Algodão ou Poliéster - Qual o melhor? (Video)

imagem de capa

Eis uma questão extremamente pertinente!

Neste artigo falarei das diferenças entre o algodão e o poliéster do ponto de vista de uma estamparia.

Se é a tua primeira vez aqui e chegaste até nós pelo amigo Google, ficas já a conhecer-nos. Estampamos têxteis como t-shirts, pólos, camisolas e afins.

.

E isto é importante porquê? Porque nós trabalhamos com MUITA roupa todos os dias. Anualmente passam pelas nossas mãos várias centenas de milhares de artigos têxteis que estampamos em serigrafia, impressão direta ou fazemos bordados.

Isto dá-nos um know how bastante grande para falar sobre a composição de cada artigo.

.

.

Vantagem do Algodão

Não há que enganar com o algodão. Uma t-shirt 100% algodão tem sempre muita qualidade. Naturalmente que há modelos com maior ou menor gramagem e isso tem impacto nos trabalhos que podemos fazer. No entanto, o algodão é um material orgânico, é um tipo de tecido que respira de forma natural.

.

Em termos de personalização, é também bastante flexível, permitindo utilizar uma série de métodos de personalização têxtil.

Na verdade não encontramos muitas desvantagens no algodão, excepto eventualmente não ser tão elástico como algumas pessoas gostariam ou - até - não permitir fazer cortes com algumas formas diferentes, embora as marcas estejam a trabalhar muito para mudar esse panorama.

.

.

Vantagem do Poliéster

O poliéster é um "bicho" diferente de trabalhar. Na nossa área encontramos poliéster em t-shirts desportivas, camisolas com ou sem capuz, pólos ou, finalmente, em roupa de sublimação.

.

Esta é a parte em que tenho de admitir que não sou fã do poliéster. Isto fica já assente. Considero o poliéster como um tipo de tecido que não tem nada de natural. Sendo totalmente sintético, não permite que o corpo transpire de forma natural e acaba por se tornar um pouco desconfortável com o tempo. Naturalmente que em t-shirts técnicas há tecnologias que permite a transpiração evaporar mas isso será a excepção, não a regra.

.

Um dos grandes problemas com o poliéster é a forma como é utilizado nas camisolas.

Há uns anos as camisolas tinham 80% algodão e 20% poliéster (para lhe dar elasticidade e alguma durabilidade). Hoje muito mudou, sendo as camisolas feitas em grande parte de 50% poliéster por se ter tornado uma fibra mais económica (o preço do algodão tem subido nos últimos anos). O problema está em que o poliéster não aguenta temperaturas altas. O calor cria-lhe uma reacção química extremamente desagradável. Para quem precisa de curar (secar) tintas, isto não são boas notícias já que podemos hoje imprimir a branco numa camisola vermelha e amanhã essa impressão estar com manchas cor de rosa. Não é de todo o ideal.

.

Um local onde o poliéster pode ajudar é em roupa de trabalho.

Como exemplo, os pólos que contém poliéster são mais indicados para fardas de trabalho uma vez que duram mais tempo com as lavagens. Nesse caso, no entanto, aconselhamos personalizar com um bordado, para que a qualidade fique assegurada.

.

https://www.youtube.com/watch?v=HeoDy4RZsmo&t=197s

estampagem têxtil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Personalização Têxtil

Estamos disponíveis para te ajudar a criar a tua marca de roupa ou o teu merchandise personalizado com os teus próprios logótipos.

Trabalhamos para empresas e privados sem mínimos de produção.

Posts Recentes
Segue-nos