Impressão Digital, Notícias

A impressão directa como método de estampagem ecológica


A impressão directa é extremamente interessante em vários aspectos. Não só nos permite fazer estampagem de t-shirts com uma enorme qualidade como utiliza tintas à base de água, ou seja, muito mais ecológicas que as tintas que habitualmente utilizamos na serigrafia.

.

Uma explicação técnica é algo de difícil acesso, mas vou fazer o que posso.

.

A serigrafia utiliza tradicionalmente tintas plastisol, ou seja, à base de plástico. Isto acontece de forma a dar vibracidade às cores impressas. Como muitos clientes da serigrafia procuram cores pantone exactas (por exemplo, a Coca Cola tem um vermelho específico, a Cruz Vermelha tem outro), precisamos obrigatoriamente de utilizar estas tintas para garantir a fiabilidade dos tons. Ao conseguir oferecer a estes clientes o que eles procuram, temos de perder em algum lado, que é na proteção do meio ambiente. As tintas plastisol não são muito amigas do ambiente devido às suas composições, embora seja algo que tem vindo a melhorar nos últimos anos, com novas formulações. Ainda assim, muito longe destas tintas ecológicas da impressão directa.

.

A impressão directa utiliza tintas à base de água. Ora, esta tinta é muito mais amiga do ambiente, tendo composições completamente diferentes e um largo número de certificados, incluindo o Oeko-Tex® Standard 100. É também um tipo de impressão seguro para crianças. Como forma de comparação, costumo utilizar muito as aguarelas que consistem numa cor sólida que é posteriormente misturada com água e nos permite pintar de forma super suave e com camadas muito finas. A lógica da impressão directa é exactamente a mesma.

.

Outra das vantagens desta impressão ecológica é que a tinta é tão fina e diluída que entra directamente no tecido. Ora, como explicar isto? A tinta de serigrafia é uma tinta pesada e viscosa. Ela fica POR CIMA do tecido, criando uma camada opaca. Já a tinta ecológica da impressão directa entra na fibra do tecido. Isto permite que a peça em que imprimimos seja mais suave e que respire na zona da impressão.

.

Temos vários clientes que têm marcas de roupa sustentáveis que usam este método de personalização para tudo o que fazem. À impressão directa aliam também peças de roupa orgânica (temos uma grande selecção de marcas, modelos e cores de roupa em tecidos orgânicos)

No entanto nem tudo é positivo. Apesar de ser uma tinta mais amiga da ecologia, em fundos escuros ainda nos causa alguns problemas. Para explicar isto vou precisar de entrar em pormenores técnicos.

Preparado/a?

.

IMPRESSÃO DIRECTA EM FUNDOS CLAROS

Simples. Metemos a t-shirt em máquina e imprimimos. Imagina uma impressora de papel mas várias vezes maior que imprime em tecido em vez de papel. Basta colocar uma t-shirt branca (ou clara) em cima e imprimir. Nada mais simples.

.

IMPRESSÃO DIRECTA EM FUNDOS ESCUROS

Não tão simples. Neste caso temos vários outros passos que vão dificultar um pouco a ecologia e até a produção em si. Ao imprimir em fundos escuros (assumamos t-shirt preta), vamos ter de dar um tratamento na zona da impressão para preparar a peça. Posteriormente vamos fazer uma camada de tinta branca. Esta tinta é muito mais sólida que as restantes e não tão ecológica por incluir “metais grossos” (embora ambos os processos tenham igualmente a certificação Oeko-Tex® Standard 100). Também já obriga a dar algum “toque” à impressão. Neste caso a impressão já terá toque, sentir-se-á uma camada por cima da t-shirt ou camisola.

.

A boa notícia é que está associado à ecologia principalmente cores claras como o branco, cru/natural e cores cremes.

.

DICA: Mesmo se quiser imprimir em peças mais escuras, poderá fazê-lo com impressão directa em fundos claros. Basta que a impressão seja a preto.

Veja este exemplo da Helpgreen em que usam t-shirts orgânicas khaki e Bordeaux com impressão directa ecológica.

.

Artigos Relacionados

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba acesso a artigos e vídeos exclusivos para si
Endereço de Email
Nome

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Receba Novidades via Email

Inscreva-se na nossa newsletter e receba regularmente novos artigos e vídeos privados com informações exclusivas sobre como criar uma marca de roupa
Endereço de Email
Nome