Como criámos uma marca de roupa quase sem investimento - Parte 3

Como prometido, e depois do estrondoso sucesso dos últimos dois artigos, apresentamos a continuação da nossa aventura a criar uma marca de roupa. Hoje vamos falar sobre o marketing necessário para dar a conhecer o negócio e como o tornar mais visível na internet.

.

O nosso artigo está a ser dividido da seguinte forma:

  1. Proposta / Investimento / Passos necessários
  2. Designs
  3. Marketing para dar a conhecer o negócio
  4. Produção e propostas de valor

.

.

Naturalmente que o primeiro passo - e o mais óbvio - é dar a conhecer as nossas t-shirts a amigos e família. Hoje todos temos acesso à nossa própria página de facebook (alguém se lembra como vivíamos antes do Facebook?) e é por aí mesmo que vamos começar.

.

No entanto, antes de começarmos a promover seja o que for, é importantíssimo termos todo o nosso plano de vendas estruturado. Convém que a página de vendas já esteja pronta, que as maquetes que fizemos estejam bonitas (aconselhamos investir em algo assim, assim ou assim). Nunca se sabe quando recebemos uma encomenda e não queremos perder vendas e dinheiro porque não tínhamos uma imagem profissional.

.

De seguida temos de criar uma página de facebook para a marca. Este é um passo gratuito, que demora 5 segundos e que podes consultar aqui como fazer. Vais querer promover este link junto de toda a gente que puderes, é aqui que vais criar o teu "following", os seguidores da tua marca de roupa. Tendo esta página poupas imenso trabalho em marketing no futuro porque já agregaste ali centenas ou milhares pessoas que podem estar inclinadas a comprar as tuas t-shirts. Ou seja, todo o marketing que terias de fazer ao lançar um novo modelo - e o dinheiro que investirias para o promover - podes agora fazer com uma ou duas partilhas na tua página de facebook.

Ao fazeres isto também estás a gerar valor e - acima de tudo - confiança na tua marca aos olhos de quem vai pagar 15 ou 20€ por uma t-shirt.

.

Do nosso lado falta-nos o tempo e a paciência para fazer crescer a nossa página de forma orgânica por isso optámos por comprar alguns anúncios do facebook (investimos cerca de 20€) para ganhar fãs para a página. Não é a melhor forma de o fazer, se tiveres tempo podes fazer este trabalho de forma gratuita e gerar fãs que estarão 500% mais interessados no que tens a vender. Como o nosso propósito não é gerar vendas e viver da marca, não tivemos essa necessidade. A nossa estratégia rendeu-nos um número a rondar os 600 fãs que tem vindo a crescer por si mesmo nos últimos meses.

.

.

Uma das vantagens de estarmos a vender no Etsy é este já ter o seu próprio marketplace. Isto significa que já tem os seus próprios clientes e o seu próprio motor de pesquisa. Ora, isto não significa que não seja preciso promover a marca, porque é, e vender no Etsy também inclui trabalho para os nossos artigos aparecerem nos primeiros lugares da pesquisa, mas o importante aqui é que se tivermos um bom design, com uma boa imagem de apresentação, garantimos pelo menos 2 ou 3 vendas para nos começar a entusiasmar.

.

Aconselhamos-te a preencher todos os detalhes de uma nova listagem para teres mais visibilidade. Estuda aqui outras formas de promover a tua página Etsy para garantires vendas e apareceres nos primeiros lugares de pesquisa.

DICA: Não deixámos de reparar nestes últimos meses que os artigos que melhor vendem são aqueles direcionados para algo actual.

Exemplo: no Game of Thrones surgiu a história de como o Hodor "ganhou" o seu nome. Hold the Door, Hold the Door, Hodor, Hodor (peço desculpa pelo spoiler). Nos dias seguintes a este episódio os tops de vendas do Etsy estavam MUITO direcionados para merchandise alusivo a este evento. Aqui, a velocidade de reação e criação é importantíssima.

.

Não descures as técnicas de marketing normais. Este não é um guia muito aprofundado de como podes vender e fazer o marketing da tua marca de roupa. Não te esqueças de propor vender a marca de roupa em lojas ou de ir a eventos, apoiar e patrocinar atletas ou pessoas que te possam gerar visibilidade fora da internet.

.

.

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

4 respostas

  1. Tao util e de extrema utilidade as vossas informacoes e ensinamentos sobre a criacao das marcas, a devulgacao e a importancias das redes sociais como viuculo de marketing.
    Sou um aspirante comercial e designer amador de marcas. Entretanto, tenho em vista a muito tempo a implementacao de algumas marcas por mim idealizadas.
    Neste caso gostaria de solicitar a vossa parceria no sentido de aprofundar o conhecimento nessas areas por forma a desenvolver e conseber esses almejado projectos.

  2. Parabéns pelos excelentes artigos!

    São muito informativos com linguagem de fácil compreensão, no aguardo da parte 4 Produção e propostas de valor.

    Abraco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos