O que é o juco? As diferenças entre a juta, juco e algodão

imagem de capa

Este ano temos visto um novo material entrar nos catálogos das várias marcas que representamos e ficámos um pouco intrigados com o nome. Falamos de JUCO, mais propriamente dos sacos de juco que a Kariban e outras marcas estão a lançar atualmente.

Trabalhando com muitos tipos de tecido diferentes (algodão, poliéster, viscose, etc), achámos estranha esta nova introdução e decidimos explorar um pouco para perceber se é algum material que possa trazer valor acrescentado aos nossos clientes.

 

Os resultados da nossa pesquisa foram surpreendentes e, tendo em conta que é uma mistura de fibras diferentes, consideramos importante começar por introduzir alguns pontos antes de explicar propriamente o que é o juco.

 

JUTA

juta
juta

A Juta é um tipo de fibra natural que cresce de forma rápida e sustentável. Ao contrário do algodão, a cana de juta apenas precisa de 4 a 6 meses para crescer na sua totalidade.

Crescendo em condições semelhantes ao algodão orgânico, tem uma rotatividade de produção bastante grande sendo que não são utilizados qualquer pesticidas ou fertilizantes. A juta é igualmente livre de modificações genéticas, tornando-o num produto verdadeiramente sustentável.

A juta tornou-se mais conhecida e utilizada nos últimos anos devido às taxas sobre sacos plásticos que os Governos Mundiais estão a implementar.

Sendo este um artigo também tradicionalmente utilizado para fazer artigos como cordas e outros produtos, é forte e resistente. É por isso utilizado maioritariamente em forma de sacos.

A desvantagem é que se torna um pouco difícil de personalizar, ficando limitado à serigrafia. A impressão direta não é uma opção viável devido à “abertura” do fio, perdendo a imagem bastante pormenor durante a personalização.

O bordado também não é ideal igualmente por ter um fio demasiado aberto e demasiado grosso para que as agulhas e a linha permitam fazer um trabalho de qualidade.

 

ALGODÃO

O algodão não precisa de apresentações nem descrições tão cuidadas. Sendo o material vegetal mais utilizado no mundo e estando presente na nossa vida no dia a dia, é bastante versátil, permitindo uma ampla opção de personalização têxtil.

 

JUCO

Juco
juco

Finalmente chegámos ao juco, este novo material de que nunca tínhamos ouvido falar (e tu provavelmente também não). Após alguma pesquisa, ficámos agradavelmente surpreendidos com os resultados encontrados.

O juco não é mais do que uma mistura de juta (75%) e algodão (25%). O resultado final é um artigo (normalmente sacos) sustentável de ponto de vista ecológico (leia de novo acima que a juta é produzida de forma orgânica) e com uma malha suave o suficiente para permitir conforto e algum estilo. Através deste material conseguimos o melhor dos dois mundos. Por um lado temos a sustentabilidade e por outro temos um artigo facilmente personalizável em serigrafia, impressão direta e bordado. Também podemos utilizar o vinil de impressão sem qualquer dificuldade.

 

Ganhamos assim um novo tipo de artigo, quase tão sustentável como o algodão orgânico e com vários usos possíveis. O primeiro passo foram os sacos e estamos ansiosos por saber o que virá a seguir. Quem sabe se não vemos blusas personalizadas feitas em juco nos próximos anos?

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos