Impressão Digital, Perguntas Frequentes, Personalização Têxtil, Serigrafia

Como ter impressão de t-shirts sem toque


 

Conseguir fazer um trabalho de qualidade é essencial para uma estamparia, mas por vezes esse trabalho é bastante dificultado pelas opções que os nossos clientes tomam. Hoje falamos um pouco sobre algumas escolhas que podem ser feitas para ter t-shirts confortáveis, em que praticamente não se sente a impressão. Este guia é especificamente feito para a serigrafia, mas adaptando-se também à impressão directa.

 

T-Shirts suaves

Aqui não há segredo nenhum. Quanto mais suave a t-shirt, mais suave será a impressão.

Há t-shirts que são muito "fibrosas", que têm o algodão pouco penteado e por isso não são suaves ao toque. Normalmente são as t-shirts mais baratas, que raramente vendemos (excepto quando nos é pedido especificamente preço). Consideramos as t-shirts TH Clothes como algumas das mais confortáveis do mercado.

 

T-Shirts de cores claras

Esta parte pode ser um pouco mais difícil de explicar, mas vamos tentar. A tinta mais espessa/grossa que utilizamos é a branca. A tinta branca deixa uma camada muito grande e sólida na t-shirt, retirando-lhe de imediato o objectivo que queremos atingir (não sentir a impressão). Se utilizarmos t-shirts de cores claras (brancas, cinzentas, por exemplo) já não precisamos de aplicar tinta branca em maior parte das impressões que fazemos. Isto irá permitir imprimir com muito maior suavidade, com mais pormenores. Haverá sempre toque, mas é muito inferior ao que teria com t-shirts escuras.

 

Imagens com poucas cores e não muito densas

Quanto maior a densidade de uma impressão, mais grossa e rígida ela irá ficar.Este é um princípio básico. Mas o que é a densidade? É o tamanho útil de uma impressão. Assumimos por exemplo um tamanho A4 (20x30cm). Se tivermos uma ilustração com linhas, esta ficará sempre mais fina e suave do que um bloco de tinta que preenche todo o A4.

Essencialmente, quanto mais tinta estivermos a utilizar, mais grossa vai ficar a impressão. Se trabalharmos com imagens com pouca densidade, a impressão ficará sempre mais suave.

 

Métodos de personalização sem toque

Este guia foi feito a pensar em impressão de t-shirts em serigrafia, mas é também válido para a impressão directa. A grande diferença é que na impressão directa a densidade da impressão é indiferente, uma vez que utiliza tintas à base de água. Como a tinta é muito mais liquida e translúcida (pensa em aguarelas), a impressão nunca tem toque. No entanto aconselham-se os mesmos cuidados com a tinta branca, uma vez que é esta cor que tem a maior densidade.

Impressão Directa

Impressão Directa

 

Artigos Relacionados

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.