A Maudlin e a Sustentabilidade

Há alguns artigos que escrevemos com uma alegria maior do que outros. Este é sem dúvida um desses.

Não vou mentir, a venda de têxteis promocionais é um negócio bruto e duro. É um negócio que praticamente não nos deixa margem para pensar em sustentabilidade e fazer o bem. E porquê? Porque em muitos casos é uma corrida até ao fundo. Porque em muitos negócios se luta pelo cêntimo para ganhar o negócio. Há sempre quem baixe mais o preço para conseguir o trabalho, mesmo que se trabalhe de forma desonesta (ou até a perder dinheiro).

.

A Maudlin Merchandise nunca entrou nesse mercado.

SIM, somos uma estamparia e vendemos têxteis promocionais que compramos por cêntimos ou por 1 ou 2€.

NÃO, não entramos em esquemas que canibalizem o mercado ou que fujam da nossa perspectiva do que deve ser o mundo e o trabalho.

.

Por vezes esta perspectiva/visão impede-nos de crescer tanto quanto precisaríamos. Faz-nos perder trabalho porque recusamos vender algo em que não acreditamos, só para conseguir a venda e manter as luzes acesas.

.

Dentro da nossa empresa fazemos todos os possíveis para trabalhar com produtos ecológicos e que promovam a sustentabilidade (como algodão orgânico, bambu, etc). Trabalhamos com artigos seguros para a saúde numa tentativa de reduzir os químicos que usamos. Sabemos que ainda assim mantemos uma pegada ambiental grande - mas tudo fazemos para que os nossos colaboradores não precisem mexer em químicos nocivos, aumentando a qualidade de vida deles e tentando reduzir a nossa pegada neste mundo. O objectivo a longo prazo será ter uma pegada = 0.

.

Somos acérrimos defensores de algo que ainda não chegou a Portugal, chamado "Living Wage", um valor mínimo com que as pessoas consigam viver de forma independente (acima do salário mínimo nacional). A seu tempo falaremos e lutaremos por isto.

.

Acima de tudo, nós acreditamos em "accountability".

É muito fácil numa área como o de venda de t-shirts promocionais, cairmos na história do "mais barato" sem olhar ao como e ao porquê. Na verdade o negócio das t-shirts sem impressão é um negócio de cêntimos. Quando vendemos t-shirts a menos de 2€, naturalmente não estamos a ganhar mais do que alguns cêntimos por peça. Por isso é natural que - na generalidade das empresas - a prioridade seja maximizar os lucros, vendendo as t-shirts mais baratas que se consegue encontrar e pagando o ordenado mínimo aos seus funcionários.

.

No entanto acreditamos que há espaço para todos neste mercado. Há espaço para quem quer ganhar mais 2 cêntimos sem olhar ao porquê (sem qualquer julgamento da nossa parte), mas também há para quem se preocupa e prefere educar o cliente, ganhando um pouco menos no final do dia mas dormindo de consciência tranquila.

.

E é por isso que hoje temos o prazer de falar da Fair Wear Foundation.

A Fair Wear Foundation trabalha com marcas, ONGs e fábricas para verificar e melhorar as condições de trabalho em alguns países em África, Ásia e Europa. A FWF mantém um registo dos melhoramentos das marcas com que trabalha e luta por alguns pontos essenciais.

  • O trabalho é feito por vontade própria (garante que não há escravidão ou trabalho forçado)
  • Não há discriminação no trabalho
  • Não há trabalho infantil
  • Abre possibilidade à sindicalização de trabalhadores
  • Pagamento de um ordenado justo com que as pessoas possam sobreviver
  • Número de horas razoáveis de trabalho
  • Condições de trabalho seguras e que não degradem a saúde
  • etc..

Podes saber mais sobre cada um destes pormenores aqui.

.

Após uma pesquisa, encontramos na lista de marcas com quem trabalham, três das marcas representadas por nós. A Sol's, TH Clothes e a B&C.

Todas estas marcas têm demonstrado abertura para melhorarem os seus esforços  de sustentabilidade e para irem de encontro aos standards que a Fair Wear Foundation impõe aos seus membros. Têm conseguido atingir os objectivos propostos, garantindo - entre outros - que não há mão de obra infantil na produção da sua roupa.

https://www.instagram.com/p/B4O7KP4gu9K/

.

Também a JHK tem certificações que comprovam que não utiliza mão de obra infantil nem produtos nocivos durante a produção dos seus artigos.

« BKMEA Certificate. It confirms that we don't employ kids in our factory OekoTex certifies that the substances used on the manufacturing are not dangerous for the human being UNE-EN ISO 9001:2008 and UNE-EN ISO 14001:2004. »

.

.

A Roly tem igualmente certificações que comprovam e certificam que são uma empresa socialmente responsável.

We have recently overcome successfully the audit SEDEX SMETA 4 PILLARS, which certifies that we are a socially responsible company

.

.

É com imensa alegria que vemos os nossos fornecedores de t-shirts promocionais a ter tanta atenção ao mundo que os rodeia, procurando fornecer um bom produto a custos acessíveis, mas tendo em atenção para que não haja qualquer tipo de exploração na fonte onde todo este material é produzido.

Da nossa parte, também faremos tudo para assegurar as melhores condições de trabalho que pudermos e a felicidade dos nossos colaboradores.

Já implementámos um sistema de separação e reciclagem, evitamos ao máximo utilizar químicos (optamos sempre pela solução ecológica) e tentamos dar todas as condições para que os nossos funcionários trabalhem de forma mais segura.

.

.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos