Alterar Cores na Estampagem em Serigrafia


Hoje vamos falar um pouco na serigrafia e num fenómeno que se começa a ver bastante nos trabalhos que recebemos; as alterações das cores das estampagens. Possivelmente não será o artigo mais interessante que alguma vez irá ver no nosso blog, mas servirá para aprender um pouco mais sobre todo o trabalho que está por detrás de uma estampagem e de uma produção de têxteis.

.

Cada vez é mais frequente recebermos trabalhos para estamparia em que (como exemplo) os clientes pretendem 50 t-shirts com estampagem a branco e 50 t-shirts com estampagem a preto. A nossa política antiga era a divisão das encomendas; em vez de fazermos uma encomenda de 100 unidades, fazíamos duas de 50, embora todas tivessem a mesma imagem; não era de forma alguma o ideal já que gerava custos mais elevados para os clientes.

.

E porque é que tínhamos esta política?

A serigrafia é uma forma de estampagem extremamente complexa. Já aqui explicámos todos os passos para uma produção, desde a preparação de ficheiros até à impressão de fotolitos, passando pela criação dos quadros e montagem dos mesmos nas máquinas, terminando com a estampagem de t-shirts.

Uma das partes que demoram mais tempo é "queimar" os quadros e montá-los nas máquinas. Com a alteração das cores das estampagens temos vários passos que demoram imenso tempo:

.

PRODUÇÃO NORMAL

1. Queimamos o quadro;

2. Montamos o quadro na máquina;

3. Misturamos a tinta para estampar t-shirts;

4. Colocamos a tinta no quadro e estampamos as t-shirts;

5. Desmontamos o quadro das máquinas e terminamos o trabalho;

.

PRODUÇÃO EXTRA

6. Lavamos o quadro para retirar todos os vestígios da primeira tinta;

7. Secamos o quadro e voltamos a montá-lo na máquina;

8. Voltamos a misturar outra cor de tinta;

9. Voltamos a estampar as t-shirts restantes;

10. Desmontamos o quadro e terminamos o trabalho.

.

São cinco passos extra que demoram bastante tempo a completar e utilizam bastante recursos, tanto humanos como técnicos.

No final do ano passado decidimos fazer alterações na forma de trabalhar para podermos estar mais próximos dos nossos clientes, por isso optámos por começar a agrupar as encomendas (em vez de as dividir) e cobrando apenas uma pequena taxa de 10€ por cada mudança de cor.

Agora já poderá ter uma produção maior por um custo mais baixo e com maior variedade de peças. Não se esqueça que já podia anteriormente também alterar as cores das t-shirts sem qualquer aumento de custo, por isso neste momento pode praticamente fazer variações de cor/peça praticamente exclusivas.

Artigos Relacionados

  • 10 anos de Maudlin Merchandise10 anos de Maudlin Merchandise É oficial. A Maudlin Merchandise acabou de completar o seu décimo aniversário. É absolutamente incrível para mim pensar em tudo o que foi construído nestes últimos anos e, principalmente, […]
  • Programa de Troca de EtiquetasPrograma de Troca de Etiquetas As etiquetas são um dos pontos mais importante nas t-shirts. Sejam elas de marca ou não, é possivelmente uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver, nem que seja para analisar a […]
  • Como EU começaria uma marca de roupaComo EU começaria uma marca de roupa Estava a pensar num tópico para fazer um novo vlog para o Youtube da empresa e lembrei-me - já que falo tanto em criar marcas de roupa - de pensar um pouco no que EU faria caso quisesse […]

No Comments

Leave a Reply