Troca de Etiquetas
Marcas de Roupa, Perguntas Frequentes

Posso colocar minha marca em produtos fabricados por outra empresa?


NOTA PRÉVIA: Ao escrever este artigo não foi consultado qualquer advogado nem legislação. Não garantimos a legalidade do texto aqui apresentado, apenas pretendemos ajudar na sua pesquisa inicial. Antes de iniciar uma marca de roupa deve sempre consultar um advogado.

.

ARTIGO ACTUALIZADO EM JUNHO DE 2017

.

Eis uma pergunta interessante de se fazer e - até - de se responder.

A resposta não é simples (como se torna notório após uma rápida pesquisa no Google) e, chamo à atenção, é dada de forma específica para os têxteis promocionais que nós vendemos.

 

Nós trabalhamos no espaço promocional. A nossa actividade de estamparia engloba comprar uma t-shirt a uma marca branca, estampá-la com o seu logo e vender-lha. Muitos dos nossos clientes (e se estás aqui é porque tens o mesmo interesse) querem aplicar também etiquetas personalizadas e vender as t-shirts como se fossem deles, como qualquer outra marca de roupa internacional faz.

A nossa interpretação é que isto é legal. E dizemo-lo sem qualquer fundamento legal, mas através do que o senso comum e a experiência nos dizem.

 

Os artigos que vendemos não são comprados em lojas de marca. São feitos pelas marcas de roupa de forma específica para este fim (estamparia, personalização). Tanto assim é que hoje em dia já diversas marcas (como por exemplo a Mukua, JHK, B&C, Sol's, etc) fazem têxteis sem etiqueta ou com etiqueta removível. Algumas marcas promovem mesmo a troca activa de etiquetas para utilizar a sua própria marca. Não faria qualquer sentido oferecerem todos estes serviços e facilidades e posteriormente levantarem problemas por as pessoas tomarem partido deles.

 

Lembra-te que estamos a falar de têxteis promocionais. Não estamos a falar de ir a uma loja como a H&M, comprar uma peça de roupa e meter uma etiqueta nova. Isso provavelmente (e compreensivelmente) será ilegal. Também não estamos a falar de contrafação (que garantidamente é ilegal) ao estampar um logo registado.

Falamos em marcas de roupa de linha branca (TH Clothes, Sol's, Kariban, etc) que são vendidas precisamente com o objectivo de personalizar e alterar. O contexto e a forma como se faz esta alteração ou personalização são importantíssimos, tal como é importante seguir as regras de etiquetagem e todas as legalidades que recaem sobre ti enquanto dono de uma pequena marca de roupa.

 

A nossa opinião é que não haverá problema absolutamente nenhum em alterar um artigo de marca branca. Há outros espaços e actividades em que isto é feito, como na tecnologia e nos brindes promocionais. O sector têxtil promocional não será diferente.

.

ACTUALIZAÇÃO

Após uma entrevista com a Mukua, foi-nos garantido pelo seu representante comercial que é legal trocar as etiquetas desde que mantenhamos todas as informações legalmente obrigatórias após troca da etiqueta.

Encontras a entrevista completa aqui: http://blog.maudlinclothing.com/entrevista-mukua-textil-promocional/

 

 

Artigos Relacionados

  • Quais as melhores marcas para troca de etiquetas?Quais as melhores marcas para troca de etiquetas? Caro cliente, como sabe, trabalhamos com diversas marcas de têxteis promocionais. Dando sempre prioridade às marcas portuguesas, há vários factores que levamos em conta na hora de […]
  • Programa de Troca de EtiquetasPrograma de Troca de Etiquetas As etiquetas são um dos pontos mais importante nas t-shirts. Sejam elas de marca ou não, é possivelmente uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver, nem que seja para analisar a […]
  • Warrior – O guerreiro fiel à MaudlinWarrior – O guerreiro fiel à Maudlin .    Nuno Carvalho "Mata" foi forcado durante 10 anos. Em 2012, um acidente deixou-o numa cadeira de rodas. Mas o que foi o fim de muita coisa acabou por ser o início de muitas […]

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba acesso a artigos e vídeos exclusivos para si
Endereço de Email
Nome

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Receba Novidades via Email

Inscreva-se na nossa newsletter e receba regularmente novos artigos e vídeos privados com informações exclusivas sobre como criar uma marca de roupa
Endereço de Email
Nome