram é onde vendemos 90% dos nossos artigos de momento, temos também facebook page, mas não tão eficaz como o Instagram.

Patrocinamos vários posts para obter mais contactos de possíveis clientes.

 

Esperamos ter ajudado.

Artigos Relacionados

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.