Porque e que nao fazemos amostras?


Uma das questões que mais frequentemente nos é colocada é se podemos fazer amostras para que o cliente veja se gosta do resultado final e posteriormente decidir se faz o trabalho ou não.

Na teoria parece bastante simples; o cliente envia a imagem, nós fazemos uma peça e o destinatário logo decide o que fazer... infelizmente tecnicamente as coisas não são tão simples e passamos a explicar porquê.

Para que perceba o porquê de não conseguirmos fazer amostras é necessário primeiro perceber como funciona a serigrafia. Garanto-lhe que se perder 5 minutos a ler este texto irá compreender as nossas razões.

.

  • Preparação inicial da imagem - 2 horas

Não se trata simplesmente de pegar na imagem e colocar na t-shirt por artes mágicas; é preciso fazer a vectorização da imagem (algo que pode significar horas de trabalho para que fique tudo exactamente como pretende). Temos de pegar na imagem e analisar todos os detalhes; juntar ponto a ponto, cor a cor. É um trabalho moroso e muito complicado.

.

  • Fotolitos - 30 minutos

Cada cor necessita de um fotolito diferente; um fotolito é essencialmente uma folha de acetato com uma camada de tinta que perfaz uma imagem. Para uma imagem a 5 cores temos de preparar 5 imagens diferentes e imprimir 5 fotolitos de forma independente (um diferente para cada cor).

.

  • Quadros - 3 horas

Os quadros são provavelmente a parte mais complicada de efectuar; pense numa moldura com uma rede (muito fininha) no centro. Tal como para os fotolitos, também precisamos de 1 quadro por cada cor. É nestes quadros que colocamos a tinta e é através deles que estampamos as suas peças.

.

Até termos um único quadro pronto precisamos de:

  • Emulsionar (colocar uma emulsão onde a imagem vai agarrar)
  • Secar (têm de secar uma média de 30 minutos)
  • Colocar a imagem (através dos fotolitos e de uma luz forte, colocamos a imagem nos quadros / um quadro por cor)
  • Lavar o quadro  (é necessário retirar a emulsão que se encontra em excesso para revelar a imagem)
  • Secar (uma vez mais, uma média de 30 minutos)

.

Estes passos são, sem dúvida os que mais exigem, quer a nível técnico, de tempo e até financeiro. Saltar algum destes passos é impossível em serigrafia. Só no conjunto destes passos estamos a falar por vezes em um dia de trabalho (é tudo feito manualmente).

.

  • Misturar cores - 1 hora

Nós utilizamos as tabelas pantone para encontrar a sua cor. Não existe apenas 1 ou 2 vermelhos ou 1 ou 2 verdes; existem milhares de cores disponíveis em vários tons diferentes e é necessário efectuar misturas para cada cor desejada. Para isso temos de procurar a cor ideal, encontrar a fórmula num software específico e posteriormente misturar de forma manual para obter a sua cor

.

  • Montagem de máquinas, impressão e desmontagem de máquinas - 2 horas

Lembre-se que não estamos a falar de impressoras que fazem o trabalho todo; estamos a falar de máquinas com até 10 braços diferentes e em que é necessário montar um quadro por cada braço. É trabalho manual e é tudo menos fácil. É necessário ajustar o quadro para que imprima no local exacto que nos pediu e efectuar várias amostras de localização para que tenhamos a certeza que ficou tudo perfeito. Depois procedemos à impressão das suas peças e temos de voltar a desmontar tudo. Estaremos a falar de vários minutos (muitos por vezes) até sair tudo perfeito para imprimir 1 unidade e posteriormente desmontar.

.

  • Secagem e embalamento - 30 minutos

Após a impressão de todas as cores e todas as camadas, temos de pegar nas peças e colocá-las em uma outra máquina de secagem a altas temperaturas (a chamada estufa). É aqui que as cores vão “curar” e que a sua peça sai como pretende.

.

Depois disto apenas necessitamos de embalar as suas peças e estão prontas a ser expedidas.

.

Como poderá ver, fazer uma amostra requer um pouco mais que “5 minutos” e não é por malandrice ou por maldade que não as fazemos. É, de facto, um sistema muito complicado, que demora o seu tempo e que, por ser manual, prevê custos muito elevados a nível de mão de obra e de materiais.

.

Agora vamos partilhar consigo um pequeno segredo.

Sabe qual é a diferença entre estampar 1 t-shirt ou 100 t-shirts? Cerca de 20 minutos!

90% do trabalho e dos custos prendem-se com os primeiros 4 pontos da lista que aqui apresentámos. Depois de a máquina estar montada, fazer 1 peça, 100 peças ou até 1000 peças é praticamente indiferente pois grande parte do esforço já foi efectuado anteriormente. É uma das grandes razões porque existem  mínimos de produção e diferenças de valores tão grandes nas pequenas quantidades da serigrafia. Grande parte dos custos centra-se na preparação dos ficheiros, na abertura dos quadros, dos fotolitos, na montagem e na desmontagem das máquinas; quanto mais peças adquirir, mais estes custos se vão “diluindo” e baixando no custo total dos trabalhos.

.

Apesar de todas estas dificuldades e, desde que todas as partes estejam dispostas a ceder um pouco, podemos sempre chegar a um acordo para que o cliente possa ficar o mais satisfeito possível.

Podemos não conseguir fazer a amostra fisica que tanto pretende mas, como serviço gratuito para todos os trabalhos e encomendas que recebemos, temos todo o prazer em fazer-lhe uma maqueta à escala de como o seu trabalho irá ficar (amostra digital).

Fazemos um esforço para que todas as maquetas sejam o mais realistas possível para que possa sempre ter uma ideia muito concreta do resultado final.

.

Se tem dúvidas sobre o seu trabalho, contacte-nos, peça-nos uma maqueta, verá que não se arrependerá!

.

Artigos Relacionados

  • Obrigado pelo interesse – Impressão DirectaObrigado pelo interesse – Impressão Directa https://www.youtube.com/watch?v=TnaxKZUxGW8 Parabéns! Se chegou aqui é porque realmente tem interesse em trabalhar connosco. Deixe-me assegurar que o interesse é mútuo e que será um […]
  • Porquê algodão?Porquê algodão? Se segue o nosso trabalho e conhece as peças com que trabalhamos, reparará que, provavelmente 95% de todo o material que vendemos é 100% algodão e quando temos algum pedido de material que […]
  • Obrigado pelo interesse – SerigrafiaObrigado pelo interesse – Serigrafia https://www.youtube.com/watch?v=TnaxKZUxGW8 Parabéns! Se chegou aqui é porque realmente tem interesse em trabalhar connosco. Deixe-me assegurar que o interesse é mútuo e que será um […]

1 Comment

  • Reply Criatividade: Como criar t-Shirts numeradas? - Blog Maudlin Merchandise 07/04/2017 at 16:44

    […] ao processo da serigrafia, infelizmente é uma impossibilidade fazer as etiquetas todas diferentes. Clica aqui para saber mais sobre a serigrafia e a dificuldade de produção à unidade. Os custos de produção deste tipo de trabalho em serigrafia ou transfer serigráfico seriam […]

  • Leave a Reply