Outros Artigos

15 erros que os designers cometem Pt2


Esta é a segunda parte de uma edição de três que a Maudlin Merchandise compilou. Anteriormente já falámos dos primeiros 5 erros que os designers cometem quando estão a desenhar para bandas ou marcas de roupa. Hoje falaremos de mais 5 erros e mais tarde iremos falar dos últimos 5, num total de 15 itens que poderão ser melhorados por si.

.

6. Falta de originalidade

O mais importante a fazer quando está a fazer um design é dar-lhe uma identidade. Faça as pessoas saberem que foi você que fez aquele design sem terem de perguntar ou ver uma assinatura; colocar sempre a sua marca pessoal num design é crucial para o desenvolvimento da sua arte.

Infelizmente muitos designers optam sempre pelo mesmo; caveiras e sangue são temas recorrentes mas já saíram de moda há algum tempo e esperamos que não voltem!

A melhor forma de matar o seu negócio de design ou de se perder no meio de tantos outros designers medíocres e medianos é fazer o mesmo que eles ou roubar conceitos a outros designers.

.

7. Não seguir indicações

Quando precisamos de um design para a Maudlin Merchandise, muitas vezes pedimos aos nossos designers para nos arranjarem qualquer coisa interessante. Damos todos os detalhes que precisam (cor de fundo, tamanho do design, texto a escrever, exemplos de outros designs que gostamos para inspiração, etc). Ficam apenas a faltar os detalhes criativos para o design que é o que esperamos que seja feito; se os designers nos apresentam qualquer coisa completamente diferente daquela que procuramos e pedimos, o mais certo é recusarmos o design; isto significa que o designer perdeu horas de trabalho e que não vai ser pago porque não seguiu as nossas indicações.

Aconselhamos sempre a seguir as indicações do seu cliente. Claro que isto não significa que não possa colocar o seu cunho pessoal na imagem que está a criar; nem o cliente recorreria a si se não achasse o seu estilo adequado para o que procura do design.

.

8. Não aproveitar ao máximo a estampagem

Quando está a fazer um design para uma t-shirt, a primeira ideia que vem à cabeça é colocar um design no peito da t-shirt ou até nas costas com uma ou duas cores. Mas há muito mais que poderá ser feito. Hoje em dia já conseguimos (nem sempre, atenção!) estampar por cima de baínhas, o que permite fazer estampagens em zonas muito interessantes; já é possível utilizar halftones para misturar cores e fazer degrades e até fazer estampagens de corpo inteiro. Há algum tempo que uma estampagem deixou de ser sinónimo de um rectângulo A4 com o nome da banda ou da marca de roupa. Seja criativo e aproveite ao máximo todas as possibilidades que a serigrafia lhe dá. O seu cliente agradecer-lhe-à e garantirá mais clientes dessa forma.

.

9. Falta de respeito por outros designers

O respeito é algo muito bonito e recomenda-se. Embora seja uma "catchfrase", é algo de extrema importância. Se se comportar como uma criança, ninguém quererá trabalhar consigo.

É importante estabelecer uma relação de confiança e respeito mútuo com outros designers. Mais cedo ou mais tarde, algum desses designers irá ter trabalho a mais e não conseguirá fazer aquele design extra; quem sabe se ele não o recomenda a si? Muitas vezes pedem-nos designs e os nossos designers estão tão atolados de trabalho que por vezes recomendam-nos outras pessoas que são tão boas como eles, mas para isso teve de haver uma maturidade de ambas as partes para perceber que a competição é saudável e que não há qualquer razão para duas pessoas que fazem a mesma coisa não possam ser amigas. Alguns dos nossos melhores amigos trabalham ou são donos de outras empresas gráficas. Não seria a primeira nem a décima vez que fazemos permuta de trabalhos quando sabemos que estamos com a carga máxima. Mas é necessário saber respeitar os outros seres humanos.

.

10. Enviar ficheiros antes de ser pago

O trabalho de um designer é um trabalho de confiança. Infelizmente nem toda a gente é séria neste mundo e mais cedo ou mais tarde irá dar de caras com alguém que gostaria de não ter trabalhado. Um caso muito recorrente na actividade de designer é a falta de pagamento; por vezes um cliente pode pedir-lhe um design para o mesmo dia ou para o dia seguinte, o que significa que vai ter de trabalhar muito rápido e nem sempre há possibilidade de discutir todos os pormenores do contrato. Chega à hora de entregar o design e o seu cliente pede-lhe para lhe entregar o design que ele paga-lhe durante o fim-de-semana ou no dia seguinte. Você entrega-lho e quando dá por si já se passaram 3 semanas e ainda não recebeu nem um tostão do design. Mais, não consegue entrar em contacto com o designer. Isto acontece mais vezes do que pensa e poderá acontecer-lhe a si.

Nós recomendamos pedir SEMPRE 50% do trabalho em adiantado e os restantes 50% em contra-entrega; isto significa que apenas começa a trabalhar no design propriamente dito após o pagamento de uma parcela, o que lhe permite ter alguma segurança quanto ao pagamento. Depois de ter o design pronto, envia ao cliente um jpeg (um preview) com uma marca de água com o seu nome para que este possa confirmar que realmente o trabalho foi feito. Após pagamento da restante parcela, aí sim poderá enviar o design em alta qualidade e (se assim o entender) editável.

.

.

Hoje apresentámos mais 5 erros que os designers cometem com alguma regularidade no seu dia-a-dia, quer seja a criar os designs, quer seja simplesmente a "ser".

No próximo artigo iremos falar dos últimos 5 erros de um total de 15. Espero que esteja a gostar de ler o nosso artigo e que aprenda algo com o nosso texto.

Artigos Relacionados

  • A importância do designA importância do design Este post é especialmente dedicado às marcas de roupa que estão a dar os seus primeiros passos no mercado. A Maudlin nasceu há alguns anos como uma marca de roupa, antes de se estabelecer […]
  • 15 erros que os designers cometem Pt115 erros que os designers cometem Pt1 Os designers que trabalham na área da música ou a desenhar t-shirts para as marcas de roupa são dos que mais talento têm na industria. Também poderiamos apostar que são os que mais […]
  • 10 Características de Designers de Sucesso10 Características de Designers de Sucesso Ao trabalhar em estampagem têxtil, muitas vezes trabalhamos directamente também com designers. Ao longo do tempo fomos reconhecendo alguns traços/características que podem muito bem […]

1 Comment

  • Reply Top Videos Engraçados 29/01/2011 at 02:19

    Um amigo meu levou um golpe de uma fábrica de camisas, ele fez o design e passou pra eles... e até hoje enrolam ele para paga, isso que ele nem cobrou quase nada.

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.