Marketing, Outros Artigos

Como vender uma marca no Facebook


O Facebook não está nisto para que tu faças vendas ou cresças o teu negócio, a única coisa que lhes interessa é ganharem o dinheiro deles a vender os teus dados ou a fazer com que tu pagues para que as tuas publicações cheguem a mais pessoas.

 

Ouch. Truth bomb logo a começar. Vamos lá a mais algumas ao longo deste artigo.

 

Antes de mais, refiro que vou basear este artigo num caso real que me chegou através do nosso grupo de Facebook para marcas de roupa portuguesas.

Por razões óbvias, não vou referir qual a marca de roupa de que falo, excepto que é Portuguesa, está a começar e tem pouco mais de 200 fãs na página do Facebook. Por esta descrição podem ser pelo menos 500 marcas. Este artigo é para todas elas.

 

Não sou um Midas. O que eu toco não se transforma em ouro e consigo o que tenho com muito trabalho (uma quantidade doentia de trabalho, na verdade), por isso lê este artigo de forma muito crítica e não assumas que tudo o que aqui está vai funcionar. O que funciona para mim pode não funcionar para ti e vice versa.

 

Como é que tu aumentas o número de fãs?

É difícil e dá trabalho. Na verdade está cada vez mais difícil, já que o Facebook anda sempre a fazer mudanças no algoritmo. Se tens 200 fãs na página, um qualquer artigo que coloques vai atingir - se tiveres sorte - 60 dessas pessoas. Se tiveres 2000, dá-te por feliz se atingires 200. É assim tão simples.

Por ser tão difícil ter algum tipo de alcance orgânico nas tuas publicações, a pior coisa que podes fazer é comprar packs de fãs ao Fiverr ou outros locais. POR FAVOR NÃO COMPRES FÃS! Não te metas em esquemas de compras de fãs porque não vais ter qualquer benefício. Ao fazeres isso arriscas a que as pessoas que alcanças são bots do Paquistão que não te vão gerar qualquer benefício.

 

Dito isto, posso-te dizer que nunca compraria uma única peça de roupa de páginas com menos de 2000 gostos. E estes 2000 gostos são sempre os mais difíceis de conseguir, porque a partir daí as coisas crescem naturalmente e de forma orgânica.

 

Então como é que consegues esses (pelo menos) 2000 fãs?

Eis algumas ideias básicas e simples de colocar em prática.

1. Envia t-shirts da tua marca a influenciadores digitais para as usarem e meterem um tag para a tua página. Vais ter de oferecer algumas t-shirts mas poderá valer a pena

 

2. Não apostes em fotos, o Facebook odeia fotos. Vídeo, é aí que está o "sumo" para o alcance orgânico. Queres um exemplo real?

 

EXEMPLOS DE POSTS COM FOTOGRAFIAS

 

EXEMPLOS DE POST COM VÍDEO

 

Que lição retirar daqui?

Com 8000+ fãs na página, um artigo com fotografia que está com uma performance 95% acima das restantes (em termos de interação) apenas chegou a 1100 pessoas.

Um vídeo com menos interação atingiu 2500 pessoas e teve 1100 visualizações (e é um vídeo com estatísticas abaixo da média).

 

APOSTA EM VÍDEO! Esta será a lição número 1.

Atenção que não é qualquer vídeo. Tem de ser um vídeo de pelo menos 1:30 para obteres resultados minimamente satisfatórios.

 

Incentiva a interação

Perde a vergonha e pede diretamente às pessoas que comentem. Utiliza algo que faça com que as pessoas digam "gosto"/"não gosto" ou que dêem ideias. Apela-lhes à emoção.

Quanto mais pessoas comentarem, maior será o teu alcance porque os amigos dessas pessoas também vão receber notificação de comentários e podem dar um salto até à tua página.

 

Promove artigos

Sim, eu sei que é difícil e que não tens dinheiro, mas por favor não te esqueças que ter uma marca de roupa é muito mais do que mandar fazer t-shirts personalizadas e depois carregar fotos para o Facebook. Precisas ter um orçamento para marketing.

 

Posso dar um exemplo pessoal?

Quando eu comecei a Maudlin eu não fumava nem bebia álcool. Raramente saía à noite pelo que não tinha "vícios" onde pudesse cortar para juntar mais algum dinheiro. O que fiz inicialmente para juntar algumas dezenas de euros foi saltar algumas refeições aqui e ali (não recomendo a ninguém) ou arranjar forma de ganhar alguns trocos a fazer biscates.

 

Se tens o hábito de andar de Uber, apanha o autocarro durante uma semana. Ou anda mais 2 ou 3 paragens para poupares alguns cêntimos nos transportes.

 

Quando conseguires alguns euros, promove um artigo.

Um conselho? Pega nas fotos dos influenciadores que tiverem usado as tuas roupas, tenta descobrir qual é o típico fã desse influenciador e faz um artigo patrocinado para segmentares essas pessoas. Escreve um texto bonitinho a dizer "X pessoa utiliza Y marca de roupa. E tu, já viste o que temos para ti"?

 

Se tiveres jeito para vídeo, pede-nos para filmar parte da produção, teremos todo o prazer em enviar-te os vídeos e podes editar para promover também (terás óptimos resultados, as pessoas adoram ver "algo" a ser construído).

 

 

Não te digo que com estas mini dicas vás conseguir transformar a tua página de 200 fãs numa com 2000 em 1 mês. Digo-te que com um investimento de 1€/dia e uma boa segmentação, conseguirás criar um efeito bola de neve.

 

Os pontos a focar são:

  • Partilha a tua história. Comunica com os teus fãs, fá-los ter vontade de serem teus clientes
  • Aos que já são teus clientes, pede-lhes reviews em troca de descontos numa próxima compra ou um código de desconto em troca de uma compra feita por alguém trazido por essa pessoa
  • Usa e abusa do vídeo. Sê original. Descobre o teu público alvo e ataca-o onde quer que esteja.
  • Não penses que o Facebook é tudo. Há mais redes sociais, há marketplaces, há vendas offline, há lojas e todo um mundo de possibilidades onde vender a tua roupa.

 

 

Dica extra

Promove um passatempo na tua página.

Pega no seguinte cenário. Faz um passatempo em que ofereces 5 t-shirts a quem comentar no teu post e partilhar publicamente a tua página.

Essas 5 t-shirts vão-te ficar mais baratas do que o custo que terias caso tivesses de atingir de forma paga essas pessoas que agora vão ver automaticamente o teu perfil profissional. Se tiveres 10 partilhas e cada uma dessas pessoas tiver 400 amigos, faz as contas. Basta 50% dessas pessoas verem a partilha e já terás acesso a 2000 novos potenciais clientes.

 

Espero ter conseguido ajudar. Passarei a escrever um pouco mais sobre dicas práticas para promovers a tua marca de roupa nas redes sociais.

Artigos Relacionados

  • O que aprendi ao fazer um passatempo no FacebookO que aprendi ao fazer um passatempo no Facebook A Maudlin Merchandise sempre foi uma empresa muito próxima dos seus clientes. O nosso fundador sempre sentiu que há vantagens em ter uma proximidade junto de toda a gente, sejam eles […]
  • Como vender roupa no Facebook (Pt. 1)Como vender roupa no Facebook (Pt. 1) Não há como negar que o Facebook é uma ferramenta essencial na vida de muitas pessoas e empresas. Embora eu não seja a favor de "colocar todos os ovos no mesmo cesto" - que é como quem […]
  • 10 técnicas para que a sua marca seja conhecida10 técnicas para que a sua marca seja conhecida O Marketing é muito importante para qualquer tipo de negócio; para qualquer nova (e não só) marca de roupa, isto não deixa de ser verdade. Para que existam vendas, os clientes precisam […]

1 Comment

  • Reply Como promover uma marca no Instagram - Blog Maudlin Merchandise 04/02/2018 at 23:36

    […] do sucesso que foi a nossa publicação sobre como promover a tua marca no Facebook, este artigo é o próximo passo lógico a […]

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.