Marcas de Roupa

15 Problemas a evitar no lançamento da sua marca de roupa


O lançamento de uma marca de roupa pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente com o estado económico em que a sociedade está metida neste momento e sem os conhecimentos certos para vingar no mercado. Por isso, a Maudlin vai enumerar aqui alguns dos problemas mais importantes que podem surgir no início do seu negócio, tal como nos aconteceu a nós, assim como as melhores opções para evitar esses mesmos problemas ou possíveis soluções quando estes acontecem inesperadamente.

.

Plano de Marketing

A existência de um plano de marketing é essencial para que a sua marca de roupa tenha o sucesso desejado. Nada, nenhum produto ou serviço, é vendido sem que antes seja feito um prévio estudo e a elaboração de um plano de marketing. Nos dias de hoje, a comercialização online é tão ou mais importante que a offline, logo deve ser um dos pontos fortes do seu plano de marketing.

.

A força da Marca

Uma marca para conseguir vingar no mercado necessita de força e consistência, sendo que todo o seu percurso deve mostrar interesse e coerência no mercado. Com um branding profissional, um plano de negócios bem estruturado, a divulgação certa, a força da marca será mostrada e os seus possíveis clientes vão reparar.

.

Público-Alvo

A escolha e definição do seu público-alvo pode significar o sucesso da sua marca de roupa. Se não está a trabalhar para um determinado público-alvo pode estar a alargar os possíveis clientes, porém estará igualmente a dispersar a atenção. Centre-se apenas num nicho de mercado e conseguirá aumentar exponencialmente as suas vendas.

.

Website Acessível

Ter um website para a sua marca de roupa é essencial nos dias de hoje, porém para que este esteja a funcionar da forma correcta para os seus objectivos é imprescindível que seja de fácil navegação e que tenha a organização ideal para consegui vender ao máximo.

.

SEO

A presença nos motores de busca é igualmente importante, por isso a existência de um blog da marca pode ser uma boa ideia. Se tem um website da marca e este não surge nas pesquisas mais banais, então algo está a correr mal.

.

WebMarketing

Nos dias de hoje o WebMarketing é extremamente importante. Apesar das marcas de roupa ainda serem uma presença reduzida nas comunidades online, são cada vez mais as comunidades que surgem para combater essas falhas. Assim, se quer dar a conhecer a sua marca de roupa nada como entrar nas comunidades nacionais e internacionais que se dedicam exactamente a esse objectivo.

.

Publicidade Paga

A publicidade paga, seja no Adwords, seja no Facebook Ads ou mesmo em programa de afiliados, pode ser a melhor opção para quem quer chegar a um grande número de possíveis clientes. A melhor opção nem sempre é a publicidade paga ao clique, pois esta pode gerar mais tráfego para o seu website, mas nem sempre gera vendas.

.

Stock Disponível

Pior que não vender é ter clientes interessados no seu produto e não ter stock disponível para entrega imediata. Geralmente os clientes procuram estes serviços sempre quando o tempo de espera já é muito limitado, logo é importante que tenha sempre stock disponível para satisfazer todo o tipo de pedidos.

.

Fotografia dos Produtos

Para fazer a promoção dos seus produtos certamente terá que os fotografar, seja para colocar no website ou até para a criação de flyers publicitários. Porém, um grave problema que afasta os possíveis cientes é a má qualidade das fotografias dos seus produtos.

.

Tempo de envio das encomendas

Se o cliente faz uma compra online e está habituado a entregas em 2-3 dias úteis no máximo, ter um tempo de envio maior pode ser bastante negativo para os seus clientes. Encontre uma melhor opção para envio das suas encomendas, mesmo que para isso tenha que reduzir um pouco a margem de lucro, os seus clientes vão agradecer.

.

Atendimento ao cliente

Um dos grandes problemas das empresas é sempre o atendimento ao cliente. Se o cliente preferiu a sua marca a outras existentes no mercado é importante que o trate com todo o respeito e atenção que este merece, já que um cliente é um cliente que já não volta e poderá influenciar dezenas de outros possíveis clientes.

.

Qualidade dos produtos

Obviamente que uma qualidade de produto reduzida pode ser o caminho mais rápido para a desgraça da sua marca de roupa. Encontre as melhores opções para garantir a melhor qualidade existente no mercado e rapidamente os seus clientes vão duplicar.

.

Qualidade do material

Apesar de termos referido antes que a qualidade do produto final é importante, quase mais importante é a qualidade do produto base. Isto é, se o seu produto final é de excelente qualidade mas ao fim de algumas semanas de uso, algumas lavagens, perde toda essa qualidade, significa que a base onde o seu trabalho foi assente não tem a mínima qualidade desejada. Escolha material de qualidade, só assim os seus clientes vão ficar satisfeitos.

.

Originalidade e Criatividade

Uma marca de roupa precisa de criatividade e originalidade para sobressair no mercado e deixar as suas concorrentes para trás. Se procura vingar neste mercado, os seus designs devem ser de extrema qualidade, diferentes do que habitualmente se vê e sempre com ideias novas.

.

Preços Praticados

Obviamente que o seu desejo é ter o máximo de lucro possível, no entanto no início do seu projecto provavelmente não será possível. Assim, deverá encontrar um ponto de equilíbrio entre os custos tidos e o preço de venda para que consiga tirar os seus proveitos e tenha preços bastante atractivos para os seus clientes.

Artigos Relacionados

4 Comments

  • Reply Networking e Sacrifício - Blog Maudlin Merchandise | Blog Maudlin Merchandise 19/12/2012 at 15:27

    [...] (e com muita que não conhecia). Networking . Já aqui falámos também sobre encontrar um nicho de mercado onde se sinta bem. Na Maudlin apostámos em música; feito isto, viajámos centenas/milhares de [...]

  • Reply Marcia Malinovski 15/06/2013 at 02:04

    amei as informações.

  • Reply Gabriel Felipe 09/08/2013 at 19:57

    Muito bom, tem me ajudado muito a esclarecer duvidas pra que meus planos possam dar certo.

  • Reply Nelia Kenneth 23/05/2015 at 12:04

    Alo...
    Quero comecar um projecto serio, de Venda de Roupas de Capulana,
    Gostei das ideias , gostaria de aprender mais.

    Obrigado
    Nelia

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.