A importância da composição na Impressão Direta

Diferença na impressão direta entre 50/50 e 80/20

Já aqui o dissemos dezenas de vezes. A impressão direta é FANTÁSTICA!

Perfeita? Não. Tem as suas falhas como todos os métodos de personalização mas não deixa de permitir fazer personalizações que anteriormente não eram exequíveis com o nível de detalhe e qualidade que hoje conseguimos fazer.

Olhemos para a imagem abaixo, que para mim é um exemplo perfeito do que a impressão direta tem de melhor. Temos um degrade fantástico entre o amarelo e o vermelho que não seria possível fazer em serigrafia (apenas em flex) e um efeito de brilho que não seria possível fazer em flex (apenas em serigrafia). Essencialmente permite juntar o melhor de dois métodos de impressão e convertê-los em um só. Para mim, isto é fantástico e é algo a que devemos dar - obrigatoriamente - importância por ser algo que mais nenhuma opção do mercado nos confere em roupa escura.

Camisolas com personalização em impressão directa
Camisolas com personalização em impressão directa

.

.

Então qual é o problema?

Como o título deste artigo refere, a composição dos artigos em que imprimimos são o grande calcanhar de Aquiles da Impressão Direta.

Embora trabalhemos principalmente com roupa 100% algodão, há uma crescente tendência em alguns mercados (como as camisolas) para uma mistura de composições. Olhemos de novo para a mesma imagem, agora com mais atenção.

Camisola da esquerda 50% algodão e da direita 80% algodão
Camisola da esquerda 50% algodão e da direita 80% algodão

.

.

Certamente tinhas reparado em cima e voltaste a reparar agora que a camisola da esquerda tem tons diferentes e falhas de tinta em alguns locais, certo? Não te preocupes, foi propositado para este artigo. Nunca deixaríamos algo assim sair das nossas instalações.

.

.

Vê abaixo, agora ainda com maior pormenor.

Visão em pormenor das diferenças entre camisolas com composições diferentes
Visão em pormenor das diferenças entre camisolas com composições diferentes

.

Estas são duas impressões feitas na mesma máquina, uma a seguir à outra. Não há variações de temperatura ou humidade, tudo se manteve inalterado nas definições da impressão. Na verdade, a justificação é simples. Na impressão direta, a quantidade de algodão está diretamente relacionada com a qualidade final do artigo. Quanto maior a quantidade de algodão do artigo, maior a qualidade e durabilidade da impressão. Quanto menor a quantidade de algodão, menor a qualidade da impressão.

Podemos aqui ver diferenças bastante notórias não só no texto mas principalmente na linha ao lado do mesmo. Na camisola com 50% algodão (e 50% poliéster) há bastantes falhas (essencialmente onde está o poliéster) na impressão. Já na camisola com 80% algodão (e 20% poliéster), as falhas são praticamente imperceptíveis. Infelizmente não há sweatshirts 100% algodão, pelo que não as podemos mostrar neste exemplo.

.

Com algumas marcas como a Mukua a mudar as suas sweatshirts para maiores percentagens de poliéster, deixam de ser uma opção para este tipo de personalização. A Kariban e a B&C são as nossas opções favoritas para a impressão destes trabalhos por garantirem uma qualidade estável em todos os seus lotes.

.

.

Fica aqui uma explicação que esperamos que tenha sido útil sobre o funcionamento da impressão direta têxtil e mais uma dica sobre como obter os melhores resultados neste método de impressão têxtil.

.

ATUALIZAÇÃO

A composição é importante também em outro factor: o pré tratamento.

Quando trabalhamos com camisolas que precisem de tinta branca (como nos exemplos acima e abaixo), necessitamos aplicar um líquido para fixar a impressão. Esse líquido, como qualquer outro, deixa uma pequena mancha quando ainda não secou.

Na esquerda temos uma camisola com 80% algodão, na direita uma de 60% algodão

.

A diferença entre camisolas com 80% algodão ou quantidade menor é dramática. Vemos perfeitamente que na camisola da esquerda, o trabalho ficou perfeito. Na da direita, mesmo após secagem, a mancha mantém-se.

Ora, é possível que esta mancha saia com a lavagem mas, se por um lado não é garantido, por outro é bastante complicado produzir e enviar trabalhos desta forma.

.

.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Caso surjam dúvidas relacionadas com a impressão directa, por favor questione nos comentários ou contacte-nos.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos