Outros Artigos

O que aprendi ao fazer um passatempo no Facebook


A Maudlin Merchandise sempre foi uma empresa muito próxima dos seus clientes. O nosso fundador sempre sentiu que há vantagens em ter uma proximidade junto de toda a gente, sejam eles clientes, fornecedores ou colaboradores e a nossa comunicação traduz muito esse sentimento. No fundo somos todos uma família.

Como parte da nossa estratégia de marketing para este ano decidimos apostar em celebrar junto dos nossos clientes algumas datas especiais. Tendo isso em conta, achámos que o dia dos namorados seria uma boa base para começar e testar algumas ideias.

O que nunca pensámos é que fôssemos ter uma resposta tão grande ao passatempo que decidimos criar!

 

A lógica era simples. Temos um produto que queremos promover e toda a gente gosta de ganhar algo grátis. Aproveitando que também gostamos de social media e que estamos a apostar em vídeo, acabámos por juntar o útil ao agradável e fizemos algo diferente.

 

Começámos por fazer um post no Facebook, onde temos a maioria dos nossos fãs, para ver qual seria a aceitação a algo assim. Surpreendentemente foi extremamente positiva, com dezenas de "likes" e comentários. Sabíamos que estávamos a fazer algo correcto.

O segundo passo envolveu utilizar os recursos que dispomos internamente e o trabalho acumulado ao longo dos últimos anos e filmar um vídeo de apresentação do passatempo 2 dias após este primeiro post. Aproveitámos assim o termos algo que as pessoas claramente tinham interesse e acompanhámos com algo que está muito na moda (vídeo).

Como temos vindo a trabalhar há vários anos em captar endereços de emails dos nossos clientes, tínhamos também uma base bastante grande de pessoas a quem podíamos enviar esse vídeo, uma ideia que se mostrou perfeita já que funcionou muitíssimo bem.

 

Não só o vídeo teve centenas de visualizações, também os subscritores do nosso canal do Youtube subiram um pouco. Este vídeo foi extremamente importante na nossa estratégia de marketing e em como os participantes se inscreveram no passatempo já que foi a primeira vez que viram a imagem que íamos imprimir e tive oportunidade também de promover um pouco a técnica de personalização (impressão directa).

 

Este ano o dia dos namorados foi a uma terça-feira. Isto proporcionou-nos o momentum perfeito. No final de sexta-feira já tínhamos dezenas de pessoas inscritas para o passatempo, tínhamos partilhas aos nossos posts e um reach muito acima da média para tudo o que colocávamos na nossa página de Facebook. Via-se claramente que as pessoas estavam extremamente interessadas em ganhar a t-shirt. A aceitação foi tanta que decidimos duplicar o número de t-shirts a oferecer. Em vez de 5, passámos para 10. Em vez de 1 t-shirt em impressão directa, fizemos um pack com outra em serigrafia. Desta forma conseguimos promover mais um método de impressão de t-shirts. PERFEITO!

 

Esta mudança deu-nos a oportunidade de fazer mais um vídeo. Assim, no final de sexta-feira metemos mãos à obra e filmámos um vídeo com uma edição mais profissional em que produzimos uma t-shirt igual à que estávamos a oferecer e demonstrámos como todo o processo de impressão funcionava.

Não só publicámos esse vídeo (na integra) no Facebook e no Youtube como também fizemos uma versão um pouco mais pequena e publicámos no Instagram, trazendo mais alguns clientes para o passatempo.

PASSATEMPO dia dos namorados. Ganha t-shirts, só precisas comentar no post 😉

A video posted by Maudlin Merchandise (@maudlinmerchandise) on

 

Aproveitámos o fim de semana e investimos alguns euros em publicidade de facebook directamente direcionada aos nossos clientes. Isso acabou por nos trazer dezenas de novos fãs, gostos na nossa página e submissões ao passatempo.

 

Na segunda-feira, dia antes do dia dos namorados, foi o dia em que sorteámos as t-shirts. Para que ninguém se esquecesse e para gerar um pouco de interesse, na noite anterior anunciámos que íamos fazer um vídeo ao vivo no Facebook às 14h. Nesse mesmo dia, às 12h colocámos uma imagem nos nossos canais de redes sociais e nos posts em que as pessoas já tinham comentado. Isso fez com que muitas delas estivessem à espera da hora em que iríamos fazer o anuncio.

A verdade é que mal entrámos no ar começámos logo a receber pessoas a ver o vídeo, algo com que não contava. Chegámos a ter algumas dezenas de pessoas ao mesmo tempo, o que para uma pequena página não é mau de todo. Aproveitámos também a oportunidade e o alcance que o vídeo estava a ter e decidimos colocar uma segunda câmara a filmar e fazer um vlog, algo que já nos pedem há imenso tempo. Foi a oportunidade de gerar mais conteúdo a partir de um primeiro vídeo (algo que já falámos aqui). Durante o vídeo em directo demos também essa dica, o que levou ainda mais pessoas à nossa página do Youtube.

 

Após o término do passatempo e com os vencedores anunciados, colocámos um print screen de quem tinha vencido e agradecemos a toda a gente. Demonstrámos também no vídeo todo o processo de selecção dos vencedores para que tudo fosse transparente e sem causar problema algum. Mostrámos inclusivamente toda a gente que estava inscrita e a partir de que plataforma o fizeram. Deu muito trabalho mas acabou por ser uma excelente decisão.

 

 

O QUE APRENDEMOS COM ESTE PASSATEMPO?

Foi a primeira vez que fizemos algo assim em vários anos e a inexperiência paga-se caro.

  • Apenas pedimos que comentassem num post. Podíamos ter pedido igualmente para partilharem esse mesmo post, teríamos tido um alcance ainda maior.
  • Fizemos as coisas um pouco em cima da hora. Só começámos a publicitar o passatempo 1 semana antes do dia dos namorados, devíamos ter começado com mais tempo, poderíamos ter preparado tudo bastante mais facilmente.
  • Podíamos ter aproveitado as possibilidades que a impressão directa têxtil nos dá e impresso imagens fornecidas pelos clientes como forma de demonstrar as capacidades da máquina
  • O "draw" do passatempo foi feito muito em cima do dia dos namorados, apenas no dia anterior. Isto significou que apenas tivemos uma tarde para imprimir todas as t-shirts, fazer vídeos e enviar tudo. Não deu tempo suficiente a vários vencedores de nos darem os dados deles para receberem no dia 14.

 

No geral foi uma experiência extremamente positiva e algo que vamos continuar a fazer no futuro. Nós vimos um reach muito maior na nossa mensagem, os nossos clientes demonstraram interesse na nossa marca e fizemos pelo menos 10 pessoas felizes. Certamente também convertemos alguns cépticos em fãs e várias outras pessoas ficaram a conhecer-nos.

Aproveitámos também e fizemos este concurso de forma multiplataforma, com posts e vídeos no Facebook, Instagram e Youtube. Adaptámos os conteúdos a cada um para maximizar o interesse das pessoas em cada plataforma.

 

Espero que tenham gostado desta nossa experiência e que todos possamos ganhar com isto no futuro.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

1 Comment

  • Reply Ana Filipa Oliveira 02/05/2018 at 19:55

    Achei muito bom este post. E fiquei de olho em vocês 🙂

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.